terça-feira, 26 de maio de 2009

CiberRato



Decorreu, no passado dia 13 de Maio, mais uma edição do CiberRato na Universidade de Aveiro e, mais uma vez, a Ancorensis saiu vencedora. Recorde-se que nas últimas quatro participações, o agente do Professor Indaleto Rego venceu três vezes e obteve um segundo lugar.
Este ano, o modelo de simulação foi bastante alterado, motivo pelo qual o número de inscritos diminuiu, pois se o grau de complexidade do sistema de inteligência artificial já era elevado, com as novas regras a situação ainda se complicou mais, notando que, actualmente, para um agente ser competitivo deve utilizar vários conceitos matemáticos que vão desde o cálculo do caminho mais curto, até à trigonometria, passando pelas probabilidades. Actualmente cada competidor envia 5 agentes (ratos) em simultâneo para um labirinto desconhecido, para que todos se desloquem e descubram o objectivo (queijo) o mais rapidamente possível. A grande novidade está relacionada com a possibilidade de cada agente comunicar com os seus "amigos", permitindo avisar, entre outras coisas, o local para onde se devem ou não dirigir.
As modificações feitas aos regulamentos visam aproximar a competição da Universidade de Aveiro, com a competição internacional da RTSS (Real-Time Systems Symposium) que se realizará este ano em Washington e na qual a Ancorensis, através do professor responsável, está desde já convidada a participar local ou remotamente.

Indaleto Rego

Sem comentários: