quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A EB1 DE VENADE E A ESCOLA SUSTENTÁVEL

A nossa escola participou no desafio "Olá Sol, adeus interruptor" promovido pelo concurso ESCOLA SUSTENTÁVEL, e este foi o resultado!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS NO CENTRO ESCOLAR DE DEM




No dia 21 de novembro, a Dra. Márcia, da SUMA, fez uma visita ao Centro Escolar de Dem para nos apresentar uma família muito especial: o senhor Arnaldo, a sua esposa dona Graciete, e os seus filhos, o João e a Pipa.

A dona Graciete é sócia do clube da poupança pois compra tudo sem embalagens e corta nos sacos de plástico. Ela só compra mesmo o que é necessário. A sua preocupação é reduzir.

O seu filho João não deita nada fora aproveita tudo pois é inventor e reutilizador.

A filha Pipa gosta de tudo no seu lugar. Não gosta de misturas por isso separa tudo. Faz a separação do lixo.

O pai Arnaldo é responsável pelas regras da família. Transporta as bandeiras do respeito e da responsabilidade.

Com esta família, recordámos a importância dos 5Rs - Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar, e aprendemos muitas novas maneiras de proteger o ambiente que nos rodeia.

DIA NACIONAL DO MAR - E.B.1 DE DEM




A E.B. 1 de Dem para assinalar o Dia Nacional do Mar fez uma vista ao mercado municipal de Caminha. Fomos ver o que o mar nos dá para a nossa alimentação.

Quando lá chegamos vimos várias bancas com muitos e variados peixes.

As peixeiras disseram-nos o nome daqueles peixes todos. Havia: badejos, fanecas, douradas, congro, robalo, tamboril, maragota, solha, pescada e também havia camarão da costa, aranholas, navalheiras e percebes.

Uma das peixeiras ofereceu-nos sardinhas e nós à tarde estivemos a dissecar uma.

Depois com a ajuda do microscópio e da lupa binocular observámos uma escama, a guelra e a pele da sardinha.

A EB1 DE VENADE - GERAÇÃO DEPOSITRÃO

A nossa escola já iniciou a campanha de recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos). Queremos desde já agradecer o contributo de todos os pais e encarregados de educação, da Junta de Freguesia de Caminha e do Sr. Carlos Tenedório.

A primeira recolha já foi efetuada.

Esperamos poder continuar a contar com a colaboração de toda a comunidade!

A EB1 DE VENADE E A AGRICULTURA BIOLÓGICA


No âmbito do programa ECO-ESCOLAS e do projeto Green Cork a EB1 de Loução levou a cabo várias atividades relacionadas com o tema AGRICULTURA BIOLÓGICA. No início de outubro colhemos bolotas que foram semeadas na nossa horta biológica e a terra foi adubada com o composto produzido na escola. O objetivo desta atividade é fazermos a germinação de carvalhos para serem futuramente transplantados para uma zona desflorestada do nosso concelho, a fim de aumentar o pulmão do nosso planeta. Este ano letivo estamos a promover uma horta comunitária num terreno cedido por um proprietário da nossa freguesia. Algumas mães já iniciaram a plantação...

sábado, 19 de novembro de 2011

A E.B. 1 DE DEM NA HORA DO CONTO

No dia 14 de novembro, a E.B. 1 de Dem, deslocou-se à Biblioteca Municipal de Caminha para assistir à Hora do Conto.
Era o nosso amigo João Pinto que estava à nossa espera. Desta vez, foi o Milagre de Isabel e Dinis.
Por fim fizemos um foral para a vila de Caminha, poemas, barcos e árvores. Foi mesmo muito interessante e até à próxima.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia de S.Martinho na E.B.1/JI de Caminha

Na tarde do dia 11 de novembro, São Martinho presenteou-nos com uma tarde de sol que possibilitou a comemoração desta data tradicional.
Ao longo da semana os alunos realizaram várias atividades relacionadas com esta festividade, exploraram a lenda de S.Martinho e a história da Maria Castanha, recolheram provérbios, adivinhas e travalínguas alusivas ao tema e confecionaram um cartucho, reutilizando garrafas de plástico.













terça-feira, 15 de novembro de 2011

O HASTEAR DA BANDEIRA VERDE NO CENTRO ESCOLAR DE DEM





No hastear da bandeira verde estiveram presentes o Sr. Presidente da junta de freguesia de Dem ,a Sr. Adjunta do Agrupamento Coura e Minho, professores, alunos e os pais/encarregados de educação.
Ao fim da cerimónia foi lançado novo desafio a toda a comunidade educativa para se continuar a recolher REEE. Neste ano também podemos recolher grandes eletrodomésticos.
Queremos agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a conquistar a bandeira. Vamos continuar a trabalhar para preservar o ambiente protegendo a Natureza pois o nosso lema é "Um por todos e todos pelo Ambiente".

O CENTRO ESCOLAR DE DEM E A HORTA BIOLÓGICA




A horta biológica do Centro Escolar de Dem já tem: Couve galega, couve nabiça, pencas, alho francês, salsa, espinafres, hortelã, cebolinhos e alecrim.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

E.B.1/JI de Caminha comemora a "Alimentação Saudável"

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro (que este ano foi um domingo), as crianças e os alunos da EB1/JI de Caminha trabalharam o tema “Alimentação Saudável” de 17 a 21 deste mês.
As atividades que envolveram os professores titulares de turma e a Biblioteca culminaram na sexta feira, dia 21 de outubro, com a construção, na cantina, de uma Roda dos Alimentos gigante, a visualização e discussão de dois “power points” alusivos ao tema e a apresentação coletiva da canção “comer bem ou comer mal”, inserida no livro “Canta o Galo Gordo” de Inês Pupo.
Este trabalho efetuado na escola com as crianças e jovens terá como corolário uma palestra proferida pela professora Filomena Cruz da EB2,3/S de Caminha, subordinada ao mesmo tema, mas destinada aos pais/encarregados de educação, no dia 28 de outubro, pelas 18H30, na EB1/JI de Caminha.