domingo, 28 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A EB1 de Afife no Corso Carnavalesco 2010

No passado dia 12 de Fevereiro, a EB1 de Afife desfilou pelas Ruas de Vila Praia de Âncora, integrada no Corso de Carnaval do Agrupamento do Vale do Âncora.
Este ano o tema do desfile foi “A Biodiversidade Animal”, tendo a nossa escola abordado a questão da protecção dos oceanos.
Na confecção dos fatos e disfarces, feitos inteiramente na nossa escola, todos colaboraram, alunos, professores e pessoal auxiliar.
Cada escola do Agrupamento tratou o tema de forma muito original e divertida… vejam algumas imagens.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Corsos Carnavalescos 2010

Exmos Senhores
Gostaria de agradecer a todos a colaboração e todo o vosso profissionalismo pela apresentação dos corsos carnavalescos. Estes demonstraram bem a criatividade e o brio profissional dos professores, educadores e auxiliares, assim como a colaboração que toda a comunidade educativa, de uma forma ou de outra, directa ou indirectamente prestou a estes eventos.
Com os melhores cumprimentos
O vereador
Flamiano Martins

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A E.B.1 DE DEM NO DESFILE DE CARNAVAL

AE Coura e Minho - CARNAVAL 2010 - em imagens

Clique sobre a imagem para ver muitas outras.



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL... A BIODIVERSIDADE ANIMAL NA E.B. 1/J. I. DE CAMINHA


Com muita alegria e fantasia a Escola E.B. 1 de Caminha festejou mais um Carnaval.
Este ano o tema foi "A Biodiversidade Animal". Mais uma vez contamos com a colaboração dos pais/encarregados de educação na confecção das fantasias.
Este momento foi vivido por toda a comunidade educativa com muita animação...

Abre-te cena


No passado dia 5 de Fevereiro, os alunos do 10º ano de Animação sociocultural, daAncorensis realizaram uma visita ao teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, inserido no programa do espectáculo: “Abre-te Cena”, com texto, encenação e espaço cénico: Castro Guedes. Figurinos: Cátia Barros. Interpretação: Ana Perfeito, Elisabete Pinto e Ricardo Simões.
Os alunos puderam conhecer o processo de criação e produção, percorrendo o átrio, corredores, palco, subpalco, camarins, salão nobre, com um cicerone-fantasma e o ilustre Sá de Miranda.
Este espectáculo-guia foi , na opinião dos alunos, brilhante. Puderam contactar com todas as zonas e situações do teatro de uma forma leve e animada, prendendo assim a sua atenção aos pormenores.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as personagens do 1º espectáculo do Centro Dramático de Viana, com um quadro de uma revista de Salvato Feijó, uma actriz a maquilhar-se e técnicos de luz e som e de maquinaria a mostrarem o funcionamento dos equipamentos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A E.B. 1 DE DEM NA LUDOTECA

Reunião do Conselho Eco-Escolas /Auditoria Ambiental


E.B.1/JI de Caminha
No passado dia 10 de Fevereiro reuniu na nossa escola o Conselho Eco-Escolas onde estiveram presentes duas crianças do Pré – Escolar, Educadoras, dois alunos de cada Turma do 1ºCiclo, professoras Titulares, a professora Coordenadora, uma representante do Pessoal de Acção Educativa, Adjunta da Directora do Agrupamento Coura e Minho, a Presidente da Associação de Pais, uma encarregada de educação, a chefe da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal e o Senhor Vereador da Educação. Nesta reunião foram apresentados os resultados obtidos da situação da escola-Auditoria Ambiental das respectivas turmas.
Após este levantamento entraremos em acção em função dos resultados constatados. Aqui contamos com todos para sugerir actividades para serem realizadas ao longo deste ano lectivo.
Para voltarmos a receber a Bandeira Eco-Escolas é necessário realizarmos trabalho em prol do ambiente, por isso --MAÕS À OBRA!!!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Carnaval no Agrupamento de Escolas Coura e Minho

Finalmente...

No dia 01 de Fevereiro de 2010 mudámos de instalações.
Finalmente a nossa escola vai ter obras muito grandes.
Neste momento, estamos muito bem instalados no Polidesportivo de Cabanas. O sítio é muito bonito, grande e agradável.
Temos tudo o que é preciso e muito espaço para brincar.
A velha escola estará pronta em Setembro.
Sabemos que vai ter sala de informática; quadros interactivos; aquecimento central; biblioteca e um recreio sem pó e com boas condições.
Agradecemos à Câmara Municipal de Viana do Castelo e à Junta de Freguesia de Afife, tudo o que têm feito para nos sentirmos confortáveis e seguros.

Os alunos de Afife

A nossa escola velhinha


As novas instalações provisórias

Onde a nossa Escola foi notícia: aqui e aqui

Jovens empreendedores na Ancorensis

Este ano lectivo, alguns jovens do 12ºF da Ancorensis Cooperativa de Ensino criaram uma Mini-Empresa, a essenza ae.
Esta Mini-Empresa, criada no âmbito de um projecto da Aprender a Empreender, conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e quer assumir-se como dinâmica e inovadora.
Os produtos que a essenza irá comercializar baseiam-se, tal como o próprio nome indica, na extracção de essências de plantas regionais e de outras essências conhecidas pelos consumidores.
Neste momento, a Mini-Empresa concluiu o seu Plano de Negócios e está numa fase de produção e preparação de vendas.
A comercialização dos produtos terá início no dia 11 de Fevereiro na Ancorensis, numa venda alusiva ao Dia dos namorados. Brevemente, os produtos poderão ser também adquiridos em algumas lojas de Vila Praia de Âncora.
Os elementos da essenza ae estão bastante motivados e anseiam o sucesso da Mini-Empresa.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

WORKSHOP PROTÓTIPOS SOLARES





No dia 03 de Fevereiro, realizou-se, na Ancorensis um workshop sobre protótipos de veículos solares.
O Coordenador do Programa Eco-Escolas da Ancorensis organizou um ateliê, com o auxílio dos alunos João Codeço e Mário Martins da Turma 11ºR, a pedido da Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa. Foi explicado todo o processo de construção de protótipos solares (carros, barcos e comboios), com demonstração de materiais e técnicas de construção e montagem dos mesmos.
Esta actividade demonstra o excelente relacionamento institucional e de colaboração entre as escolas que integram e rede das Eco-Escolas, facto que explica a grande evolução na educação ambiental e na promoção da sustentabilidade.
A Ancorensis e o seu Coordenador do Programa Eco-Escolas congratulam-se com mais esta iniciativa, integrada nos objectivos do seu Projecto Educativo para a facilitação das aprendizagens com metodologias inovadoras e tecnologicamente avançadas.

Prof. Marcelo Pereira

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SEMINÁRIO NACIONAL ECO-ESCOLAS



Entre os dias 22 e 24 de Janeiro decorreu o Seminário Nacional das Eco-Escolas na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra em Covões.
Em paralelo ao Seminário realizou-se a Acção de Formação Creditada com a designação “Eco-Escolas, educação para a sustentabilidade no âmbito da Agenda 21, coordenada pelo Centro de Formação Orlando Ribeiro, com duração de 25 horas.
Ao longo dos 2 primeiros dias, os participantes puderam assistir a vários paineis expositivos subordinados aos vários temas abordados pelo Programa Eco-Escolas, trabalhos desenvolvidos por algumas escolas inscritas no Programa e propostas de trabalhos e concursos promovidos por entidades parceiras. No 3º dias realizou-se uma visita de estudo à cidade de Coimbra onde foram focados aspectos úteis para a consecução de alguns objectivos das Eco-Escolas.
A Ancorensis foi uma das 3 escolas do Concelho a estar representada pelo Coordenador do Programa.

CERTIFICADO DE QUALIDADE AMBIENTAL


Entre mais de centena e meia de escolas avaliadas pelas Direcções Regionais de Educação, a Ancorensis obteve um dos primeiros lugares com 92% na consecução dos objectivos do Programa Eco-Escolas, pelo que foi certificada como Escola de Qualidade no que respeita à Educação Ambiental.
O trabalho desenvolvido ao longo de treze anos de implementação do Projecto só foi possível graças ao envolvimento de Alunos, Professores, Pessoal Não Docente, Encarregados de Educação e Entidades Parceiras, que apoiaram o Coordenador, Professor Marcelo Pereira, e a Ancorensis nas iniciativas, campanhas e trabalhos realizados.
Esta certificação não só premeia alunos, professores e funcionários, como todos os demais intervenientes da nossa comunidade educativa e estimula-nos a continuarmos, com empenho e afinco, para chegarmos ainda mais longe e prestarmos o nosso pequeno contributo para um futuro e um mundo melhor.

ALUNOS DE ANIMAÇÃO SOCICULTURAL MOSTRAM HABILIDADES COM FANTOCHES




Os alunos do 11º ano da Ancorensis, no âmbitos das disciplinas de Animação sociocultural e Área das Expressões trabalharam um projecto no campo da saúde subordinado ao tema : Gripe A. Para tal, desenvolveram uma actividade com fantoches, criados por eles e o texto “ O Nuno escapa à Gripe A”.
Esta história adaptada ao teatro de fantoches, bem concebidos e manipulados pelos alunos, irá visitar vários jardins de infância da zona.
Os alunos iniciaram, no dia 3 do presente mês, a sua série de apresentações no infantário do Centro Social e Paroquial de Afife. As crianças puderam contar com 30 minutos de animação, fantoches, e ficaram a conhecer algumas características da gripe A, assim como os procedimentos a ter em caso de contágio e para evitar o mesmo. Através de sons e musicas divertidas estimulou-se a imaginação destas crianças , que no final puderam interagir com estes jovens e tocar nos fantoches, para perceberem de que são feitos estes artefactos que tanta alegria lhes trazem.
Estes alunos pretendem levar a cabo após estas apresentações já agendadas, algumas outras que venham a ser solicitadas.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Arrancaram os trabalhos da HORTA 2010, na E.B.1/J.I. de Caminha


PALESTRA SOBRE BULLYING ESCLARECE OS ALUNOS DA ANCORENSIS




A turma do 10º ano de animação sociocultural, da Ancorensis realizou no dia 2 de Fevereiro uma sessão de esclarecimento sobre o Bullying, contando com a ilustre presença das psicólogas Carla Oliveira e Paula Dias.
O Bullying é uma temática muito actual. Este termo inglês serve para descrever actos de violência física e psicológica, intencionais e repetidos praticados por um indivíduo ou um grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar a vítima, que é incapaz de se defender. Segundo números recentes, aponta-se para que 40% dos estudantes portugueses sejam vítimas destas agressões físicas ou psicológicas.
A Dra. Paula Dias mostrou à plateia atenta e interessada, todas as características do bullying e como o poderiam identificar. A Dra. Carla Oliveira deixou no ar um conselho importante, de que todos os alunos vítimas de bullying não se deviam esconder na sombra dos agressores, mas sim dar a cara e pedir ajuda a um adulto para que a situação se resolva.
Os alunos, no final da exposição das palestrantes, colocaram uma série de dúvidas que foram esclarecidas pelas psicólogas, contando ainda com a intervenção de alguns professores que também se encontravam a assistir à palestra.
Ficou assim uma sessão plena de conhecimento e informações pertinentes para que os nossos jovens lidem e identifiquem estas situações de uma forma mais eficaz.