quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A EB1 de Venade e as embarcações do rio Minho

A nossa escola, ao longo do 1.º período, construiu uma miniatura de uma das embarcações típicas do rio Minho, a gamela ou masseira. Para nos ajudar nesta atividade contámos com a preciosa colaboração do pescador Manuel Alexandre Rodrigues da Silva.

Aos 8 anos já pescava, mas foi aos 14 anos que tirou a cédula que lhe permitiu praticar esta arte legalmente. Mais tarde tirou a carta de Arrais para poder governar o barco, ou seja, dar-lhe a categoria de mestre, aquele que comanda e ordena a embarcação. Contou-nos, ao longo das várias sessões que tivemos na sua companhia, que a vida de pescador é muito dura, mas que se pudesse escolher outra profissão não o faria, pois o mar e o rio Minho são a sua vida. Além de ser pescador, o Sr. Manuel tem uma qualidade muito especial, constrói pequenas imitações, em madeira, das embarcações que navegam no nosso rio e mar. Algumas das suas obras são expostas em exposições.

Com ele aprendemos a trabalhar a madeira e construímos uma pequena gamela. A nossa embarcação é uma imitação da que navegava no rio Minho antigamente. No tempo em que os barcos andavam à vela e o rio não estava tão poluído com os combustíveis libertados pelos motores. Esta embarcação navega no rio, mas também o pode fazer no mar, desde de que possua licença para tal atividade. Nela podem trabalhar no máximo dois pescadores. Quando navega no rio pode fazê-lo apenas com um, desde que este seja Arrais da embarcação, mas quando vai para o mar tem de ter dois pescadores.

Sem comentários: