terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Consulte o site sobre a Leitura

A Biblioteca Municipal de Caminha sugere o interessante e simpático site da Gulbenkian sobre a leitura. Siga o link http://www.leitura.gulbenkian.pt/ e será convidado ...
Vamos ler, Vamos à Biblioteca! resultou de um projecto conjunto da Fundação Calouste Gulbenkian e do Gabinete das Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, em 2002. Da autoria de Luísa Ducla Soares e ilustrações de Pedro Leitão, esta pequena brochura pretende ser um auxiliar para os professores e alunos na escolha de livros, vídeos, Cd’s-Áudio, Cd’s-Rom e sites da Internet. s Bibliotecas Escolares. [http://www.leitura.gulbenkian.pt/vamos_ler/]

A Casa da Leitura nos seus distintos níveis de leitura, oferece não apenas a recensão de mais de 850 títulos de literatura para a infância e juventude, organizados segundo faixas etárias e temas, com actualização periódica semanal, como desenvolve temas, biografias e bibliografias. Tudo dirigido preferiencialmente a pais, educadores, professores, bibliotecários, enfim, a mediadores de leitores. Em simultâneo, responde às dúvidas mais comuns sugerindo um conjunto de práticas destinadas às famílias e aos mediadores.

O Serviço e Orientação da Leitura é o site que reúne o essencial da informação acerca das edições (recentes, sobretudo, mas também as clássicas, nalguns casos até de língua estrangeira) do vasto ramo da literatura para a infância e juventude, acessível através de uma Montra (com destaques para as quatro categorias) onde cada título é depois apresentado, nalguns caso com desenvolvimento em comentário e acompanhado da respectiva capa e de uma dupla página do miolo do livro, quando este é ilustrado.

Os livros estão organizados em quatro categorias base (pré-leitores, leitores inciais, leitores medianos, leitores autónomos), distribuídas por vários temas, indicados na parte inferior das fichas ou acessíveis através da pesquisa global.

ABZ da Leitura é a outra área dedicada preferencialmente aos mediadores e especialistas, ainda que de acesso livre. Além da bibliografia específica, seleccionada segundo uma avaliação criteriosa das carências nacionais na área e permitindo a publicação da investigação nacional, são disponibilizadas orientações teóricas, informações sobre projectos no terreno, ou como os desenvolver, e, sobretudo, os diferentes laboratórios – espalhados pelo país e distribuídos por vários contextos e idades – que testam no terreno as numerosas sugestões práticas apresentadas.Na secção «Projectos» encontra ainda links para outros lugares que levam as questões a leitura a sério.Algumas destas secções possuem complementos informativos descarregáveis em pdf.

O portal possui dois motores de pesquisa, um na secção «Bibliografia» destinado apenas ao site ABZ e uma «Pesquisa global», acessível de qualquer ponto, no lado direito do ecrã.

Sem comentários: