segunda-feira, 31 de março de 2008

Trabalhos alusivos à Páscoa

Foi sugerido aos alunos do 3.º e 4.º Ano a realização de um concurso, intitulado "Concurso da Páscoa - Cria o teu poema!!!".

Este consistia no seguinte: todos os alunos (individualmente ou em grupos de dois) teriam que criar um pequeno poema alusivo à Páscoa. Posteriormente esses poemas seriam projectados à turma e iriam a votação (cada aluno poderia votar num único poema e os poemas não teriam identificação, só no final da votação seria revelado o autor de cada um deles).

O poema vencedor seria o que iria junto com a lembrança da Páscoa!

Explicados todos os pormenores e com todos de acordo, foi pôr mãos à obra e usar a imaginação!



Os resultados foram muito bons!!!:-)


Aqui ficam os poemas vencedores:

A PÁSCOA

A Páscoa é para descansar
e não se deve trabalhar
porque ela é uma festa
que serve para alegrar!

Com ovos às cores
as casas vamos enfeitar
porque vem a Páscoa
sabemos festejar!

Ela é tão divertida
Como uma roda a girar
que para me arrepiar
muitas amêndoas tens de dar!

FELIZ PÁSCOA!

Ana Marta e Inês – Grupo E (3.º Ano)

“Poesia da Páscoa”

A Páscoa vem aí,
anda que nós estamos à tua espera,
para ovinhos comermos
nas noites de Primavera.

A Páscoa vem, vamos sonhar com ela.
Todas a noites,
Todas as semanas …
Até que ela chegue de forma bela!

A Páscoa chega,
chegam as andorinhas,
a Primavera começa,
felizes andam as criancinhas!

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!



Rita e José Maria (Grupo G – 4.º Ano)

O coelho da Páscoa

O coelho da Páscoa a passear e a entregar ovinhos para todos festejar.
Ele grita: Boa Páscoa para toda a gente!
Vamos todos gritar estamos todos contentes com o coelho a cantar.
Vamos agora dançar para celebrar a bondade que a Páscoa tem.

E agora já é hora de eu me ir embora
mas daqui a alguns anos já estou cá de volta.
Toda a gente ficou triste e então o coelho disse assim:
Não fiquem tristes porque a Páscoa ainda não acabou
e eu ainda cá estou.

Toda a gente adorou com o coelho estar
que bom foi podermos festejar.
O coelho também estava feliz
porque eles estavam a gritar:
viva à Páscoa e ao coelho que nos estão a alegrar.

E assim foi o dia toda a gente a brincar
e toda a gente feliz
porque a Páscoa não vai acabar.

Todos adorarão ver o coelho a dançar
mas o que ele queria era alegrar
toda a gente que estava a passar!

Inês Pires – Grupo H (4.º Ano)



Já os alunos do 2.º Ano criaram acrósticos para a palavra PÁSCOA e que levaram juntamente com a lembrança da Páscoa. Para visualizar os acrósticos clicar aqui!


Aqui fica o resultado final das lembranças da Páscoa:


AEC - TIC
EB 1, 2 de Vila Praia de Âncora

sexta-feira, 28 de março de 2008

quinta-feira, 20 de março de 2008

“Ancorensis termina o 2ºPeríodo em Harmonia”






Comunhão Pascal e Sarau Cultural 2008

Ao longo dos últimos anos, a Ancorensis Cooperativa de Ensino tem contribuído, de uma forma eficaz, para a dinamização cultural de Vila Praia de Âncora.

A Comunhão Pascal realizou-se na Capela da Sra. Da Bonança e contou com a organização de professores (no âmbito da disciplina de Educação Moral, Religiosa e Católica) de alunos e de funcionários da Ancorensis, que contribuíram, de uma forma cristã/católica, para celebrar para toda a vila, esta quadra tão cheia de simbolismo.
Assim, seguindo a tradição, na noite do dia 14 de Março, realizou-se no Ginásio da Ancorensis, o já tradicional Sarau Cultural.
Este espectáculo foi dinamizado por alunos, Associação de Estudantes, professores e funcionários da Ancorensis que trabalharam, ensaiaram e avivaram com boa vontade este acontecimento.
Poesia, Música, Teatro, Dança/Coreografia e Magia/ilusionismo deram corpo a este evento de convívio que, certamente ficará na memória de todos os participantes e espectadores.
A receita da venda dos bilhetes, reverteu a favor das famílias mais carenciadas.

Em nome da Ancorensis, a todos aqueles espectadores, participantes e dinamizadores que tornaram a celebração eucarística da Comunhão Pascal e o Sarau Cultural 2008 possível – o nosso Muito Obrigado!

Gabinete de Informação da Ancorensis

quarta-feira, 19 de março de 2008

As nossas árvores na "parada"

Aos alunos, professores e educadoras das crianças dos jardins de infância e 1º Ciclo das escolas do Concelho:



Em nome da Câmara Municipal de Caminha, e enquanto vereador responsável pelo Pelouro da Educação desta autarquia, quero deste modo agradecer publicamente o magnífico trabalho efectuado pelas nossas crianças, no âmbito da “Tree Parade”, que todos podemos admirar na envolvente dos Paços do Concelho, até 30 de Março.


Promovida pela Câmara Municipal, e integrada nas comemorações do Dia Mundial da Floresta, esta colorida e criativa exposição veio demonstrar, uma vez mais, o empenho e a imaginação das nossas crianças, com o apoio inquestionável de professores, educadoras, pessoal não docente e pais na construção das árvores em causa.

Vinte e cinco árvores de todos os tamanhos, cores e feitios, confeccionadas com materiais recicláveis diversos, mostram-nos como de tudo se pode fazer muito, com imaginação e boa vontade.

Como sempre, o Município fez questão de comemorar o Dia da Floresta com a comunidade escolar, por forma a sensibilizar os mais pequeninos para a necessidade de preservar e proteger o património natural, uma tarefa que a todos compete.

Assim, a Câmara distribuiu pelos jardins de infância e escolas básicas do Concelho a estrutura das árvores, de modo a que cada escola fosse original e criasse o tipo de árvore da sua preferência.


E os criativos resultados aí estão à vista de todos, merecendo o nosso justíssimo elogio!


Quero lembrar-vos que, depois de deixar Caminha, esta “Tree Parade” seguirá para Vila Praia de Âncora, ficando patente na Praça da República, de 23 de Abril a 2 de Maio.

Estamos orgulhosos de todos vós!


O Vereador da Educação
Flamiano Martins

CMCaminha + EB's + JI´s = TREE PARADE

Plantações na Floresta



Em Janeiro fizemos uma visita à floresta, a fim de observarmos plantações de árvores. Aprendemos qual a importância de manter a floresta viva e de boa saúde e os cuidados que devemos ter para que isso aconteça. Também visualizamos algumas colmeias (ao longe) e o espaço onde as abelhas recolhem o néctar das flores para fazerem o mel. Esta actividade, foi articulada com o 1º ciclo, tendo a colaboração dos sapadores, do presidente do Conselho Directivo dos Baldios de Riba de Âncora e alguns familiares das crianças, com vista a uma boa integração na comunidade.

Tree Parade - patente ao publico no Terreiro em Caminha

Conselho Municipal de Educação assume que o ComEP é uma das prioridades para os próximos anos



O Conselho Municipal de Educação em reunião realizada ontem, dia 17, emitiu pareceres favoráveis ao Projecto de Educação para o empreendedorismo em Caminha – ComEP (Committed to the Entrepreneurship Process) – Compromisso com Empreendedorismo e ao Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo 2008/09. Na mesma reunião ainda foram identificadas as necessidades de formação qualificantes a nível local e regional, bem como a articulação da diversidade de ofertas existentes nas diferentes escolas e centros de formação também para o próximo ano lectivo.



O projecto ComEP é um instrumento que visa impulsionar a iniciativa empreendedora desde a infância, a partir do contexto escolar, ou seja, este projecto vai permitir que os alunos do concelho desenvolvam competências e conhecimentos que lhes permitam, no futuro, uma integração mais adaptada ao mercado de trabalho. O conceito de emprego para a vida tende a ser abandonado por outras formas de trabalho, mais flexíveis e ajustáveis, que acompanhe as mudanças dos mercados. O empreendedorismo é um dos maiores desafios que a sociedade Portuguesa e Europeia têm actualmente. Daí que o Conselho Municipal de Educação considere que o projecto deve ser apoiado e incrementado nos próximos dois anos lectivos.



Este projecto baseia-se no modelo “Aprender a empreender”, desenvolvido pelos parceiros da GARAPEN – Associação Vasca de Agências de Desenvolvimento, de Bilbau, e será aplicado a nível internacional, e em simultâneo, a partir do próximo ano lectivo, em Portugal (Caminha), Espanha (Bilbau), Itália (Bolonha) e Roménia (Bucareste), sendo que em Caminha será implementado o projecto piloto. Este programa encontra-se em fase de candidatura ao programa de aprendizagem ao longo da vida – Leonardo da Vinci.



Os promotores do projecto ComEP são a Câmara Municipal de Caminha, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo e serão estabelecidas parcerias com as escolas do município.



Face à necessidade de inovar a metodologia dos processos formativos de modo a incrementar o espírito empreendedor em todas as vertentes da sociedade, com a execução deste projecto serão utilizados métodos de formação inovadores, com recurso a jogos interactivos, que serão disponibilizados on-line, o que permitirá que os alunos joguem entre si, em casa ou na escola. Os jogos serão adaptados a cada um dos ciclos de escolaridade e serão uma forma intuitiva e motivadora de aprendizagem. Pretende-se ainda potenciar no corpo docente, a interpretação do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento de competências técnicas e pessoais. Também serão criados manuais sobre o empreendedorismo para os alunos e professores, que serão disponibilizados em vários suportes (ex. Banda Desenhada).



Plano de Transportes 2008/09 orçado em 334.500,00 euros

Outro dos pontos que mereceu parecer favorável dos presentes foi o plano de transportes escolares apresentado, pelo Município, para o ano lectivo 2008/09, cujo orçamento estimativo é de 334.500,00 euros. No próximo ano lectivo, a Câmara de Caminha irá transportar mais 41 alunos, do que este ano lectivo, ou sejam, irá transportar 814 alunos para a EB1,2 de Vila Praia de Âncora, Ancorensis Cooperativa de Ensino, EB 2,3/s de Caminha, ETAP, APPACDM, Escolas Básicas e Jardins de Infância.



A Educação é uma das políticas prioritárias do Executivo Camarário, daí que continue a assegurar os transportes, utilizando viaturas próprias, carreiras públicas e até circuitos especiais.

Oferta formativa para jovens e activos

Neste Conselho Municipal de Educação também foi feito o levantamento das necessidades e das ofertas formativas, tanto para jovens como para os activos de Caminha.



A Câmara Municipal salientou a grande necessidade que há de fomentar formação junto dos munícipes que estão no mercado do trabalho. Esta preocupação resultou já no estabelecimento de parcerias com várias entidades, nomeadamente gabinetes que administram formação e Associações Empresariais, podendo ainda ser implementado no município um gabinete de apoio ao empresário.



Os representantes das escolas referiram também a necessidade de formar os pais dos alunos que, hoje em dia, se deparam com dificuldades na condução dos seus filhos na vida escolar.



Todas as entidades presentes acordaram reunir e partilhar todas as informações disponíveis acerca da oferta formativa que propõem par o município de Caminha.


Câmara de Caminha comemora Dia Mundial da Floresta com plantação de árvores e Tree Parade




A Câmara de Caminha está a comemorar o Dia Mundial da Floresta (dia 21) com a realização de algumas actividades, nomeadamente a plantação de árvores e a Tree Parade, que arranca na próxima quarta-feira, em Caminha, e que a partir de dia 14 de Abril, estará em Vila Praia de Âncora.


À semelhança do que acontece anualmente, o Município de Caminha comemora esse dia com a comunidade escolar, por forma a alertar os alunos para a problemática dos incêndios florestais, bem como para a necessidade de preservarmos as florestas concelhias, incutindo nas crianças a ideia de que a conservação do património natural é uma responsabilidade de todos.

Plantação de árvores no Monte do Calvário e no parque de merendas do Nó da Erva Verde

De modo a assinalar mais um Dia Mundial da Floresta, a Câmara de Caminha em parceria com uma turma da Ancorensis-Cooperativa de Ensino e as crianças do Patronato Nossa Senhora da Bonança está a proceder à plantação simbólica de árvores em alguns dos locais mais agradáveis de Vila Praia de Âncora.


Assim, no passado dia 13, uma turma de alunos da Ancorensis-Cooperativa de Ensino realizou a plantação de cerca de 30 carvalhos no Monte Calvário, em Vila Praia de Âncora, um local com interesse histórico e turístico.


No próximo dia 19, os alunos do Patronato Nossa Senhora da Bonança vão proceder a uma plantação simbólica de carvalhos no novo Parque de Merendas na envolvente do Nó da Erva Verde.

Tree Parade em Caminha, a partir de dia 19 mostra cerca de 25 árvores realizadas a partir de materiais recicláveis

Na medida em que este ano se comemora o Ano Internacional do Planeta Terra, a Câmara de Caminha resolveu integrar nas comemorações alusivas ao Dia Mundial da Floresta uma iniciativa diferente, designada de Tree Parade, que consiste na apresentação pública de árvores realizadas, pela comunidade escolar, a partir de materiais recicláveis.


Para que esta iniciativa fosse exequível, a Câmara distribuiu pelas escolas básicas e jardins de infância do concelho a estrutura das árvores, de modo a que cada escola criasse o tipo de árvore que entendesse. O resultado são 25 árvores muito diferentes e originais, que podem ser admiradas em Caminha a partir de dia 19, junto aos Paços do Concelho. A Tree Parade estará em Caminha até dia 30, e em Vila Praia de Âncora, na Praça da República, de 14 de Abril a 1 de Maio.


O Tree Parade é uma ideia da Direcção Geral dos Recursos Florestais que a Câmara de Caminha entendeu que seria útil desenvolvê-la junto da comunidade escolar concelhia.

terça-feira, 18 de março de 2008

Alimentação Saudável

No dia 20 de Fevereiro, as enfermeiras do Centro de Saúde V.P.A, visitaram este Jardim de Infância com o objectivo de sensibilizar as crianças para uma alimentação saudável. A mensagem foi apresentada através da dramatização de uma história, “A Joaninha foi às compras”, na barraquinha dos fantoches. As crianças cantaram-lhes uma canção sobre a alimentação e ofereceram-lhes o registo da mesma.

No dia 15 de Fevereiro usufruímos de uma campanha de sensibilização, promovida pela empresa SUMA, que pretendeu sensibilizar as crianças para os 5Rs (reduzir, reciclar, reutilizar, respeitar e responsabilizar). Foi uma actividade muito proveitosa que veio ao encontro dos temas abordados na sala. As crianças ficaram mais sensibilizadas no que se refere à separação do lixo e protecção do ambiente. No final levaram para casa um Kit amigo do ambiente, com a finalidade de alargar a sensibilização às famílias.



As crianças deste Jardim de Infância para participarem na exposição de árvores, “Tree Parade”, promovida pela Câmara Municipal de Caminha, construíram uma árvore com materiais de desperdício (garrafas e sacos plásticos) à qual deram o nome de árvore mágica.

Foi desenvolvido um trabalho para sensibilizar as crianças da importância da árvore no planeta Terra.

Esta actividade, envolveu os pais e encarregados de educação na recolha dos materiais.

Troca de Afectos e Saberes






No dia 25 de Fevereiro fizemos uma visita aos idosos do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora durante a qual se proporcionou um convívio marcado por uma forte troca de afectos. Depois das saudações iniciais e conversas sobre residências e famílias, fizemos troca de prendas e apresentamos um livro de adivinhas que surpreendeu os mais velhos.

Como esta actividade, tem como objectivo a troca de afectos e saberes, os idosos partilharam com as crianças histórias de vida, danças e cantares.

Até ao final do ano lectivo pretendemos dar continuidade a esta actividade, com mais visitas ao Centro e recebendo os idosos no nosso Jardim.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Visita à ACEP






No dia 19 de Fevereiro, as crianças do Jardim de Infância de Riba de Âncora realizaram uma visita de estudo à ACEP na Meadela, actividade com grande importância para a concretização do trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto de Conselho Docentes e que proporcionou às crianças a oportunidade de aprofundar e visualizar os temas já abordados na escola. Foi utilizado um método de exposição interactivo, levando as crianças a descobrir no concreto os órgãos do nosso corpo e sua importância de estarem saudáveis, participando activamente. Após a visita, deu-se continuidade a este trabalho através da motivação gerada nas crianças elaborando-se um corpo humano e alguns dos seus órgãos.

Vivências Carnavalescas


No dia 1 de Fevereiro, as crianças do Jardim de Infância de Riba de Âncora participaram no desfile de Carnaval, actividade com grande impacto na comunidade em geral, vivendo a tradição carnavalesca. Abraçaram o tema escolhido para o Pré-Escolar, “Alimentação e Hábitos de Vida Saudável”, trazendo à rua a história “Frutalegumes/cereais” com o intuito de alertar a comunidade da importância de uma alimentação saudável. Os pais e encarregados de educação envolveram-se nesta actividade com muito empenho e dedicação. As crianças saíram à rua muito satisfeitas, uma vez que foram estas que escolheram o tema e o disfarce para desfilar neste cortejo.Para além do corso muitas foram as vivências carnavalescas nesta escola.

Hora do Conto


As crianças do Jardim de Infância de Riba de Âncora, no dia 14 de Fevereiro, foram à “Hora do Conto” ouvir a história “A Gota Gotinha”. A animação da leitura incentivou muito as crianças pelo ambiente decorativo e pelo animador, que estabeleceu uma fantástica interacção com as crianças, falando sobre a história e sobre os personagens. O animador criou oportunidades de participação activa do grupo, entre diálogo e jogos, sendo no final atribuído a cada criança uma pulseirinha com o nome da actividade. A Gota Gotinha andou num copo de mão em mão, até chegar ao seu destino, num jogo de estafeta. As crianças chegaram muito entusiasmadas e mais conscientes da importância que a água tem nas nossas vidas e para o nosso planeta conforme se verificou nos registos efectuados pelas mesmas.

Cantar as Janeiras



As crianças do Jardim de Infância de Riba de Âncora em conjunto com o 1º ciclo, fizeram duas saídas para cantar as janeiras pela freguesia. Esta actividade é importante pelo facto de estarmos a viver numa região com fortes tradições no cantar das Janeiras. Começamos por explicar ao grupo como reviver esta prática cultural de cariz tradicional para que não caia em desuso. Foi uma actividade do agrado das crianças e ao mesmo tempo também serviu para estreitar laços com a comunidade e as famílias.

domingo, 16 de março de 2008

sábado, 15 de março de 2008

A E.B. 1 de DEM na TREE PARADE


A concepção da nossa árvore foi inspirada na Primavera e na reutilização de materiais onde toda a comunidade escolar participou na recolha de aproximadamente 300 garrafas de plástico verde.
E.B. 1 de DEM

Semana da Leitura



Na semana de 3 a 7 de Março a E.B. 1 de Dem desenvolveu algumas actividades para motivar os alunos para a leitura. Convidámos a Srª. D. Lurdes, encarregada de educação de uma aluna para ler a história "Uma vida de Insecto".
Outra actividade desenvolvida foi a visualização da história "O Gato das Botas" utilizando o Power Point e acompanhada da leitura da mesma.
E.B. 1 de DEM

Visita à ETAR de Ponte de Lima


No dia 5 de Março, a E.B. 1 deDem, fez uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Ponte de Lima. Foi sem dúvida alguma uma visita muito educativa onde aprendemos e observámos o processo de tratamento de águas residuais. Ficámos a saber que o tratamento tem duas fases que são: a fase líquida e a fase sólida.
E.B. 1 de DEM




sexta-feira, 14 de março de 2008

EB1 de Venade - Feliz Páscoa para todos


Painel da Páscoa elaborado pela turma dos 3.º e 4.º anos
Em nome de todos os alunos, funcionárias e docentes da EB1 de Venade, votos de feliz Páscoa.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Aventura do Cavaleiro da Linda Figura - Plano Nacional de Leitura - Turma 2.º ano

EB1 de Venade na Tree Parade

"Palestra sobre lesões desportivas"




Actividade desenvolvida, no âmbito da disciplina de Área Projecto, pelos alunos do 12ºB.

Decorreu no Auditório da Ancorensis, com a presença dos seguintes convidados: a Fisioterapeuta Nádia Silva e a atleta de alta competição Manuela Machado.

quarta-feira, 12 de março de 2008

CAMPEONATO NACIONAL CORTA MATO ESCOLAR








Realizou-se nos dias 7 e 8 de Março em Santa Iria da Azóia – Loures o Corta Mato Nacional de apuramento para o ISF, que se realizará na Checoslováquia em Abril.
A Ancorensis participou com três alunos, Lúcia Ribeiro, Diogo Lourenço e Rui Pinto.
Uma vez mais uma pequena delegação deu brilho ás cores da Ancorensis conseguindo atingir o pódio em juvenis masculinos.
O 3º lugar de Diogo Lourenço “Sarilho” é um excepcional resultado, pois os seus adversários eram, à partida, atletas consagrados com provas dadas no sistema federado. Quanto ao 7º lugar da Lúcia Ribeiro é de realçar o óptimo desempenho que mais uma vez teve numa prova nacional recheada de adversárias com muitas qualidades. O Rui Pinto cumpriu a tarefa, bastante árdua, que lhe estava destinada pois não é um especialista.
A Ancorensis e o Gabinete do Desporto felicitam todos os atletas e desejam que em próximas ocasiões possam, pelo menos, obter resultados semelhantes.
Professor Carlos Cunha

Alunos da Ancorensis promovem Teatro e Jogos tradicionais





No âmbito da disciplina de Àrea de Projecto, os alunos Claúdio Rocha, Rosana Branco e Tânia Brandão, promoveram no dia 03 de Março, a exibição de uma peça de teatro durante a manhã. No teatro foram abordados temas como a higiene oral, hábitos alimentares e actividade física.Os jogos tradicionais do saco e do camaleão realizaram-se no ginásio da Ancorensis na parte da tarde. O público alvo deste dia foram os alunos da EB1 e 2 de Vila Praia de Ancora que completaram este dia e o tornaram muito especial.
Este grupo de trabalho tem como objectivo global educar para a saúde e promover a prática desportiva, para isso visa colocar em prática o lema do grupo “ Com Higiene, alimentação e desporto, cresceremos com saúde, pois então!”