quarta-feira, 19 de março de 2008

Câmara de Caminha comemora Dia Mundial da Floresta com plantação de árvores e Tree Parade




A Câmara de Caminha está a comemorar o Dia Mundial da Floresta (dia 21) com a realização de algumas actividades, nomeadamente a plantação de árvores e a Tree Parade, que arranca na próxima quarta-feira, em Caminha, e que a partir de dia 14 de Abril, estará em Vila Praia de Âncora.


À semelhança do que acontece anualmente, o Município de Caminha comemora esse dia com a comunidade escolar, por forma a alertar os alunos para a problemática dos incêndios florestais, bem como para a necessidade de preservarmos as florestas concelhias, incutindo nas crianças a ideia de que a conservação do património natural é uma responsabilidade de todos.

Plantação de árvores no Monte do Calvário e no parque de merendas do Nó da Erva Verde

De modo a assinalar mais um Dia Mundial da Floresta, a Câmara de Caminha em parceria com uma turma da Ancorensis-Cooperativa de Ensino e as crianças do Patronato Nossa Senhora da Bonança está a proceder à plantação simbólica de árvores em alguns dos locais mais agradáveis de Vila Praia de Âncora.


Assim, no passado dia 13, uma turma de alunos da Ancorensis-Cooperativa de Ensino realizou a plantação de cerca de 30 carvalhos no Monte Calvário, em Vila Praia de Âncora, um local com interesse histórico e turístico.


No próximo dia 19, os alunos do Patronato Nossa Senhora da Bonança vão proceder a uma plantação simbólica de carvalhos no novo Parque de Merendas na envolvente do Nó da Erva Verde.

Tree Parade em Caminha, a partir de dia 19 mostra cerca de 25 árvores realizadas a partir de materiais recicláveis

Na medida em que este ano se comemora o Ano Internacional do Planeta Terra, a Câmara de Caminha resolveu integrar nas comemorações alusivas ao Dia Mundial da Floresta uma iniciativa diferente, designada de Tree Parade, que consiste na apresentação pública de árvores realizadas, pela comunidade escolar, a partir de materiais recicláveis.


Para que esta iniciativa fosse exequível, a Câmara distribuiu pelas escolas básicas e jardins de infância do concelho a estrutura das árvores, de modo a que cada escola criasse o tipo de árvore que entendesse. O resultado são 25 árvores muito diferentes e originais, que podem ser admiradas em Caminha a partir de dia 19, junto aos Paços do Concelho. A Tree Parade estará em Caminha até dia 30, e em Vila Praia de Âncora, na Praça da República, de 14 de Abril a 1 de Maio.


O Tree Parade é uma ideia da Direcção Geral dos Recursos Florestais que a Câmara de Caminha entendeu que seria útil desenvolvê-la junto da comunidade escolar concelhia.

Sem comentários: