quarta-feira, 23 de junho de 2010

FESTA DE ENCERRAMENTO DO ANO LECTIVO NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA


Encerramos o ano lectivo com uma animada festa dedicada aos alunos finalistas em que os professores das AEC’s e as professoras titulares participaram com as suas turmas e que contou com a preciosa colaboração dos pais e encarregados de educação dos mesmos finalistas quer em termos logísticos quer presenteando todos com um animado sketch teatral. Terminamos este momento com um lanche-convívio entre todos os presentes, oferecido pelos pais/encarregados de educação. Tivemos ainda oportunidade de visionar um pequeno filme sobre as diversas actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo.

TIAGO MARTIM MELHOR DO NORTE NOS 200 BRUÇOS DA PÓVOA DE VARZIM


O jovem nadador da Ancorensis – Serralharia Ribeiro, exibiu-se a alto nível no Torneio da Associação de Natação do Norte de Portugal, realizado na Piscina Municipal da Póvoa de Varzim, ao vencer os 200 metros bruços com novo recorde pessoal.

Está endiabrado este Martim. Quando se tem valor e qualidade e se alia isto ao trabalho, perseverança, gosto por aquilo que fazemos e vontade de fazer bem, o sucesso fica mais perto. É o que acontece com o Tiago Martim.
Nadou os 200 bruços entre os melhores do Norte e quiçá melhores nacionais, sem qualquer tipo de constrangimento ou inquietação, porque já tem consciência do seu valor e do trabalho que tem desenvolvido.
Fez uma prova de grande classe, levando de vencida os seus 25 opositores. Mas mais. Nadou os 200 metros livres com recorde pessoal – 7º entre 79 – fazendo TAC para o campeonato Nacional.
Antes do nacional ainda virá o regional de Verão, onde o Martim poderá de novo chegar ao título.

RESULTADOS
100 m mariposa: 5º Tiago Martim (1.16.19) – 32 participantes.
200 m livres: 7º Tiago Martim (2.20.23) – 79 participantes.
200 m bruços: 1º Tiago Martim (ANCORENSIS) 2.52.72 – 2º Jorge Matos (Gespaços) 2.58.61 – 3º Flávio Silva (Famalicão) 2.59.80 – 4º Nelson Oliveira (Famalicão) 3.04.87 – 5º Pedro Costa (Clube Natação Maia) 3.06.53 – 6º Eduardo Ramos (F.C.Porto) 3.07.62 – 7º Tiago Fernandes (Clube Natação Maia) 3.09.26 – 8º André Pinheiro (F.C.Porto) 3.14.65 – 9º João Poinho (F.C.Porto) 3.18.75 – 10º João Torrado (F.C.Porto) 3.20.63 – 26 participantes.
José Leal

sexta-feira, 18 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Prom 2010


Com um misto de excitação e melancolia, os alunos finalistas da Ancorensis estiveram presentes no Glamorous Prom, a 2 de Junho, na Quinta do Cruzeiro.
Este foi mais um evento onde estiveram presentes, não só os alunos, mas também os seus familiares, alguns professores, funcionários, a Representante da Associação de Pais e também Exm.º Sr.º Vereador do Pelouro da Educação.
O 5º Prom da Ancorensis pretendia celebrar o esplendor da vida e o fascínio das memórias construídas pela convivência entre todos. Relembra-nos que não devemos estar tristes porque algo vai terminar, mas que devemos sorrir porque um futuro esplendoroso está ao alcance de todos.
Neste contexto os nossos finalistas apresentaram-se muito elegantes e bem-dispostos para uma noite recheada de emoção e de alegria, sobretudo para eles que desta forma simbólica se despediram da sua escola.
Na sequência do que aconteceu no ano anterior, alguns alunos finalistas tiveram uma participação mais visível neste Prom, tendo sido responsáveis pela apresentação e por outros momentos da noite.
Seguindo a tradição do baile de finalistas, foram eleitos Rei e Rainha os alunos Nelson Lages e Carolina Lima. Para passar o testemunho nesta cerimónia, estiveram presentes o Rei e a Rainha do Prom do ano anterior, envergando os seus trajes académicos.
O Departamento Curricular de Línguas Estrangeiras, que preparou e levou a cabo esta noite de glamour e divertimento, gostaria de agradecer a todos aqueles que de forma directa ou indirecta tornaram possível a concretização do 5º Prom da Ancorensis Cooperativa de Ensino.

DIA ECO-ESCOLAS NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA


No dia 14 de Junho de 2010 comemorámos mais um Dia Eco-Escolas. Todos juntos vivemos um dia repleto de alegria e aventura…
Visitámos a Mata do Camarido e pudemos apreciar a sua variada flora com a preciosa colaboração do senhor Vereador da Educação, que deu uma lição exímia sobre a mesma.
Esta singular jornada foi ainda preenchida com jogos tradicionais e rematou com uma actividade aquática, no Rio Coura, onde as crianças tiveram oportunidade de desfrutar de um passeio em Kayak, promovida pela Associação de Pais da nossa Escola. Não faltou o lanche e um delicioso gelado!

terça-feira, 15 de junho de 2010

NUNO GRAÇA FAZ HISTÓRIA EM VILA PRAIA DE ÂNCORA


Nuno Graça, do Clube Desportivo Ancorensis – Serralharia Ribeiro, fez história ao ser o primeiro homem a vencer uma prova oficial na Piscina Municipal de Vila Praia de Âncora recentemente inaugurada.

A primeira prova oficial realizada na Piscina Municipal de Vila Praia de Âncora – Torneio Primavera de Cadetes, contou com a presença de mais de uma centena de nadadores da Associação de Natação do Minho.
O jovem ancorensis Nuno Graça, fez as honras da casa e venceu categoricamente as três provas que disputou, bateu vários recordes pessoais (200 livres – 9 segundos e 50 costas - 4 segundos) e o recorde regional de 50 metros livres, do escalão de cadetes A.
Confirma-se o que temos vindo a dizer ao longo dos tempos. O Nuno, têm tido um trabalho sério de treino, adequado á sua idade, privilegiando o futuro em detrimento das vitórias a curto prazo. Mesmo assim, consegue vencer porque é o melhor, demonstrando no entanto uma larga margem de progressão.
Se a aposta do Nuno na natação se mantiver e lhe forem dadas condições para a prática da modalidade no futuro, não temos qualquer dúvida em afirmar que este jovem nadador estará na alta roda da natação nacional.

50 m livres: 1º NUNO GRAÇA (ANCORENSIS 29.02 ( recorde regional) - 2º André Fonseca (Barcelos) 32.26 – 3º Mário Veloso (Sporting Braga) 32.44 – 4º João Lopes (Sporting Braga) 32.79 – 5º Francisco Antas (ED Viana) 33.88 - 23 participantes
200 m livres: 1º NUNO GRAÇA (ANCORENSIS) 2.26.10 – 2º André Fonseca (Barcelos) 2.37.44 – 3º João Lopes (Sporting Braga) 2.38.32 – 4º José Pinto (Sporting Braga) 2.42.76 – 5º Luís Ribeiro (Sporting Braga) 2.43.54 - 24 participantes.
50 m costas: 1º NUNO GRAÇA (ANCORENSIS 35.44 - 2º André Fonseca (Barcelos) 37.10 – 3º João Lopes (Sporting Braga) 37.93 – 4º José Pinto (Sporting Braga) 38.26 – 5º Ricardo Pires (ED Viana) 39.73 - 24 participantes
José Leal

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ainda a visita de João Pedro Mésseder


A propósito deste encontro, importa ainda dar a conhecer o trabalho executado pelos alunos de Venade sobre a obra “ A Canção dos Piratas”. Que belas ilustrações!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Terceiro lugar nas provas de apuramento para as Olimpíadas Internacionais de Física a decorrer em Zagreb, na Croácia.


Aluno da Cooperativa de Ensino, destaca-se uma vez mais no campo da Física

Anualmente a Sociedade Portuguesa de Física selecciona cerca de vinte alunos de entre os melhores classificados nas Olimpíadas Nacionais da Física, nível secundário, do ano lectivo anterior, para participarem em actividades de preparação com vista à participação na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF). As actividades de preparação dos alunos pré-seleccionados contemplam as matérias relativas aos programas estabelecidos pela IPhO e OIbF. Como alguns dos temas abordados não fazem parte do programa nacional de ensino da Física no secundário, torna-se necessária a colaboração a nível universitário que decorre na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.
A fase de apuramento dos alunos seleccionados realizou-se no passado dia 30 de Maio de 2010, na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, tendo o aluno Marvin Fernandes da Silva, que frequenta o 12º ano, na Cooperativa de Ensino Ancorensis, conquistado o primeiro lugar nesta competição de elevado nível, garantindo assim a sua presença nas competições Internacionais de Física, que decorrerão em Zagreb - Croácia, de 17 a 25 de Julho de 2010.
Na edição desta competição em 2009, já o aluno Pedro Miguel Castro Borlido, da Cooperativa de Ensino Ancorensis, tinha conquistado um honroso 1º lugar, integrando a equipa que representou Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física, em Mérida, no México, entre 11 e 19 de Julho de 2009.
É de salutar todo o esforço e empenho revelados pelo Marvin na preparação para estas provas, de elevado grau de exigência, uma vez que teve de se deslocar mensalmente, e durante um fim de semana, à Universidade de Coimbra para estar assistir às aulas de Física na Escola Quark, enquanto que, simultaneamente, mantinha uma boa prestação no seu percurso escolar.
Toda a comunidade escolar da Ancorensis e em especial a docente que tem acompanhado e orientado o aluno agora apurado, professora Maria Helena Azevedo, manifestam todo apoio à sua participação na próxima competição, e desejam desde já o maior sucesso para o seu desempenho.

Prof. Maria Helena Azevedo
Grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas

O CIRCO SAIU DO LIVRO Ancorensis em grande com a Animação sociocultural




O curso de Animação Sociocultural da Ancorensis volta a promover uma grande actividade, agora direccionada para as crianças do infantário do Centro Social e Paroquial de Afife. Cerca de 48 crianças, estiveram, no dia 8 do presente mês, nas instalações da Biblioteca Escolar da Ancorensis a assistir a um momento de promoção da leitura.
As crianças, animadas, ouviram o conto “ O circo da Lua”, de André Gago, merecedor do Prémio de revelação APE/PLB de literatura para a infância e juventude 2000 e do prémio de ilustração de BD de Amadora, pela melhor ilustração infantil. Sob o pretexto de encontrar a lua, nasce uma história infantil, escrita com enorme sensibilidade e ternura que conta como nasceram os palhaços, acrobatas, trapezistas, equilibristas, ilusionistas e malabaristas, até ao aparecimento do mundo mágico que é o circo.
A história, que cativou os pequenos espectadores, saltou do livro e deu-se início a um momento mágico. Os alunos de Animação Sociocultural recrearam um circo que maravilhou as crianças e os adultos presentes. Este grupo andará em “digressão” por outras escolas, mostrando o mundo mágico do circo.

terça-feira, 8 de junho de 2010

O ESCRITOR JOÃO PEDRO MÉSSEDER NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA


Os alunos do 4-º ano de escolaridade de todas as EB1’s deste Agrupamento conheceram, ontem, pessoalmente, o escritor João Pedro Mésseder na Biblioteca da EB1/JI de Caminha.
Durante a sessão, para além de lhe colocarem questões, tiveram a oportunidade de o ouvir dizer poemas de Vinicius de Moraes e de sua autoria, bem como um conto seu.
Atentos e concentrados, os alunos participaram activamente nos desafios que o autor lhes foi lançando.
O encontro foi encerrado com dois apontamentos teatrais pelos alunos de Teatro do 8-º e do 9-º anos da EB2,3/S de Caminha, sob orientação do professor Borlido.
Mais uma vez, contámos com o apoio da Câmara Municipal de Caminha que cedeu o transporte.

EXPOSIÇÃO DE ILUSTRÇÕES


Após leitura e análise das obras, os alunos do 4º ano das E.B1's do Agrupamento Coura e Minho, ilustraram "A Canção dos Piratas" e "Não Venham Já" de João Pedro Mésseder.

Espanta-Pardais - fantoches, jograis, danças e poesia


No passado dia 4, pelas 21:30 horas, decorreu a apresentação do espectáculo "Espanta-Pardais", baseado na obra homónima de Maria Rosa Colaço, no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Caminha que se encontrava no máximo da sua lotação.

Projecto da seara da Biblioteca Escolar da EB1/JI de Caminha (professoras Eduarda Silva e Filomena Martins) e mediante proposta, de imediato foi abraçado pelos professores aposentados Avelino Pedra, Emília Cruz e Fernanda Viana, que o tornaram vivo com a sua competência e paixão pela Língua Materna, em várias sessões realizadas em todas as Escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico do nosso Agrupamento.


Procurando um fim para o projecto, digno da magia das palavras de Maria Rosa Colaço, os três professores aposentados estruturaram um espectáculo composto por um teatro de fantoches, jograis, folclore de todas as províncias portuguesas e um momento final de poesia, onde coube ao professor Avelino Pedra dar vida às palavras da "Pedra Filosofal", de António Gedeão.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

FRANCISCA VERDE DA ANCORENSIS SAGROU-SE VICE-CAMPEÃ NACIONAL DE NATAÇÃO ESCOLAR


Depois de ter ultrapassado as fases distrital e regional, Francisca Verde, jovem nadadora da Ancorensis Cooperativa de Ensino, voltou a estar presente no Campeonato Nacional de Natação do Desporto Escolar, que este ano se realizou na Piscina Municipal de Anadia, do Distrito de Aveiro.
Nadando com a garra que lhe é característica e em representação da DREN, Francisca Verde alcançou por 2 vezes o segundo lugar do pódio, sinal da qualidade que a natação caminhense já conquistou, neste caso ao nível do desporto escolar.
Estão de parabéns a Francisca e o seu treinador, Prof. José Carlos Leal.
E quem sabe se não será de novo seleccionada para representar Portugal nos Jogos da FISEC, que este ano se realizam em França…