segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Festa de Natal na EB1 de Venade



Foi uma festa muito divertida, com muita boa disposição, cor e alegria. Dançámos, cantámos e representámos! Foram também distinguidos todos os alunos que contribuíram nas campanhas de recolha de tinteiros e REEE!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A EB1 de Venade e as embarcações do rio Minho

A nossa escola, ao longo do 1.º período, construiu uma miniatura de uma das embarcações típicas do rio Minho, a gamela ou masseira. Para nos ajudar nesta atividade contámos com a preciosa colaboração do pescador Manuel Alexandre Rodrigues da Silva.

Aos 8 anos já pescava, mas foi aos 14 anos que tirou a cédula que lhe permitiu praticar esta arte legalmente. Mais tarde tirou a carta de Arrais para poder governar o barco, ou seja, dar-lhe a categoria de mestre, aquele que comanda e ordena a embarcação. Contou-nos, ao longo das várias sessões que tivemos na sua companhia, que a vida de pescador é muito dura, mas que se pudesse escolher outra profissão não o faria, pois o mar e o rio Minho são a sua vida. Além de ser pescador, o Sr. Manuel tem uma qualidade muito especial, constrói pequenas imitações, em madeira, das embarcações que navegam no nosso rio e mar. Algumas das suas obras são expostas em exposições.

Com ele aprendemos a trabalhar a madeira e construímos uma pequena gamela. A nossa embarcação é uma imitação da que navegava no rio Minho antigamente. No tempo em que os barcos andavam à vela e o rio não estava tão poluído com os combustíveis libertados pelos motores. Esta embarcação navega no rio, mas também o pode fazer no mar, desde de que possua licença para tal atividade. Nela podem trabalhar no máximo dois pescadores. Quando navega no rio pode fazê-lo apenas com um, desde que este seja Arrais da embarcação, mas quando vai para o mar tem de ter dois pescadores.

A EB1 de Venade deseja a todos Boas Festas!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Dia Nacional do Mar

Com o intuito de comemorar a efeméride e de promover as atividades ligadas ao mar, foram realizadas diversas atividades, tais Como: pesquisas, cartazes informativos e ilustações. Contamos, ainda, com a presença de alguns familiares/encarregados de educação ligados à temática do rio/mar que realizaram pequenas palestras em cada turma.

















Atelier de Origami

Entre as 12h 30min e as 13h 30min, os alunos do segundo ano, turma B, aprenderam a técnica de Origami, sob a orientação da professora da EB2,3/S, Rosária Carrilho, tendo cada um construido o seu Pai Natal.
A professora voltará para trabalhar com as outras turmas. Os trabalhos efetuados destinam-se a enfeitar a escola na época natalícia.











domingo, 11 de dezembro de 2011

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

No dia 22 de novembro teve lugar mais uma iniciativa que vai ao encontro da temática ambiental " Campanha uma- Casa Portuguesa". Com ela os alunos tiveram oportunidade de recordar a importância dos 5Rs- Reduzir,Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar e aprender novas formas de proteger o ambiente que os rodeia.











segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A EB1 de Venade e a LEITURA


Visita à feira do livro na EB1/JI de Caminha.
Com o sr. João Pinto numa fantástica Hora do Conto!
O professor Abílio leu-nos uma das lendas do mar...

A MISSÃO UP na EB1 de VENADE




Ao longo deste ano letivo a nossa escola irá participar no projeto Missão Up desenvolvido pela Galp Energia, de abrangência nacional, dedicado à temática do consumo de energia, especialmente enfocado nas áreas de fontes de energia, eficiência energética, mobilidade sustentável e pegada energética. Com este projeto pretendemos promover a responsabilização da comunidade local para a tomada de atitudes e alterações de comportamentos futuros para um planeta globalmente mais sustentável. Para este efeito a Galp Energia disponibilizou-nos materiais de apoio e um técnico que veio à nossa escola para apresentar uma aula pedagógica. Com esta primeira atividade ficámos mais sensibilizados para os problemas que a falta de poupança energética está a causar no nosso maravilhoso planeta.