sexta-feira, 26 de março de 2010

ESCOLA +




No âmbito da Escola+, a Ancorensis promove junto com as suas turmas uma panóplia de actividades destinadas à comunidade escolar com o intuito de enriquecer e dotar os alunos de novas e pertinentes competências.
O curso de Energias Renováveis da Ancorensis, aproveitou a Escola + para divulgar à comunidade escolar o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, com o intuito de alertar os alunos para os perigos do aquecimento global. A actualidade desta problemática torna necessária a execução de acções que se oponham à actual tendência de degradação do meio ambiente.
Pretendem, com a exposição, experimentação, divulgação e actos de sensibilização, apresentar soluções energéticas alternativas, sobretudo ao nível das bioenergias
( biomassa, biodiesel e biogás), para além das opções do solar e do eólico.
Esta actividade divide-se em três salas. Uma primeira com uma componente expositiva onde se apresentam alguns trabalhos e projectos que os alunos têm vindo a desenvolver, uma outra sala para a componente multimédia de divulgação e sensibilização e por fim uma sala para a componente lúdica e experimental.
O 12ºA, com o grupo interjovens, promoveu um debate intercultural com o objectivo de divulgar a interculturalidade e discutir a integração dos alunos cabo verdianos. Para esta palestra contaram com a presença de 4 convidados: Artur Gigante, proprietário de uma das habitações usadas pelos alunos CV, Pamela Campelo, representante do grupo de acolhimento e Carlos e Ricardo, alunos vindos de Cabo-verde. Iniciaram a palestra com uma comparação entre Portugal e Cabo-verde. Na opinião geral, a integração está a decorrer com naturalidade e de forma positiva. Apesar das diferenças culturais a adaptação foi rápida e tranquila.
O 9ºE convidou o ilustre artesão João Carvalho para uma pequena demonstração de como se trabalha em barro. A sua arte e a forma como trabalha no barro encantou todos os presentes. Os alunos também experimentaram a sensação de manusear este material secular promotor de autênticas obras primas.
O 9ºB dinamizou uma actividade, cujo objectivo era dar a conhecer jogos tradicionais, que infelizmente, estão a passar ao esquecimento. Os alunos desfrutaram de jogos como o Lenço, saco e da colher e do ovo.
O 10ºA em conjunto com o 10ºB, realizaram um projecto de apresentação intitulado “ Os elementos devem estar loucos”. O seu objectivo era dar a conhecer os elementos químicos e a ligações entre eles. A actividade consistia em vários jogos e depois havia uma apresentação das reacções químicas possíveis entre os vários elementos da tabela periódica, através de uma espécie de dramatização.
“A gente e o mar” foi dinamizada pela turma do 7ºD com o objectivo de dar a conhecer a interligação do mar com a comunidade piscatória do concelho, nas suas vertentes lúdicas, económicas e artísticas. Os visitantes assistiram também a uma demonstração de nós de redes de pesca.
Os alunos dos cursos de mecânica, com o professor Paulo Garrido, desenvolveram uma actividade chamada de “Olha a electrónica”. Esta actividade visou mostrar à comunidade escolar os projectos desenvolvidos por estas turmas na componente técnica, nomeadamente, no funcionamento electrónico de um veículo automóvel, mostrando as potencialidades do motor.
“Mostra musical” dinamizada pelo 9ºC é um projecto ligado à música onde os alunos mostram as suas capacidades musicais e conhecimento sobre cantores e respectivas músicas. Para terminar os alunos podiam usufruir de momentos lúdicos com um karaoke.
A dança também se fez notar com um workshop de Tango argentino. O 12ºF , na disciplina de sociologia mostraram um pouco sobre aspectos relacionados com o país e terminaram com uma aula de dança.
“Nós e os vulcões” foi uma actividade dinamizada pelos 7º anos com o objectivo de conhecer os vários tipos de erupções vulcânicas, compreender como é formado o vulcão e conhecer os vários tipos de materiais vulcânicos. Esta actividade dividiu-se na exposição de vulcões e realização de erupções vulcânicas.
Para motivar os alunos para a língua inglesa realizou-se um workshop intitulado “English is fun”. Através de jogos e pequenas fichas de trabalho conseguiram adquirir mais conhecimentos relativos a esta que é uma das línguas mais faladas do mundo. O departamento de línguas estrangeiras também organizou uma actividade que motiva para a aprendizagem de novas línguas, chamada de “ diferentes línguas, diferentes culturas”.
O clube de robótica presenteou os visitantes com uma demonstração do cão robot. Os alunos assistiram às capacidades tecnológicas que este animal electrónico é capaz de fazer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Num artigo no nosso site, tomámos a liberdade de incluir um link a um artigo do vosso blogue.
Podem verificar aqui: http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt/projectos/sebenta/posts/284.