quarta-feira, 9 de junho de 2010

Terceiro lugar nas provas de apuramento para as Olimpíadas Internacionais de Física a decorrer em Zagreb, na Croácia.


Aluno da Cooperativa de Ensino, destaca-se uma vez mais no campo da Física

Anualmente a Sociedade Portuguesa de Física selecciona cerca de vinte alunos de entre os melhores classificados nas Olimpíadas Nacionais da Física, nível secundário, do ano lectivo anterior, para participarem em actividades de preparação com vista à participação na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF). As actividades de preparação dos alunos pré-seleccionados contemplam as matérias relativas aos programas estabelecidos pela IPhO e OIbF. Como alguns dos temas abordados não fazem parte do programa nacional de ensino da Física no secundário, torna-se necessária a colaboração a nível universitário que decorre na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.
A fase de apuramento dos alunos seleccionados realizou-se no passado dia 30 de Maio de 2010, na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, tendo o aluno Marvin Fernandes da Silva, que frequenta o 12º ano, na Cooperativa de Ensino Ancorensis, conquistado o primeiro lugar nesta competição de elevado nível, garantindo assim a sua presença nas competições Internacionais de Física, que decorrerão em Zagreb - Croácia, de 17 a 25 de Julho de 2010.
Na edição desta competição em 2009, já o aluno Pedro Miguel Castro Borlido, da Cooperativa de Ensino Ancorensis, tinha conquistado um honroso 1º lugar, integrando a equipa que representou Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física, em Mérida, no México, entre 11 e 19 de Julho de 2009.
É de salutar todo o esforço e empenho revelados pelo Marvin na preparação para estas provas, de elevado grau de exigência, uma vez que teve de se deslocar mensalmente, e durante um fim de semana, à Universidade de Coimbra para estar assistir às aulas de Física na Escola Quark, enquanto que, simultaneamente, mantinha uma boa prestação no seu percurso escolar.
Toda a comunidade escolar da Ancorensis e em especial a docente que tem acompanhado e orientado o aluno agora apurado, professora Maria Helena Azevedo, manifestam todo apoio à sua participação na próxima competição, e desejam desde já o maior sucesso para o seu desempenho.

Prof. Maria Helena Azevedo
Grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas

Sem comentários: