sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Curso Profissional de Energias Renováveis visita os Estaleiros Navais de Viana do Castelo





No passado dia 19 de Janeiro os alunos do curso profissional de Energias Renováveis, variante de sistemas de bioenergia, ministrado pela Ancorensis Cooperativa de Ensino, tiveram a oportunidade de, em visita aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, observar, interagir e beneficiar de formação em contexto de trabalho. Foi no âmbito das disciplinas de Tecnologia e Processos e Práticas Oficinais que esta visita foi promovida, perspectivando-se a possibilidade de os alunos conhecerem os procedimentos, as técnicas e os materiais utilizados nesta empresa em função dos fins, aproximando-os das realidades existentes.
Para todas as questões foram encontradas respostas, relevando-se o profissionalismo com que os alunos foram recebidos, revelador da capacidade desta empresa também no campo da formação, quer própria, quer em colaboração.
Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes etapas da construção naval, desde a concepção em projecto aos testes finais e entrega ao cliente. Para tal foram acompanhando as linhas de montagem, detendo-se pormenorizadamente na recepção dos materiais, no tratamento, na deformação e corte e na montagem sectorial.
Paralelamente foram ainda introduzidos alguns conceitos teóricos, quer ao nível da tecnologia dos materiais, quer ainda da organização estrutural e económica. Sobre este último ponto foi expressivo o detalhe da apresentação da empresa e da promoção da organização em “Cluster” das unidades industriais de Viana do Castelo.
Pela experiência vivida, pelo contributo formativo, pelo contacto promovido, a coordenação deste curso valoriza a disponibilidade dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Sem comentários: