sábado, 30 de outubro de 2010

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PRÉMIOS AOS MELHORES LEITORES 2009/2010




Foi ontem a vez da Biblioteca da E.B./JI de Caminha fazer a entrega de prémios simbólicos aos alunos que no, ano anterior, se destacaram como melhores leitores, assinalando desta forma o Dia das Bibliotecas Escolares. Alguns dos onze contemplados já estão na EB2,3/S de Caminha, pelo que não puderam estar presentes, por estarem sujeitos a horários diferentes. Porém, não deixarão de receber aquilo a que têm direito.
Alunos premiados:
• Maria Porto Sousa
• Sara Isabel de Castro Vieira
• Tatiana Alexandra Lopes Ribeiro
• André Renato Lima de Sá
• Andreia Alexandra Cacais Santos
• Rafael da Cruz Faria Peixoto
• Lopo Guedes Romão da Conceição
• Ana Rita Rodrigues Pereira
• Tiago João Lages Barbosa
• Luana Carvalho de Almeida
• Nelson Filipe Ribeiro de Oliveira

terça-feira, 26 de outubro de 2010

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA


Na passada quarta-feira, 20/10/2010, tivemos, no âmbito da Semana da Alimentação, a visita da mãe do Guilherme Eduardo, do 2º ano, que veio ensinar a fazer yogurtes, com vários sabores, manteiga e queijo a partir do leite de vacas criadas na nossa região.

domingo, 24 de outubro de 2010

A E.B.1 DE DEM NA HORA DO CONTO


No dia 18 de Outubro, a E.B.1 de Dem, deslocou-se a Caminha à Biblioteca Municipal para assistir à Hora do Conto.

A história que ouvimos foi “O barquinho que cresceu” e mais uma vez o nosso amigo João Pinto, levou-nos a entrar no mundo dos sonhos e da imaginação.

Depois, aprendemos a fazer um barquinho de papel e imaginámos a viagem que iríamos fazer nele.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O DOCE DE MAÇÃ NA EB1 DE VENADE


Na sexta-feira veio à nossa escola a D.Glória que, de uma forma muito simpática, nos ensinou a fazer Doce de Maçã, um fruto da época que também pode ser aproveitado se for cozido e lhe juntarmos um pouco de açucar, água e pau de canela.
Ficou uma delícia!
E para tornar o nosso lanche da tarde mais apetitoso fizemos pão...quentinho e barrado com o nosso doce...
Um doce e saudável lanche!
E ainda o pudemos partilhar com a nossa família levando um frasquinho para casa.

DIA NACIONAL DA ÁGUA/PROJECTO GREEN CORK/PROGRAMA ECO-ESCOLAS


No âmbito do projecto Green Cork e do Programa Eco-Escolas, a EB1 de Loução-Venade fez no dia 1 de Outubro uma visita ao Lugar do Pêgo, local onde corre um troço do rio Coura.
Verificámos que este local era excelente para uma praia fluvial, mas que infelizmente está abandonado e em risco de se tornar numa futura lixeira ao ar livre. Ficámos muito tristes com este cenário, por essa razão, escrevemos e entregámos uma carta ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia a expôr todas as nossas preocupações e perspectivas futuras para este local.

"Dizem que o futuro do planeta Terra está nas mãos das crianças, mas esquecem-se de nos dar bons exemplos"

domingo, 17 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NO CENTRO ESCOLAR DE DEM



O Centro Escolar de Dem comemorou o "Dia Mundial da Alimentação". Os alunos, professores e assistentes operacionais fizeram uma salada de fruta, que foi depois saboreada, ao almoço como sobremesa na cantina da escola.

À tarde visualizámos dois filmes. O primeiro foi a "Lagartinha Comilona" e o outro "O Shrek aprende a comer".
Os alunos foram alertados para a necessidade de ter uma alimentação saudável ,pois caso contrário, a saúde do nosso organismo pode estar em perigo.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

OS INSTRUMENTOS MUSICAIS NO CENTRO ESCOLAR DE DEM

A HORTA DO CENTRO ESCOLAR DE DEM


A horta do Centro Escolar de Dem já está plantada. Agora é só esperar que cresçam as couves nabiças para podermos comer os grelos.
Também temos pencas e couve galega. Vamos poder fazer umas deliciosas sopas na nossa cantina.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EB1Seixas - 3.º Prémio - Projecto "Preservação e Recuperação de Ecossistemas Dunares" - FAPAS

Ontem, 13 de Outubro, o nosso dia começou muito cedo. Pelas 08:15 horas, saímos da nossa escola em direcção à cidade de Aveiro uma vez que, na sede do Agrupamento de Escolas de São Bernardo (EB23 de S. Bernardo), nesta cidade, decorreu a cerimónia de entrega de prémios do Projecto "Preservação e Recuperação de Ecossistemas Dunares", promovido pelo Fundo para a Preservação dos Animais Selvagens (FAPAS). O nosso grupo era formado pelos vinte e três alunos da escola, as professoras Isabel Ramalhosa e Ana Cristina Mina, as assistentes Julieta Laranjeira e Anabela São Bento, o coordenador de projectos, professor António Garrido, e a engenheira Angelina Cunha, da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Caminha. Chegados à EB23 de S. Bernardo pelas 11:00 horas, de imediato fomos encaminhados para a biblioteca da escola, onde decorreu a cerimónia de entrega de prémios presidida pelo Prof. Paulo Santos, Presidente do FAPAS.À nossa escola foi atribuído o terceiro prémio deste projecto e foi a nossa colega Inês Santos que, em nome de todos nós, foi receber o prémio das mãos da senhora Directora do Agrupamento, Dra. Glória Leite. Terminada esta cerimónia, a senhora Adjunta Dra. Júlia Casal acompanhou-nos ao refeitório onde nos foi servido o almoço.
De tarde, fomos visitar a EB1 de Vilar, pertencente a este agrupamento, e participámos em várias oficinas (expressão plástica, música e educação física).
Foi um dia muito especial e que nunca esqueceremos. E não esqueceremos porque aprendemos muitas coisas novas, porque fomos recebidos com um enorme carinho por pessoas que não nos conheciam e de quem ficámos amigas, e também porque o nosso trabalho foi premiado. Tudo razões para enfrentarmos novos projectos com mais e mais vontade. Em nota final, o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Caminha por todo o apoio que nos deu e que foi fundamental para o trabalho que desenvolvemos.

Para ver mais imagens, clique aqui.

sábado, 9 de outubro de 2010

O AE Coura e Minho nas Comemorações do Centenário da República através da EB23S de Caminha

As comemorações do Centenário da República no concelho de Caminha ficaram claramente marcadas pela participação do nosso Agrupamento, através da EB23S de Caminha, na parceria estabelecida com a Câmara Municipal e da qual resultou uma enorme riqueza pedagógica.
Às 10:30 h, deste dia 05 de Outubro de 2010, após a interpretação do Hino Nacional por parte da Sociedade Musical Banda Lanhelense, discursou a Luciana Simões (aluna da EB23S de Caminha até ao final do ano lectivo transacto e actualmente a frequentar o 1.º ano na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - para ler o discurso clique aqui), vencedora do concurso "República: O meu Discurso em 2010". A intervenção seguinte correspondeu à senhora Presidente da Câmara Municipal, tendo a cerimónia sido encerrada com uma nova interpretação do Hino Nacional por parte da Banda de Lanhelas.Às 11:00 horas, decorreu na sala de exposições temporárias do Museu Municipal, a inauguração da exposição de trabalhos participantes no concurso "T-shirt da República" e a respectiva entrega de prémios. Este momento contou com a intervenção do Vereador da Educação, Flamiano Martins, e da Directora do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, Maria Esteves.

Fotografia: agimagens

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Gravação do hino de ASC



A turma do 11ºE de Animação Sociocultural da Ancorensis Cooperativa de Ensino gravou o hino de ASC, num estúdio em Caminha, contando com a colaboração do produtor Paulo Baixinho.
A criação de um hino tem como objectivos a união e a homenagem a um curso que serviu de ponte para se conhecerem e criarem amizades novas.
Portugal e Cabo-verde de mãos dadas cantaram a uma só voz um hino que será o mote para o estimulo de sentimentos como o companheirismo e amizade.
Como o próprio hino refere " Projectos, acções vontades e dedicação, a aprender e a crescer, e gente, porque somos especiais, um dia seremos nós os profissionais".

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA



SEMANA REPUBLICANA NA ANCORENSIS

Está a decorrer na Ancorensis Cooperativa de Ensino uma Semana Republicana, integrada no âmbito das comemorações do Centenário da implantação da República em Portugal, uma organização conjunta do Departamento de Ciências Sociais (Grupo de História) e da Biblioteca Escolar.
Do programa constam actividades diversificadas, como exposições, colóquios /debate, concursos, caminhadas e um jantar republicano.
A semana iniciou-se com o colóquio “As mulheres na primeira República”, dinamizado pela Dr.ª Fina d’Armada, investigadora e mestre em História.
No dia 29 de Setembro, foi a vez do Dr. Carlos Branco Morais, economista, investigador e ex Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, apresentar o resultado do seu trabalho de investigação, subordinado ao tema “A implantação da República no Alto Minho”.
Perante um auditório completamente cheio, os palestrantes conseguiram motivar os alunos e suscitar um debate muito enriquecedor, tendo apresentado dados inéditos sobre a participação das mulheres na revolução republicana (incluindo algumas do Alto Minho) e sobre os acontecimentos relacionados com a implantação da República nesta região.
No dia 1 de Outubro, estará presente o Dr. Francisco Sampaio, Presidente da Assembleia Municipal de Caminha e ex Presidente da Junta de Turismo do Alto Minho, a promover o debate sobre “A República em Vila Praia de Âncora - figuras, espaços e vivências”, contando com participação de alunos do 12.º ano, que vão apresentar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa sobre a mesma temática.
No dia 4 de Outubro, pelas 18 horas, estará presente o Dr. Jorge Fão, Deputado à Assembleia da República pelo Distrito de Viana do Castelo, para participar no Colóquio/debate, “A República em Portugal – uma visão republicana”. Esta intervenção será seguida de um Jantar Republicano, na cantina da Ancorensis, com ementa da época, actividades alusivas à efeméride e entrega de prémios aos alunos vencedores do concurso sobre o Centenário da República.
Este Ciclo de Colóquios / debate terminará no dia 6 de Outubro, com a presença do Dr. Pedro Roby, da Real Associação de Braga, para apresentar e debater a temática “A República em Portugal – uma visão monárquica”.


Prof. Teodoro da Fonte

Escola parceira de Berlim visita a Ancorensis


A Ancorensis Cooperativa de Ensino teve o prazer de receber, neste início de ano lectivo, a escola Kurt-Schwitters Gesamtschule, de Berlim, parceira no intercâmbio realizado em Fevereiro de 2010.
O grupo que, de 9 a 20 de Setembro nos visitou, trazia como principal objectivo a elaboração de trabalhos artísticos com materiais recolhidos na observação da nossa paisagem natural e humana. Assim, a professora alemã, Karla Sachse, juntamente com dez alunos ficaram alojados na nossa escola de forma a desfrutar de total disponibilidade para as suas criações.
Durante a estada, o grupo visitou alguns locais de interesse da vila e do concelho, tendo-se também deslocado à cidade do Porto e à localidade espanhola de La Guardia. O bom tempo que se fez sentir, a beleza da nossa praia e da nossa vila, bem como a tranquilidade das nossas gentes foram fundamentais para a consecução dos objectivos desta visita.
O Departamento Curricular de Línguas Estrangeiras acompanhou e retribuiu, da melhor forma possível, a excelente hospitalidade com que os nossos alunos e professores haviam sido recebidos na sua visita a Berlim.
A Ancorensis congratula-se com o sucesso de mais um projecto intercultural, pois a valorização da dimensão europeia na educação mantém-se patente no seu Projecto Educativo, a qual é extremamente enriquecedora, não só para a comunidade escolar como também para a comunidade envolvente.
A parceria com a escola Kurt-Schwitters Gesamtschule sendo um projecto em aberto, irá certamente proporcionar novas e enriquecedoras experiências para todos.



Departamento Curricular de Línguas Estrangeiras