quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ECO DEM 1.ª Edição 2010/2011








Clique sobre as imagens para as ampliar.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"Escola Saudável" na EB1 de Venade

A EB1 de Venade, mais uma vez, promoveu uma acção de sensibilização, sobre a temática “Doenças Crónicas”, desta vez com a colaboração do Centro de Saúde de Caminha. Esta teve por finalidade, sobretudo, a entrada de alunos com doença crónica e a transição de outro aluno para o 2º Ciclo. Neste sentido, salientamos a pertinência deste tema e a adesão quer dos encarregados de educação, das autarquias e do agrupamento.

Intercâmbio de Saberes Inter-geracional - Visita ao Lar do Senhor dos Mareantes

Mais um momento singular de verdadeira partilha de saberes, de sabores e de sentimentos únicos! Sobretudo a vivência de valores tão sublimes e altruístas dos quais o ser humano deve sentir orgulho em possuir. "Netos e avós" deliciaram-se a confeccionar doces e, no final a saboreá-los, em verdadeira comunhão de sentimentos! Podemos, assim, afirmar que todos os objectivos e razões justificativas desta actividade foram plenamente atingidos. Fica a vontade de novos encontros…

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

OS ALUNOS DA E.B.1/J.I. DE CAMINHA FORAM CONHECER REMO INDOOR












Nos dias 26 e 27 de Novembro decorreram, no Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha, o Campeonato do Mundo INAS-FID, o Campeonato Nacional e o Open Internacional de Remo Indoor.
Os alunos da nossa Escola, por terem sido convidados, tiveram oportunidade de tomar contacto com a modalidade no dia 26.
Assim, serviu esta actividade para que os nossos alunos pensem no remo como uma modalidade aquática que também pode ser de lazer.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

“ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A PESCA NO RIO MINHO”







Para nos falar de experiências vividas no Rio Minho, a propósito do tema genérico “O Mar” constante do Projecto Educativo do nosso Agrupamento, foi convidado o Prof. Fernando Serafim que apresentou um documento intitulado “Alguns apontamentos sobre a pesca no Rio Minho” em que se referiu a aspectos da pesca no referido rio desde os tempos dos seus antepassados até aos nossos dias.

DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE


No âmbito do projecto FAPAS, de que a Turma do 4º Ano é participante, celebrou-se no passado dia 23 de Novembro, na nossa Escola, o Dia da Floresta Autóctone.
Neste dia pretendeu-se sensibilizar toda a comunidade educativa, atendendo à importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais e à necessidade de as salvaguardar da destruição.
Assim, foram desenvolvidas diversas actividades, designadamente a elaboração de um cartaz alusivo ao tema, a partir da pesquisa efectuada pelos alunos do 4º Ano, a apresentação de diferentes espécies autóctones da floresta da nossa região, a cargo do técnico camarário responsável pela arborização, Engº. Gomes, que posteriormente foram plantadas, e ainda a acção de sensibilização que contou com a presença do Senhor Vereador do Ambiente.
Queremos agradecer ao FAPAS, na pessoa da Drª. Lucília Guedes, que colaborou nesta iniciativa.