sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A EB1 de Venade e o Planeta Azul

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, os alunos leram o livro “Planeta Azul?” de Isabel Magalhães. Após a sua leitura adaptaram a história e elaboraram ilustrações da mesma. As professoras de Educação Musical da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora acompanharam a gravação da história, tocando diferentes instrumentos e produzindo desta forma a música de fundo. A história estimula nos cidadãos a incumbência de defenderem o planeta Terra das numerosas agressões às quais o Homem o expõe.

domingo, 25 de setembro de 2011

E.B.1 DE DEM PREMIADA PELO PROGRAMA ECO-ESCOLAS - GERAÇÃO DEPOSITRÃO

No início do ano letivo anterior, aquando do hastear da Bandeira Verde Eco-escolas, desafiamos toda a comunidade:

“Vamos participar na Geração Depositrão, vamos entregar os REEE para reciclagem!”

Estava lançado o mote para que todos colaborassem na recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, em fim de vida. E não passou muito tempo até que apareceram os primeiros. Aspiradores, torradeiras, varinhas, rádios, televisões e até telemóveis foram chegando em grande quantidade.

Resultado deste esforço, logo no segundo período ganhamos uma impressora. Mas o mais importante estava para chegar!

Foi com muita satisfação que recebemos a notícia. No final do terceiro período, do nosso trabalho resultaram 1315,8 kg de resíduos recolhidos, que se “transformaram” em 32 bicicletas.

Sim… trinta e duas!

É certo que deu trabalho, mas a recompensa chegou. Ganhou o ambiente e ganhamos nós!

Agora, queremos agradecer o esforço de alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação e comunidade envolvente.

Todos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido!

A todos MUITO OBRIGADO.


domingo, 18 de setembro de 2011

A EB1 de Venade aderiu ao programa de reciclagem chamado Tinteiros com Valor que visa a reciclagem de tinteiros e toners vazios.
O programa Tinteiros com Valor ajuda os alunos a desenvolverem o seu lado empreendedor e ensina hábitos de reciclagem e protecção do ambiente.
Os cartuchos de tinteiro e toner contêm substâncias tóxicas que, se forem deitadas no aterro podem derramar para o solo e poluir as águas. Os cartuchos recolhidos nesta iniciativa serão reciclados e reutilizados por empresas especializadas.
Podem ajudar o nosso programa Tinteiros com Valor doando os vossos tinteiros e toners vazios. Temos uma caixa de recolha destes produtos na nossa escola. Por isso, se normalmente deitam os cartuchos vazios no lixo por favor depositem na nossa caixa.

A EB1 de Venade agradece, e o Ambiente também!