sexta-feira, 22 de abril de 2011

A EB1 de VENADE LADO A LADO COM O RIO MINHO







No dia 8 de Abril, a EB1 de Venade fez uma visita de estudo ao Aquamuseu do Rio Minho que está localizado em Vila Nova de Cerveira. Nesta visita observámos o Aquário Público do Rio, o Museu das Pescas e o lontrário.

No Aquário Público do Rio está exposta a vida aquática dos biótopos mais característicos do rio Minho, dividida numa zona de nascente, zona intermédia e zona de estuário. Ao longo da vista podemos observar um percurso que simulava a descida do rio Minho, desde a nascente até à foz.

No lontrário, conhecemos duas lontras, uma algarvia e outra alentejana, ficámos a saber que esta espécie ainda está presente na bacia hidrográfica, mas em número reduzido.

No Museu das Pescas conhecemos algumas artes de pesca antigas e recentes (profissional e desportiva), observámos objectos relacionados com a pesca artesanal, maquetas de barcos e fotografias.

Após a visita, fizemos um piquenique no parque dos Castelinhos.

Regressámos a casa no navio N.R.P. "Rio Minho", que actualmente engloba apenas uma única unidade, é um tipo de lancha de fiscalização, em serviço na Marinha Portuguesa, vocacionada para a patrulha em águas fluviais. O navio foi especialmente concebido para actuação em águas pouco profundas e actua principalmente no rio que lhe dá o nome, fiscalizando a fronteira entre Portugal e Espanha. Além de podermos observar as maravilhosas margens que percorrem o leito do rio Minho, tivemos também a oportunidade de conhecer o interior do navio, de o conduzir e de questionar os magníficos profissionais que nele trabalham 24 horas por dia.

Esta experiência foi inesquecível. Não temos palavras para agradecer à Marinha Portuguesa a oportunidade que nos concedeu.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Eco Dem - 2010/2011 - 2.ª Edição

quarta-feira, 6 de abril de 2011

terça-feira, 5 de abril de 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

COMUNICAR EM SEGURANÇA NA INTERNET



Hoje recebemos a visita da equipa da Escola Segura (GNR), guardas Vera Cruz e Viamonte, que nos vieram falar de “Comunicação em Segurança”.
Depois da apresentação em Power Point feita pelos referidos guardas, os alunos ainda tiveram direito a perguntas cujas respostas ajudaram a elucidar-nos sobre os cuidados a ter no uso da Internet.

“ FAÇA BROTAR UMA IDEIA - COMPOSTAGEM”


No dia 24 de Março passado, veio à nossa escola uma equipa da Suma e a Engª. Márcia leu-nos a “estória” da Minhoca Anoca e do Gafanhoto Peixoto que serviu de sensibilização para a necessidade de desenvolvermos actividades relacionadas com a Valorização por Compostagem e por Reciclagem.
Por coincidir com a Semana da Floresta, fez-nos entrega de várias embalagens de sementes de girassol para serem semeadas na nossa horta biológica e em ambiente das famílias e assim compreendermos a forma como as nossas decisões podem influenciar o Ambiente.
Fomos presenteados com um livrinho que fala de vários aspectos a considerar no que respeita ao Ambiente, designado por “Contos do Jardim”.

CONTINUAM OS TRABALHOS NA HORTA BIOLÓGICA










Os alunos das Turmas B e D deram continuidade à sementeira e plantação de diferentes produtos com que seremos recompensados pela nossa horta biológica.