quarta-feira, 19 de março de 2008

Conselho Municipal de Educação assume que o ComEP é uma das prioridades para os próximos anos



O Conselho Municipal de Educação em reunião realizada ontem, dia 17, emitiu pareceres favoráveis ao Projecto de Educação para o empreendedorismo em Caminha – ComEP (Committed to the Entrepreneurship Process) – Compromisso com Empreendedorismo e ao Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo 2008/09. Na mesma reunião ainda foram identificadas as necessidades de formação qualificantes a nível local e regional, bem como a articulação da diversidade de ofertas existentes nas diferentes escolas e centros de formação também para o próximo ano lectivo.



O projecto ComEP é um instrumento que visa impulsionar a iniciativa empreendedora desde a infância, a partir do contexto escolar, ou seja, este projecto vai permitir que os alunos do concelho desenvolvam competências e conhecimentos que lhes permitam, no futuro, uma integração mais adaptada ao mercado de trabalho. O conceito de emprego para a vida tende a ser abandonado por outras formas de trabalho, mais flexíveis e ajustáveis, que acompanhe as mudanças dos mercados. O empreendedorismo é um dos maiores desafios que a sociedade Portuguesa e Europeia têm actualmente. Daí que o Conselho Municipal de Educação considere que o projecto deve ser apoiado e incrementado nos próximos dois anos lectivos.



Este projecto baseia-se no modelo “Aprender a empreender”, desenvolvido pelos parceiros da GARAPEN – Associação Vasca de Agências de Desenvolvimento, de Bilbau, e será aplicado a nível internacional, e em simultâneo, a partir do próximo ano lectivo, em Portugal (Caminha), Espanha (Bilbau), Itália (Bolonha) e Roménia (Bucareste), sendo que em Caminha será implementado o projecto piloto. Este programa encontra-se em fase de candidatura ao programa de aprendizagem ao longo da vida – Leonardo da Vinci.



Os promotores do projecto ComEP são a Câmara Municipal de Caminha, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo e serão estabelecidas parcerias com as escolas do município.



Face à necessidade de inovar a metodologia dos processos formativos de modo a incrementar o espírito empreendedor em todas as vertentes da sociedade, com a execução deste projecto serão utilizados métodos de formação inovadores, com recurso a jogos interactivos, que serão disponibilizados on-line, o que permitirá que os alunos joguem entre si, em casa ou na escola. Os jogos serão adaptados a cada um dos ciclos de escolaridade e serão uma forma intuitiva e motivadora de aprendizagem. Pretende-se ainda potenciar no corpo docente, a interpretação do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento de competências técnicas e pessoais. Também serão criados manuais sobre o empreendedorismo para os alunos e professores, que serão disponibilizados em vários suportes (ex. Banda Desenhada).



Plano de Transportes 2008/09 orçado em 334.500,00 euros

Outro dos pontos que mereceu parecer favorável dos presentes foi o plano de transportes escolares apresentado, pelo Município, para o ano lectivo 2008/09, cujo orçamento estimativo é de 334.500,00 euros. No próximo ano lectivo, a Câmara de Caminha irá transportar mais 41 alunos, do que este ano lectivo, ou sejam, irá transportar 814 alunos para a EB1,2 de Vila Praia de Âncora, Ancorensis Cooperativa de Ensino, EB 2,3/s de Caminha, ETAP, APPACDM, Escolas Básicas e Jardins de Infância.



A Educação é uma das políticas prioritárias do Executivo Camarário, daí que continue a assegurar os transportes, utilizando viaturas próprias, carreiras públicas e até circuitos especiais.

Oferta formativa para jovens e activos

Neste Conselho Municipal de Educação também foi feito o levantamento das necessidades e das ofertas formativas, tanto para jovens como para os activos de Caminha.



A Câmara Municipal salientou a grande necessidade que há de fomentar formação junto dos munícipes que estão no mercado do trabalho. Esta preocupação resultou já no estabelecimento de parcerias com várias entidades, nomeadamente gabinetes que administram formação e Associações Empresariais, podendo ainda ser implementado no município um gabinete de apoio ao empresário.



Os representantes das escolas referiram também a necessidade de formar os pais dos alunos que, hoje em dia, se deparam com dificuldades na condução dos seus filhos na vida escolar.



Todas as entidades presentes acordaram reunir e partilhar todas as informações disponíveis acerca da oferta formativa que propõem par o município de Caminha.


Sem comentários: