domingo, 29 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

INTERCÂMBIO COM O COLEXIO AS SOLANAS








Dando continuidade às actividades do projecto”Voo baixinho da Garça-real”, tivemos, no passado dia 16 de Maio, a visita da Professora Helena, do Colexio As Solanas de A Guarda, que amavelmente nos presenteou com um conjunto de exemplares de um livro da colecção “Os Bolechas querem saber…” que explica como viviam os seus antepassados no castro do monte de Santa Tecla.
Tivemos também oportunidade de receber uma peça de arte simbolizando o Espigão do Porto de A Guarda, oferecido pelo Ayuntamiento.

1ª MONITORIZAÇÃO DUNAR - PROJECTO FAPAS

“Hoje fomos verificar o estado do estorno que plantamos nas dunas da foz do rio Minho.
Fomos medi-lo, fazer a contagem dos pés e verificar se todos sobreviveram.
Estava um dia muito lindo!
O estorno estava pouco desenvolvido e muito seco. Alguns pés não sobreviveram mas a maioria está a desenvolver-se.
Têm a quase todos a mesma altura (80 cm).
Alguns pés do estorno medem 50 cm.
O aspecto da duna permanece igual, isto é, não houve alterações provocadas pelas marés.
Caminha,20-05-2011”
Guilherme Alves - Aluno do 4ºE da E.B.1/J.I. de Caminha

sábado, 21 de maio de 2011

sábado, 14 de maio de 2011

VISITA DA E.B.1 DE DEM AO PORTINHO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA E DISSECAÇÃO DE UMA LULA E DE UM CARAPAU



No dia 3 de Maio, os alunos da escola de Dem foram visitar a lota de V.P. Âncora.
Quando chegamos à lota, estavam muitas peixeiras e pescadores a trabalhar. Já havia muita azáfama com a compra e venda de peixe, acabado de chegar. Andamos por entre as bancas de venda, onde pudemos observar os diferentes tipos de peixe Vendia-se camarão vivo da costa, polvo, raia, carapau, sardinha, cavala, choupa, pescada, caranguejo, sável, solha, linguado, atum, entre outros.
No portinho estavam vários barcos atracados perto de nós. Assistimos à chegada dos barcos, vindos da faina, que descarregavam o peixe fresco. Os homens, nas traineiras, descarregavam as caixas que eram, de imediato, transportadas em carrinhos para a lota onde faziam a pesagem. Dentro da lota, encontravam-se duas balanças. Uma moderna, onde pesavam as caixas de peixe, outra antiga que já não é utilizada. Nós aproveitamos a oportunidade e o professor ensinou-nos como se utiliza esta balança, pesando alguns dos nossos colegas.
Também vimos uma peixeira a deitar restos de peixe às gaivotas. Foi um alvoroço.
Antes ainda do regresso, os nossos professores compraram três lulas e um carapau para dissecar, na escola.
E assim termina a nossa visita à lota.
No dia seguinte, dissecamos as lulas para estudarmos. Descobrimos que têm dois tentáculos para detectar e capturar as suas presas. Têm oito braços mais pequenos e, no centro destes, situa-se a boca com um bico que corta os alimentos. Observamos a localização dos seus órgãos, onde pudemos encontrar os seus corações.
No dia seguinte dissecamos o carapau. Inicialmente observamos o seu aspecto exterior. O corpo está coberto de escamas e dispõe várias barbatanas, com funções diferentes. Abrindo-o, descobrimos alguns dos seus órgãos tais como o estômago, intestinos, coração, fígado, bexiga e baço.
Com ajuda dos nossos professores observamos diferentes partes do corpo da lula e do peixe, na lupa binocular e no microscópio.

sábado, 7 de maio de 2011

AE Coura e Minho - Agenda de MAIO2011 - EPE e 1CEB

quinta-feira, 5 de maio de 2011

II MOSTRA DE MAIAS NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA


À semelhança do que se fez no ano lectivo anterior, procurando manter uma velha tradição, teve lugar na nossa Escola a II Mostra de Maias.
Os trabalhos, que tiveram a participação dos pais/encarregados de educação, alunos e crianças do Jardim de Infância, estiveram em exposição desde o passado dia 29 de Abril.