quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dia Nacional da Água - Visita de estudo à Barragem do Lindoso


No dia 1 de Outubro, a E.B.1 de Dem, para comemorar o dia Nacional da Água, fez uma visita de estudo à Barragem do Lindoso, que se situa no Distrito de Viana do Castelo, concelho de Ponte da Barca, a escassas centenas de metros da fronteira com Espanha.
Um guia explicou-nos que a Barragem do Lindoso é um empreendimento que entrou em funcionamento em 1922 (a antiga Central de Lindoso que ainda hoje continua em funcionamento) e constitui um dos mais potentes centros produtores hidroeléctricos instalados em Portugal. Pertence à bacia hidrográfica principal do rio Lima e possui uma bacia hidrográfica própria. É uma barragem de arco em abóbada com 110 metros de altura. O aproveitamento do Lindoso é constituído por: barragem de betão equipada com duas descargas de fundo; dois descarregadores de cheias, em túnel, com extensão de 238 e 268 metros, em planta, situados na margem direita do rio; central subterrânea localizada, em planta, cerca de 70 metro a sul do encontro esquerdo da barragem, com pavimento principal a 340 metro de profundidade. O circuito hidráulico é constituído por: duas galerias e poços em cargas independentes; uma chaminé de equilíbrio, a jusante da Central; uma restituição com cerca de 5070 metros de extensão; um edifício de comando e subestação de 18/400 KV, com 6 transformadores monofásicos (3 por gerador). A ligação com a Central é feita através de um poço circular, com diâmetro de 6,80 metros e a altura de 350 metros.

Descobrimos que para produzir electricidade, abrem-se as comportas por onde a água cai por acção da força da gravidade. Nesse momento a energia potencial armazenada na água (parada) da albufeira transforma-se em energia cinética, devido à velocidade que a água adquire na queda. O canal por onde se escoa a água vai desembocar em turbinas (máquinas rotativas que se põem em movimento quando impulsionadas pelo jacto de água batendo nas suas pás ou nos seus vasos).
Observámos uma turbina que estava ligada a uma máquina eléctrica chamada alternador e que esta produzia energia eléctrica quando rodava. O guia explicou-nos que à saída do alternador a tensão é ainda aumentada para valores muito maiores para ser transportada até aos centros de consumo.
Questionámos o senhor sobre as vantagens e desvantagens da barragem para o meio ambiente. Ele respondeu-nos que na sua opinião só existe uma desvantagem que é o impacto visual. Entre as vantagens nomeou: cria uma represa de água que serve para os agricultores utilizarem na rega dos campos; os bombeiros utilizam a água armazenada na albufeira para apagar incêndios; quando a água não está muito suja é utilizada para consumo depois de tratada; regulariza os caudais de água para atenuar as cheias e para a prática de desportos; a empresa trabalha directamente com a protecção civil para controlar as descargas; preocupam-se com o meio ambiente e com a preservação das espécies, visto fazerem campanhas para a poupança da energia, fazerem a separação dos resíduos dentro da barragem e terem meios de transportar os animais (ex. lampreia) que sobem o rio para o outro lado da comporta, afim de que possam seguir o seu ciclo de vida.
No final da visita visualizámos uma placa com um prémio que a barragem do Lindoso ganhou em 1992 -1994, o Prémio Internacional Puente de Alcantara, atribuído pela Fundacion San Benito de Alcantara.
Foi com entusiasmo e curiosidade que comemorámos desta forma o Dia Nacional da Água. Gostámos muito, pois não imaginávamos que fosse assim tão complexo produzir energia eléctrica, pois é tão fácil chegar a casa e ligar o interruptor.
Queremos aqui deixar um pedido: “ Poupem energia, pois pouparão dinheiro e ajudarão aquele que mais precisa, o Meio Ambiente”.


E.B.1 de DEM

Sem comentários: