segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O ECOSCÓPIO VEIO À EB1 DE VENADE


Na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos aprendemos que os cinco R's são muito importantes para ajudar o ambiente. Gostámos muito desta actividade e não esqueceremos o lema dos Eco-Mosqueteiros: UM POR TODOS E TODOS PELO AMBIENTE!!!

A EB1 DE VENADE NA HORA DO CONTO

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O ECOSCÓPIO VEIO À NOSSA ESCOLA


No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2010, aderimos, pelo segundo ano consecutivo, às actividades de sensibilização, organizadas pela Câmara Municipal de Caminha, em parceria com a SUMA.
Desta vez recebemos o ECOSCÓPIO, um espaço de sensibilização itinerante com o tema “Abre os olhos, toma atitude, passa a palavra”, que abordou conceitos de Globalidade e Sustentabilidade, alertando para a problemática dos Resíduos.
Esta sessão, que foi do agrado de todos, consciencializou os participantes para a necessidade de cuidarmos do Ambiente.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Visita de trabalho do 11E (1)




Os alunos do 11ºE de ASC, no âmbito das disciplinas de Área das Expressões e Animação Sociocultural, realizaram uma visita de trabalho ao infantário da Abelheira, onde puderam contactar com crianças e mostrar experiências com água. No final, as crianças passaram por um ateliê de artes plásticas, onde tiveram a oportunidade de contactar com massa de moldar e pintar a sua própria imagem.
A turma e as professoras agradecem a disponibilidade da educadora, da escola e sem dúvida, da excelente participação das crianças.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CONTADORES DE HISTÓRIAS NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA





Na passada sexta-feira, 19 de Novembro, os alunos de Teatro do 9º D da E.B.2,3/S de Caminha, acompanhados pelo seu professor, Fernando Borlido, vieram presentear os alunos e professores do 1º ciclo com histórias no âmbito do projecto “Contar um conto… acrescentando um ponto”, à semelhança do que haviam feito os seus colegas dos 9ºs B e C para as crianças do J.I. no dia anterior.

domingo, 21 de novembro de 2010

VISITA AO NAVIO HOSPITAL "GIL EANNES"


No dia 17 de Novembro de 2010, os alunos da escola E.B.1 de Dem fizeram uma visita guiada ao navio «Gil Eannes».Quando chegamos, estava um guia à nossa espera para nos acompanhar na visita de estudo. Fomos para uma sala onde nos sentamos e o guia explicou-nos um pouco a história do barco. Este navio foi construído em 1955, nos estaleiros navais de Viana do Castelo, portanto tem 55 anos. Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a pescadores e tripulantes dos navios da pesca do bacalhau, também fazia transporte de mantimentos, redes e isco. Transportava correio, rebocava outros navios e fazia de quebra-gelo.Pelas informações que recolhemos, os seus tanques podiam levar cerca de mil toneladas de líquido (combustível e água potável).O primeiro espaço que visitamos, foi a sala de jantar. A seguir, passamos por um corredor e fomos ter ao local onde se cortava a barba que era a barbearia. O local onde se conduz o navio chama-se casa do leme. Lá dentro, está a roda do leme, o telégrafo, bandeiras etc. Vimos os camarotes onde dormiam os oficiais, mas ainda havia mais camarotes para os criados. Um dos camarotes dizia que era de três criados.Havia um corredor com uma porta reforçada que, em caso de incêndio ou inundação, não permitia que se alastrasse. Passamos na padaria que era um lugar um bocado apertado, mas interessante. Na cozinha, as panelas não são normais, são três vezes maiores, mas não eram só as panelas eram também outros objectos. O nosso guia disse-nos que, na sala das máquinas, estava muito calor e barulho. Havia uma exposição com materiais que se usavam na pesca do bacalhau. Descemos para ver a sala de operações onde operavam os pescadores de bacalhau que precisavam de ajuda. Voltamos a subir e fomos ver as âncoras e a balsa. As correntes que puxavam as âncoras eram puxadas por gruas, pois pesavam muito. A balsa é uma pequena embarcação de emergência que serve salvar as pessoas quando houver um incêndio ou algum acidente.Na proa também há um sino que servia para comunicar com a casa do leme. No fim, fomos ver duas rodas do leme, na ré, que serviam para dirigir o navio quando não era possível fazê-lo a partir da ponte. Neste local também está a capela e a entrada de um porão, por onde as gruas enviavam os mantimentos. Viemos embora, alegres por uma tarde tão fascinante.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FEIRA DO LIVRO NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA



Abriu a Feira do Livro na nossa Escola que decorrerá de hoje, 19 de Novembro, até ao próximo dia 29.
Haverá sessões de leitura para as diferentes turmas de todos os jardins de infância e escolas do 1º ciclo do nosso Agrupamento.
Esperamos a afluência dos Pais/Encarregados de Educação e a sua disponibilidade para satisfazerem os desejos dos seus educandos no que se refere à aquisição de livros.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

sábado, 13 de novembro de 2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MAGUSTO NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA


Como é tradição, os meninos do J.I. e os “maiores” da E.B.1 comemoraram com as suas professoras titulares, com os professores das AEC’s e com as assistentes operacionais o dia de São Martinho. Houve canções, jogos tradicionais e, como não podia deixar de ser, as deliciosas castanhas assadas que foram trazidas pelos alunos.
Agradecemos, mais uma vez, a colaboração dos Pais /Encarregados de Educação por terem apoiado esta actividade, não podendo esquecer a disponibilidade da Pastelaria Riviera que no assou as castanhas.

sábado, 6 de novembro de 2010

RECOLHA DE PEQUENOS ELECTRODOMÉSTICOS EM FIM DE VIDA


O Depositrão do Centro Escolar de Dem já se encontra em plena actividade pois, mais uma vez, está a recolher pequenos electrodomésticos em fim de vida.
Toda a comunidade educativa (alunos, professores,assistentes operacionais e população)estão empenhados em reduzir a poluição para tentar salvar o Planeta pois o lema da nossa escola é "Um por todos e todos pelo Ambiente".

O MAR E AS EMBARCAÇÕES - CENTRO ESCOLAR DE DEM

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

HASTEAR DA BANDEIRA ECO-ESCOLAS NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA







Na tarde de hoje voltamos a proceder ao hastear da bandeira Eco-Escolas, galardão que nos foi concedido pelo trabalho desenvolvido no ano lectivo anterior.
A aluna Gisela Mouteira, do 4º ano, fez as honras da “casa”:
“Boa tarde!
Alunos, Professoras, Educadoras, Assistentes Operacionais da EB1/JI de Caminha, agradecem a presença da professora Maria do Céu, representando o Agrupamento de Escolas Coura e Minho, o Senhor Vereador Flamiano Martins da Câmara Municipal de Caminha e a Presidente da Associação de Pais da Escola.
Nesta tarde estamos muito felizes porque, mais uma vez, a nossa escola teve o privilégio de ganhar a BANDEIRA VERDE no ano lectivo 2009/2010.
Assim, neste momento simbólico, vamos hastear a bandeira ECO-ESCOLAS.
Isto foi possível graças ao empenho de todos os alunos, professores, pais e encarregados de educação e auxiliares desta escola.
Desta forma comprometemo-nos a continuar a pôr em prática acções amigas do ambiente, porque cada vez mais se torna necessário alertar para a preservação do nosso planeta.
Esperamos continuar também a merecer este galardão nos próximos anos e que façamos por isso.
Obrigada.”

terça-feira, 2 de novembro de 2010