terça-feira, 29 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA


A Semana da Leitura celebrada em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Coura e Minho chegou ao fim. Para além das actividades desenvolvidas pelos docentes, alguns pais estiveram nas salas de aula dos seus educandos a fazer leituras, mostrando o quanto valorizam esta prática. Na Sexta-feira, dia 25 de Março, na EB1/JI de Caminha, a celebração da leitura culminou com a apresentação em palco de pequenos apontamentos teatrais em que todas as crianças desde a Educação Pré-Escolar até ao 4-º ano de escolaridade foram intervenientes. No evento, participaram ainda alunos do 5.º C da EB2,3/S de Caminha, que frequentaram esta escola durante o primeiro ciclo, e que quiseram partilhar com os colegas as suas leituras. Foi um momento enriquecedor que maravilhou leitores e ouvintes.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A lampreia do Rio Minho - da faina à mesa - EB1 de Venade



No âmbito dos temas "Biodiversidade" e "Mar", os alunos desenvolveram algumas actividades sobre a pesca da lampreia no rio Minho. Para tal foram tiradas fotografias aos pescadores na sua faina. Também puderam observar a Dona Maria, proprietária do restaurante "Café Calçada", mais conhecido por Maria de Venade, a preparar uma das mais famosas iguarias da nossa região.

A LAMPREIA

A lampreia é um ciclóstomo de água doce ou anádromas com forma de enguia, mas sem maxilas. A boca está transformada numa ventosa circular com o próprio diâmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilagem e armada com uma língua-raspadora igualmente cartilaginosa. Várias espécies de lampreia são consumidas como alimento. A lampreia encontra-se principalmente em águas temperadas. Algumas espécies são parasitas, fixando-se a outros peixes, cuja pele abrem com a sua língua-raspadora e sugam-lhes o sangue. Esta é também uma forma de se deslocarem. A lampreia, principalmente a larva ammocoetes, é usada como isco na pesca. No entanto, em alguns países, como Portugal, os adultos são considerados uma especialidade culinária. A poluição dos rios, à qual as larvas são especialmente sensíveis, tem sido a causa da sua quase extinção em muitos rios da Europa. Na nossa região, a lampreia é comida sobretudo em arroz de lampreia, com uma confecção próxima da cabidela, e à bordalesa, um guisado normalmente acompanhado de arroz branco e pão torrado. Alguns restaurantes e casas fazem-na também assada no espeto, e outros ainda fazem-na de escabeche. Em Caminha, a lampreia é pescada e comida de finais de Janeiro a meados de Abril.


Pesquisas elaboradas pelos alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos

terça-feira, 22 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

E


Esta terça, dia 22 de Março, é Dia Mundial da Água.
A Turma B da nossa escola comemorou este dia junto das margens dos rios Coura e Minho.
Aí tivemos oportunidade de observar as correntes das marés e ainda fomos brindados com a observação de aves (garça-branca-pequena e pato real) que desfrutavam das belezas do sapal. Para que a observação fosse mais nítida utilizámos os binóculos.
Ao passarmos junto ao Cais da Ferry estava a chegar da faina um pescador que nos mostrou uma lampreia recém-pescada.
A terminar ainda tivemos tempo de repousar junto ao chafariz do Terreiro.
Foi uma jornada muito aprazível!

LEITURA NA SALA DE AULA POR UM ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO



No dia 21 de Março de 2011 veio à nossa sala um encarregado de educação contar uma história, pois é a Semana da Leitura.
Neste caso foi uma mãe. Foi ela que escolheu o livro: “ Cozinheiras de livros”.
A história falava de uma crise de livros.
Todos gostámos da história e agradecemos por tudo a essa mãe.
Margarida Botelho foi a escritora desse livro e escolheu a editora: “Presença”.
A encarregada de educação foi muito simpática em aceitar o convite da professora e deixou-nos umas bolachinhas em forma de letras.
Depois dessa actividade a professora fez-nos perguntas sobre esse livro.
Adorámos esse momento.

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE











No dia 21 de Março, de tarde, os alunos das turmas da escola de Caminha foram plantar ervas aromáticas ao canteiro da escola.
As professoras levaram as cestas com as plantas.
Todos os alunos colaboraram em plantar as ervas; alguns alunos plantaram e outros regaram.
Foi fantástico plantar as ervas aromáticas na horta biológica da escola.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A HORTA BIOLÓGICA DA EB1 DE VENADE

Agradecemos à Câmara Municipal de Caminha a colaboração que nos prestou no cumprimento de um dos objectivos do Plano de Acção no âmbito do Programa Eco-Escolas, a construção de uma horta biológica.

quinta-feira, 17 de março de 2011

LEITURA DIVERTIDA





Por iniciativa conjunta das responsáveis da Biblioteca Municipal e da Biblioteca Escolar da E.B.1/J. I. de Caminha, decorreu na nossa Escola uma divertida sessão com a animadora sociocultural, Liliana Sousa, que nos veio ler, à sua maneira, o livro “O homem da nuvem escura”, da escritora Inês Vinagre. Esperávamos receber a própria escritora para nos falar do seu livro mas um imprevisto de última hora inviabilizou a sua presença.
Apesar deste contratempo, os alunos do 3º ano de todo o Agrupamento desfrutaram, com muita satisfação, da forma alegre como a referida animadora interagiu com eles.

sábado, 12 de março de 2011

A EB1 DE VENADE E O PLANO NACIONAL DE LEITURA

A EB1 de Venade, no âmbito do concurso Podcast do Plano Nacional de Leitura, fez a gravação de duas histórias adaptadas pelos alunos. Para a gravação contou com a colaboração das professoras de Música Eva Neiva, Ilda Meira e Ana Santos da Academia de Música Fernandes Fão, de Vila Praia de Âncora. Estas docentes acompanharam as leituras dos alunos tocando os seguintes instrumentos: fagote (professora Ilda), viola de arco (professora Eva) e flauta transversal (professora Ana).

Queremos agradecer a maravilhosa colaboração destas profissionais que encheram a nossa escola de belas melodias.

Vamos proteger a CAMARINHA - EB1 de Venade

A camarinha é uma planta que apenas existe de forma espontânea em Portugal. É frequente em sistemas dunares ou em matas baixas dos pinhais. Tem um ordenamento limitado, estando designadamente delimitada à costa ocidental atlântica da Península Ibérica, e as ilhas açorianas de São Miguel, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, se bem que a camarinha açoriana é na verdade uma subespécie.
As suas flores brotam de Fevereiro a Maio, masculinas e femininas em plantas isoladas, a sua polinização é assegurada pelo vento. A ramagem solta um activo e admirável aroma parecido à do mel. Produz um pequeno fruto carnoso branco com apenas uma semente, que é comestível, e emerge de Julho a Setembro, constituindo um apetitoso banquete para animais silvestres e humanos.
Infelizmente, a camarinha é uma espécie em risco, devido ao grandíssimo potencial enquanto planta decorativa.
Antigamente, no nosso concelho, em Caminha, na Praia da Foz do Minho (protegida por um cordão dunar, que também a separa da Mata Nacional do Camarido e com um pequeno sector fluvial, no rio Minho, e outro oceânico com um crescente de dois quilómetros de areia fina, acabando a sul na Ponta Ruiva) existiam muitas camarinhas.
Hoje em dia é muito raro encontrá-las, por esse motivo, no Carnaval a nossa escola decidiu fantasiar-se de camarinhas e distribuir pela população serpentinas que apelassem à sua protecção. Ficámos muito contentes pelo feedback que recebemos, sobretudo pela população mais envelhecida, porque juntamente connosco lamentavam o declínio de tão bela e importante espécie.

Texto colectivo escrito pelos alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos

quarta-feira, 9 de março de 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011