sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

DIA DA PROTECÇÃO CIVIL

Hoje, 29 de Fevereiro, tivemos a visita à nossa escola, dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, com duas viaturas, que nos proporcionaram uma tarde muito agradável.
Efectuaram diversas demonstrações e ao mesmo tempo deram-nos a oportunidade de nós próprios podermos manusear alguns dos materiais por eles utilizados, quando ocorrem acidentes, incêndios, etc.
Além de demonstrações práticas, foram ainda abordados vários aspectos sobre primeiros socorros e catástrofes.
Foi uma tarde muito proveitosa, pois fomos sensibilizados e alertados para muitas coisas que desconhecíamos.

COMPOSTAGEM NA ESCOLA DE AFIFE

No passado dia 20 de Fevereiro, a EB1 de Afife e os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) assinaram, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, inserido no projecto pedagógico "Compostagem na Escola", um protocolo, que tem em vista o envolvimento da comunidade escolar na implementação da compostagem como tratamento dos resíduos orgânicos produzidos na escola.

Na mesma altura, foram oferecidos à nossa escola mini-ecopontos e ecopontos de 120 L, pelo facto de termos aderido ao projecto “Compostagem nas Escolas”.
O objectivo dos SMSBVC é incutir na comunidade educativa, hábitos quotidianos de separação de resíduos, apelando à co-responsabilização da população escolar acerca da correcta gestão de resíduos, levando-os a participar activamente no aumento das quantidades de resíduos enviados para a Reciclagem.

Dia Seguro na Ancorensis







No presente ano lectivo, os alunos Eduardo Gonçalves, Luciana Martins, Nelson Sousa e Rui Costa, da Ancorensis Cooperativa de Ensino, constituiram um grupo na disciplina de Área de Projecto, para desenvolver uma temática sobre a G.N.R..
No âmbito deste projecto, o grupo organizou no dia 26 de Fevereiro de 2008, uma actividade denominada Dia Seguro. Esta tinha como objectivo divulgar as várias cooperações e diligências e possibilitar um contacto com os meios de trabalho, sendo dirigida a toda a comunidade escolar (docentes, não docente e discentes). Para tal estiveram envolvidos: NES, equipa cinotécnica, SEPNA, Brigada de Transito, Brigada Fiscal, Cavalaria, MOP, GIPS e Escola Segura. Na parte da manhã, efectuaram-se demonstrações em que estiveram envolvidos os cães, os cavalos e foi proporcionado um contacto com o armamento, os veículos, os radares, e todas as outras ferramentas de trabalho. Durante a tarde a escola segura juntamente com 2 oficiais da PJ, proporcionaram no auditório da escola, uma palestra sobre o cibercrime.
De um modo geral, toda esta actividade foi positiva, agradecemos a disponibilidade e a colaboração da G.N.R., assim como todo o apoio da comunidade escolar.
Eduardo Gonçalves,
Luciana Martins,
Nelson Sousa
Rui Costa

Visita ao INEM/CODU




Conforme o Plano Anual de Actividades, realizou-se no dia 25 de Fevereiro uma visita ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) no Porto. Dezasseis alunos do 12º ano do Curso Tecnológico de Acção Social, acompanhados pelo Professor Marcelo Pereira, docente da disciplina de Saúde e Socorrismo tiveram oportunidade de visitar as instalações do referido Instituto e de assistir à actuação dos técnicos do CODU no seu centro de operações no norte do país. Observaram também as explicações dos referidos técnicos na demonstração dos Veículos Médicos de Emergência Rápida (VMER) e das motos e ambulâncias do INEM.
A experiência foi muito positiva, uma vez que esta actividade conferiu-nos competências para a nossa actuação como cidadãos responsáveis e participativos em democracia.
Marcelo Pereira

Corta-Mato Escolar Ancorensis 4 vezes no Pódio







Realizou-se no passado dia 21 de Fevereiro de 2008, em Ponte da Barca, num local paradisíaco, mais uma edição do Corta Mato Escolar, Fase de Apuramento Distrital.
A Ancorensis Cooperativa de Ensino esteve presente com 42 alunos, distribuídos por diversos escalões etários, desde os Infantis B até aos Juniores.
O nível competitivo foi elevadíssimo, motivo pelo qual ficar entre os vinte primeiros lugares já era motivo de orgulho. Não havendo espaço suficiente para felicitar todos aqueles que defenderam as “cores” da nossa escola, recordamos os melhores momentos, aqueles em que alguns subiram ao pódio para serem medalhados. ~
Desejamos igualmente que os apurados para a Fase Nacional a realizar no próximo dia 7 e 8 de Março, em Santa Iria da Azóia (Loures), obtenham um excelente resultado e nos façam sonhar com um lugar entre os três primeiros classificados.
Classificações de Destaque:
Juvenis Masculinos – 1º Lugar Individual (Diogo Lourenço) – Campeão Regional
Juvenis Masculinos – 5º Lugar Individual (Rui Pinto) – Apurado Fase Nacional
Juvenis Femininos – 2º Lugar Individual (Lúcia Ribeiro) – Apurada Fase Nacional
Juvenis Masculinos – 2º Lugar por Escolas
Juniores Masculinos – 3º Lugar por Escolas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Novo Site!

Como todos os trabalhos dos alunos merecem ser publicados, uma vez que todos se dedicam com esforço e concentração nas aprendizagens que têm vindo a ser feitas nas Actividades de TIC, foi criado um site onde estarão disponíveis todos os trabalhos que vão sendo realizados nestas actividades!



Aqui fica o endereço:

Vão lá dar uma espreitada! :-)
Actividades de Enriquecimento Curricular - TIC
EB 1, 2 de Vila Praia de Âncora

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Compostagem



Já temos compostor. Foi hoje, dia 25 de Fevereiro, colocado no recinto da nossa escola. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia constuíu-nos um, para assim darmos início a um dos objectivos do plano de acção do Projecto Eco-Escolas. Depois vamos poder utilizar o composto, na horta da nossa escola.
E.B.1 de Dem

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008





No dia 22 de Fevereiro realizou-se uma reunião do Conselho Eco-escolas estando presentes a Educadora e as Professoras, a Auxiliar de Acção Educativa, os representantes de todas as turmas, o Sr. Vereador da Educação, a Representante dos Pais e as Vice-Presidente do Conselho Executivo. Nessa reunião os alunos transmitiram os resultados da Auditoria Ambiental realizada em todas as turmas deste estabelecimento de ensino. Referiram, ainda, todas as actividades, no âmbito do programa Eco-escolas, realizadas até este momento e todas as que ainda faltam realizar.
Lançaram ideias muito interessantes para melhorarmos a nossa escola tornando-a mais amiga do ambiente.Saímos todos da reunião mais sensibilizados para acções que nos encaminham para vivermos melhor e com mais qualidade ambiental.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

"A festa dos Crepes"




No dia 12 de Fevereiro, no bar da Ancorensis Cooperativa de Ensino, toda a comunidade escolar deliciou-se com CREPES de diferentes sabores.

"Dia da Gastronomia Francesa"



No dia 12 de Fevereiro, decorreu na Ancorensis Cooperativa de Ensino, o dia da Gastronomia Francesa.

Aprender a Viver em Segurança.



No passado dia 12 de Fevereiro, os alunos da Eb1 de Moledo, aprenderam a viver em segurança, dentro e fora da escola...










segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Actividades de animação e de Apoio à Família-Pinturas Faciais



A Componente de Apoio à Família constitui um elemento muito importante relativamente à cooperação escola/familia. Esta componente foi incorporada na rotina diária de muitas crianças. Pretendemos, por isso, que as actividades de animação e de apoio à família sejam actividades diferenciadas das actividades desenvolvidas durante o tempo lectivo. Assim sendo, devem ser actividades de carácter lúdico, menos dirigidas e que vão ao encontro do divertimento e alegria das crianças. Todavia, as mesmas não podem ser deixadas ao acaso. É nesse sentido que são planificadas actividades para desenvolver com as crianças durante a componente de apoio à Família.

A Suma visitou o nosso Jardim-de-Infância




A Suma veio à nossa escola fazer uma campanha de sensibilização para as palavras importantes sobre o ambiente.


Agora sabemos que é importante reduzir o lixo que fazemos, reciclar o lixo separando-o nos ecopontos, reutilizar usando o lixo noutras coisas ou aproveitando-o, respeitar o ambiente e todas as regras para termos um planeta mais saudável e responsabilizar ensinando toda a gente formas de melhorar o nosso ambiente.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Ainda o Carnaval









































Como é da "praxe", voltamos este ano a fantasiarmo-nos e a percorrer as principais ruas de Afife, não esquecendo a visita habitual ao Centro Social de Afife, onde somos sempre bem recebidos pelos idosos que o frequentam.

DIA DA FRUTA






















Inserido no Projecto "Vida Saudável", realizou-se na Escola sede do Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora o "DIA DA FRUTA".

Esta actividade contou com a presença dos alunos da nossa escola que, assim, tiveram a oportunidade de assistirem, ao vivo, a várias maneiras de preparar e apresentar frutas, de modo a que seja um alimento mais apelativo à vista e torne o seu consumo mais frequente.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Hora do Conto


Fomos á hora do conto ouvir a história da Gotinha Viageira. Aprendemos que a gotinha pode estar em muitos lugares: no mar, no rio e na chuva; na terra (lençol de água). A história é fantástica e nós gostamos de ir todas as semanas à biblioteca.
Nós vamos "acordar " as histórias que estão a dormir nas estantes e nos caixotes e gostámos muito do João Pinto, da Paula e da Rita que estão lá na biblioteca e nos emprestam os livros e contam história.

Ser Amigos



Esta semana comemorámos o dia dos amigos. A nossa escola estava toda decorada com motivos alusivos ao tema. Ouvimos a história “ Aprender a ser um bom amigo”. Aprendemos como fazer amigos e como resolver as nossas pequenas discussões.
Recortámos muitos corações da amizade e trocámos entre todos. Tirámos fotos com os amiguinhos que ficarão para sempre no nosso coração.

Lenços dos Namorados

Os alunos do 4.º Ano além de aprenderem a utilizar mais ferramentas do Microsoft Word com a ficha "Ficha Microsoft Word - Configurar Página e Limites da Página...", ficaram também a conhecer a tradição dos Lenços dos Namorados e tiveram a oportunidade de digitar algumas quadras dos lenços para os seus documentos!

Todos os alunos mostraram-se muito interessados e os seus documentos ficaram muito bonitos e apelativos!

Estão de Parábens! (*_*)

Aqui fica um exemplar:

(Para ver maior clicar na imagem)


E. B. 1, 2 de Vila Praia de Âncora
AEC - TIC

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Carnaval






Na E:B.1 de Dem fizeram-se cartazes alusivos ao tema: Carnaval. Foram reutilizados vários materiais na confecção dos palhaços.


Também participamos com entusiasmo e alegria no Corso Carnavalesco.

E. B. 1 de Dem

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Ainda lembramos o Carnaval!!!


Aqui ficam alguns registos dos trabalhos carnavalescos realizados pelos grupos/turmas do Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora.


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Compostagem

Para melhor cuidarmos do ambiente as crianças do Jardim de Infância e Escola do 1º Ciclo de Caminha iniciaram o precesso de compostagem. Aprendemos como fazer a compostagem e agora estamos a colocar todos os resíduos em camadas. Primeiro colocámos os paus e ramos de árvores, depois as folhas, depois as cascas de fruta, batatas , cenouras e por fim uma pequena camada de terra.
Um dia utilizaremos esta terra com os seus nutrientes tão ricos para fazermos plantações.

Desfile de Carnaval




No passado dia 1 de Fevereiro as crianças do Jardim de Infância de Caminha sairam para as ruas para comemorar o Carnaval e animar todas as pessoas que se encontravam a admirar o desfile de carnaval dos mais pequenos. Vestiram-se de uvas para sensibilizar a comunidade para a alimentação saudável, fazendo esta temática parte do projecto Educação para a Saúde.