sexta-feira, 26 de março de 2010

IV SEMANA DA LEITURA DA ANCORENSIS



A Biblioteca Escolar da Ancorensis Cooperativa de Ensino em pareceria com o departamento de Língua Portuguesa, levou a cabo mais uma edição da Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 22 e 26 de Março.
Foram várias as actividades que enriqueceram esta semana. Podemos destacar como actividades de carácter permanente: Semana da gastronomia “Queirosiana”; exposição de fichas de leitura, feitas pelos alunos do 7º, 8º e 9º anos; exposição de trabalhos de escrita criativa; exposição de pintura e artesanato “ Cristos” e exposição de livros/textos e tradições. A comunidade escolar, que foi visitando estas exposições ao longo da semana, manifestou agrado pela qualidade dos trabalhos apresentados. Como já nos vem habituando, a Biblioteca Escolar mostrou ser um espaço e um local onde se podem desenvolver actividades culturais e dedicadas à promoção da leitura de uma forma agradável e com uma qualidade assinalável.
Para além destas actividades de carácter permanente, também puderam assistir a outras pontuais mas com grande interesse pedagógico, nomeadamente Encontro com escritores : Regina Gouveia e Eugénia Frazão. Este último encontro realizou-se nas instalações da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a convite da mesma. Os alunos assistiram à peça de teatro O velho da Horta, a um workshop de literatura portuguesa organizado pelas turmas do 10º e 11ºD e um workshop de palmitos.
Para promover e estimular a imaginação e momentos de reflexão organizou-se o Prazer de Pensar sobre: Livros, Textos e Tradições, que contou com a presença ilustre do Dr. Francisco Sampaio.
A apresentação do livro Memórias, projecto da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira também mereceu destaque nesta semana repleta de actividades direccionadas para o gosto pelo livro e pela leitura.

Sem comentários: