quarta-feira, 31 de março de 2010

ALUNO DA ANCORENSIS NA FINAL NACIONAL DO CONCURSO DE LEITURA




Com o brilhante segundo lugar, conquistado na Fase Distrital do Concurso de Leitura, que decorreu em Viana do Castelo, no dia 24 do corrente mês, o aluno Pedro Milhano, do 10ºano, turma A, da Ancorensis, Cooperativa de Ensino, apurou-se para a Final Nacional, que se realizará no próximo mês de Maio.
O Concurso Distrital, dividido em dois escalões, um para o Terceiro Ciclo do Ensino Básico e outro para o Secundário, teve a participação de imensos alunos, em representação de muitas das escolas do distrito de Viana do Castelo. Para chegar à final, os alunos tinham que superar três provas: a primeira de compreensão e conhecimento; a segunda de escrita e criatividade e a terceira de argumentação e raciocínio. As duas primeiras decorreram no período da manhã, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, e a terceira, já com menos candidatos, realizou-se na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo – Sala Couto Viana. Esta última prova foi aberta ao público e permitiu-nos assistir a alguns momentos de argumentação verbal muito agradáveis, protagonizados pelos alunos finalistas. Cada aluno tinha no máximo cinco minutos para fazer a sua exposição oral, perante um júri e à frente de uma plateia muito atenta, constituída por alunos, professores e familiares dos concorrentes. Nenhum aluno esgotou o tempo limite e alguns mostraram algum nervosismo; também o Pedro, mas à medida que foi falando, ganhou confiança e serenidade ao expor as suas ideias sobre José Saramago, cumprindo muito bem os parâmetros de avaliação determinados para esta prova: fluência verbal, capacidade de argumentação, pertinência dos assuntos tratados, postura na apresentação e utilização correcta do tempo de exposição.
Os vencedores do Concurso Distrital e respectivos suplentes são os seguintes:
Terceiro Ciclo do Ensino Básico
1º Inês Isabel Martins, da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo da Correlhã, Ponte de Lima;
2º Inês Monteiro Araújo, da Escola Básica Integrada Diogo Bernardes, Ponte da Barca;
Suplente: Luana Maria Coelho, da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Monção.
Ensino Secundário
1º Sara Rafaela Sousa Rego, da Escola Básica e Secundária de Lanheses, Agrupamento de Escolas de Arga e Lima;
2º Pedro Milhano, da Escola Ancorensis, Cooperativa de Ensino;
Suplente: Joana Cerqueira Afonso do Vale, da Escola Secundária de Ponte de Lima.
A entrega dos prémios aos vencedores do Concurso Distrital decorrerá na manhã do dia 24 de Abril, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, na cerimónia de encerramento do projecto “ Contornos da Palavra”, uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, com várias actividades desenvolvidas com as escolas da região.
Além do Pedro Milhano, que representou o Ensino Secundário, participaram mais três alunos da Ancorensis neste concurso, em representação do Terceiro Ciclo do Ensino Básico: Guilherme Pereira, 7ºD; Filipa Vasconcelos, 8ºA, e Marta Rebelo, 8ºA.
Os alunos da Ancorensis foram acompanhados pelo professor João Vilas, em substituição da professora responsável por esta actividade na escola, professora Luísa Alves da Rocha.
O Júri Distrital de Viana do Castelo do Concurso Nacional de Leitura era composto pelos seguintes elementos:
Rui A. Faria Viana- Director da Biblioteca Pública Municipal de Viana do Castelo. Foi Professor do Ensino Secundário (1982-1991) e Orientador de Estágio do ramo integrado nas licenciaturas em ensino de História e Ciências Sociais da Universidade do Minho (1984-1988).
Maria Humberto Duarte Trigo de Bordalo Morais - Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo). Docente do Grupo 300 (Português).
Maria Teresa da Gama Marques - Professora do Quadro de Nomeação Definitiva do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito (Santa Marta de Portuzelo - Viana do Castelo). Docente do Grupo 300 (Português), Professora Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca.
Prof. João Vilas

domingo, 28 de março de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010

IV SEMANA DA LEITURA DA ANCORENSIS



A Biblioteca Escolar da Ancorensis Cooperativa de Ensino em pareceria com o departamento de Língua Portuguesa, levou a cabo mais uma edição da Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 22 e 26 de Março.
Foram várias as actividades que enriqueceram esta semana. Podemos destacar como actividades de carácter permanente: Semana da gastronomia “Queirosiana”; exposição de fichas de leitura, feitas pelos alunos do 7º, 8º e 9º anos; exposição de trabalhos de escrita criativa; exposição de pintura e artesanato “ Cristos” e exposição de livros/textos e tradições. A comunidade escolar, que foi visitando estas exposições ao longo da semana, manifestou agrado pela qualidade dos trabalhos apresentados. Como já nos vem habituando, a Biblioteca Escolar mostrou ser um espaço e um local onde se podem desenvolver actividades culturais e dedicadas à promoção da leitura de uma forma agradável e com uma qualidade assinalável.
Para além destas actividades de carácter permanente, também puderam assistir a outras pontuais mas com grande interesse pedagógico, nomeadamente Encontro com escritores : Regina Gouveia e Eugénia Frazão. Este último encontro realizou-se nas instalações da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a convite da mesma. Os alunos assistiram à peça de teatro O velho da Horta, a um workshop de literatura portuguesa organizado pelas turmas do 10º e 11ºD e um workshop de palmitos.
Para promover e estimular a imaginação e momentos de reflexão organizou-se o Prazer de Pensar sobre: Livros, Textos e Tradições, que contou com a presença ilustre do Dr. Francisco Sampaio.
A apresentação do livro Memórias, projecto da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira também mereceu destaque nesta semana repleta de actividades direccionadas para o gosto pelo livro e pela leitura.

Escola +





A Ancorensis, neste segundo dia da Escola +, continua a oferecer aos seus alunos momentos únicos de conhecimento.
A turma do 12º A, representado pelos alunos Marvin e João Franco, dedicaram às turmas de informática uma actividade com o objectivo de divulgar a empresa convidada : Gameinvest e demonstrar o processo de comercialização de videojogos e o seu contexto ao nível do mercado.
Esta palestra contou com os palestrantes: Nélio Códices e Mariana Cardoso, responsáveis da empresa convidada. Os convidados abordaram questões relacionadas com o marketing e funcionamento da empresa. Neste momento a empresa tem 8 jogos no mercado e 5 em desenvolvimento. Esta empresa trata desde o design, arte, áudio e programação dos jogos que actualmente são utilizados pelos nossos jovens como por exemplo : House of brass.
As turmas de animação sociocultural reuniram-se no ginásio da escola e realizaram um workshop de danças sociais com o intuito de incrementar nos alunos novos conhecimentos sobre danças, que mais tarde poderão utilizar enquanto profissionais de animação.
O 12ºE, sob a responsabilidade da professora Ana Branco, realizarou um exercício com luz negra, obtendo um resultado magnífico. Os visitantes assistiram a esta demonstração tendo ficado maravilhados com a qualidade da actividade.
O planetário foi recreado pela turma do 7ºC, no âmbito da disciplina de área projecto. Baseados no trabalho do 1º período e no tema Exploração do universo, deram a conhecer o segredo do universo como o buraco negro e formação de estrelas. No fim mostravam uma simulação do impacto de um meteorito na terra. Os visitantes também assistiram a uma projecção da sonda NIN a ir para Marte.
A globalização e os impactos no meio ambiente e os direitos humanos, desemprego e discriminação foram temas abordados pela turma do 12ºF. Através de exposições e visualização de filmes os alunos adquiriram conhecimentos sobre estas áreas.
O Dr. Rui Barbosa, formado em Naturoterapia, pelo instituto português de naturologia, foi o ilustre convidado na palestra sobre Botânica e extracção de essências realizada por um outro turno do 12ºF. O convidado abordou temas relacionados com os óleos essenciais, o que são, para que servem, como são obtidos e como os podemos utilizar. Entre os vários óleos abordados realçou o óleo essencial de alecrim, que serve para revigorar e combater o cansaço. A plateia mostrou-se agradada e entusiasmada com os conhecimentos que ia obtendo.
A Linha das sensações, realizou neste dia de actividades, um desfile de moda para mostrar à comunidade escolar o trabalho realizado ao longo do ano. Para este show contaram com a colaboração do cabeleireiro New Look e sapatarias Vértice. Mostraram o processo de formação de um modelo e da criação de roupas.
“9º ano e depois?” Esta pergunta frequente nos jovens foi trabalhada pelos alunos do 9º D para tentar ajudar os colegas e mostrar soluções de encaminhamento para o futuro e para a nova etapa das suas vidas.

A última palestra do dia contou com a presença da professora Rita Santos. A professora falou aos alunos da sua experiência como voluntária em vários países do mundo. Podemos ser voluntários manifestando a nossa vontade responsável de ajudar os outros sem esperar nada em troca. Esta palestra sensibilizou os alunos e suscitou neles o espírito de fraternidade, compaixão e respeito por aqueles que diariamente dão a sua vida para tratar de outros.,

As turmas de Animação Sociocultural criam tapetes de rua com materiais recicláveis



As turmas de Animação Sociocultural da Ancorensis Cooperativa de ensino realizaram tapetes de rua, inspirados nos típicos tapetes do dia do Corpo de Deus, com materiais reutilizados e recicláveis.
Para esta actividade as turmas contaram com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, que lhe cedeu os moldes e a boa vontade de todos aqueles que de alguma forma ajudaram a arranjar os materiais necessários para o sucesso da mesma.
Com imaginação e criatividade, as turmas de ASC, estiveram durante a manhã de quinta-feira, a realizar o tapete no hall de entrada da escola, para que todos os visitantes o pudessem ver e admirar uma das mais belas artes que se fazem no nosso país.
Esta actividade teve um resultado final espectacular. Os alunos aprenderam esta arte e puderam ao mesmo tempo, chamar à atenção para a quantidade de materiais que são deitados fora diariamente e que poderiam ser reutilizados ou reciclados, contribuindo assim para um mundo melhor

Palestra sobre empreendorismo


O grupo essenza, do 12ºF da Ancorensis, organizou uma palestra onde abordou temas relacionados com o empreendorismo e a criação de empresas. Estas actividades são importantes, no sentido em que desenvolvem competências e preparam os jovens para o mundo do trabalho.
Tendo como palestrantes o Professor, Vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha Flamiano Martins, um voluntário da Sonae Tiago Cruz, e o presidente da empresa vencedora a nível internacional, no ano transacto Luís Silva.
O professor Flamiano demonstrou qual a necessidade de se investir no empreendorismo com os jovens, mostrando que é uma forte forma de se combater a crise com a qual nos defrontamos.
O voluntário da Sonae Tiago Cruz falou um pouco sobre o voluntariado e sobre a necessidade de se inovar para podermos ser criativos e criarmos empresas com sucesso. Para se ter um projecto é preciso ter ideias, mas para o pôr a andar é preciso ter paixão, condição sem a qual, na sua opinião, nada funciona.
Por último tivemos a intervenção do Luís Silva, que nos falou da sua experiência enquanto presidente da empresa vencedora. Esta empresa dedicou-se à construção de Packers, ou seja, guarda Guarda-chuvas. Segundo ele, para se ter sucesso devemos criar um produto inovador e útil para as pessoas.
No final, os alunos que assistiram a esta palestra, mostraram-se contentes com as informações e conhecimentos obtidos. A turma espera ter suscitado em alguns deles, a vontade em empreender novos projectos.

Exposição de cinema


A disciplina de Área projecto promove competências essenciais nos alunos. Eles devem ser capazes de definir objectivos e pôr em prática projectos idealizados. Foi com base nesta ideologia que o 12º A, da Ancorensis, realizou uma exposição sobre cinema.
Seguindo uma sequência lógica foram apresentados os constituintes básicos do cinema como o movimento, a imagem e a cor. De seguida, os visitantes tiveram conhecimento através da exposição de algumas definições de cinema ( produto audiovisual), como é formado ( série finita de imagens fixas, registadas sobre um suporte físico), e a ideia de movimento que é transmitida através de imagens projectadas a uma velocidade maior que a capacidade resolutiva da visão humana.
Não poderia faltar, numa abordagem ao cinema, a nobre homenagem ao caríssimo Charles Chaplin que “ tornou no cinema mudo numa obra prima”.
Esta exposição veio enriquecer a Escola +, dotando os alunos de novos conhecimentos e saberes sobre aquela que é conhecida como a 7ª arte.

12ºF aposta na criação de empresas inovadoras





No âmbito da disciplina de Área-projecto, a turma do 12ºF, dividida em turnos, criou duas empresas inovadoras e interessantes. Na prática aprende-se a teoria. A veracidade desta afirmação prende-se com o facto de os alunos colocarem em prática aquilo que aprenderam na teoria, criando empresas, estatutos, regulamentos e cargos e, exercendo-os com a maior seriedade possível.
Neste sentido, os alunos deram-nos uma mostra do que realizam ao longo do ano.
A empresa Essenzia, que cria produtos com base naquilo que a região nos faculta como plantas e citrinos. Estes produtos vão desde sabonetes a tónicos perfumados, alfinetes de lapela e saquinhos de cheiro. Os alunos podem ainda assistir a um workshop de extracção de essências através da masseração de plantas.
O outro turno criou a empresa Dream e Wallet, dirigida essencialmente para mulheres, já que os seus produtos são sacos, malas e bolsas criadas através de sacos de café. Os alunos, podem assistir a uma exposição de sacos já criados e proceder a encomendas daqueles que mais gostaram.
Estes turnos funcionam como verdadeiras empresas, aplicando lucros, vendendo acções e assumindo o verdadeiro valor do trabalho real.

ESCOLA +




No âmbito da Escola+, a Ancorensis promove junto com as suas turmas uma panóplia de actividades destinadas à comunidade escolar com o intuito de enriquecer e dotar os alunos de novas e pertinentes competências.
O curso de Energias Renováveis da Ancorensis, aproveitou a Escola + para divulgar à comunidade escolar o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, com o intuito de alertar os alunos para os perigos do aquecimento global. A actualidade desta problemática torna necessária a execução de acções que se oponham à actual tendência de degradação do meio ambiente.
Pretendem, com a exposição, experimentação, divulgação e actos de sensibilização, apresentar soluções energéticas alternativas, sobretudo ao nível das bioenergias
( biomassa, biodiesel e biogás), para além das opções do solar e do eólico.
Esta actividade divide-se em três salas. Uma primeira com uma componente expositiva onde se apresentam alguns trabalhos e projectos que os alunos têm vindo a desenvolver, uma outra sala para a componente multimédia de divulgação e sensibilização e por fim uma sala para a componente lúdica e experimental.
O 12ºA, com o grupo interjovens, promoveu um debate intercultural com o objectivo de divulgar a interculturalidade e discutir a integração dos alunos cabo verdianos. Para esta palestra contaram com a presença de 4 convidados: Artur Gigante, proprietário de uma das habitações usadas pelos alunos CV, Pamela Campelo, representante do grupo de acolhimento e Carlos e Ricardo, alunos vindos de Cabo-verde. Iniciaram a palestra com uma comparação entre Portugal e Cabo-verde. Na opinião geral, a integração está a decorrer com naturalidade e de forma positiva. Apesar das diferenças culturais a adaptação foi rápida e tranquila.
O 9ºE convidou o ilustre artesão João Carvalho para uma pequena demonstração de como se trabalha em barro. A sua arte e a forma como trabalha no barro encantou todos os presentes. Os alunos também experimentaram a sensação de manusear este material secular promotor de autênticas obras primas.
O 9ºB dinamizou uma actividade, cujo objectivo era dar a conhecer jogos tradicionais, que infelizmente, estão a passar ao esquecimento. Os alunos desfrutaram de jogos como o Lenço, saco e da colher e do ovo.
O 10ºA em conjunto com o 10ºB, realizaram um projecto de apresentação intitulado “ Os elementos devem estar loucos”. O seu objectivo era dar a conhecer os elementos químicos e a ligações entre eles. A actividade consistia em vários jogos e depois havia uma apresentação das reacções químicas possíveis entre os vários elementos da tabela periódica, através de uma espécie de dramatização.
“A gente e o mar” foi dinamizada pela turma do 7ºD com o objectivo de dar a conhecer a interligação do mar com a comunidade piscatória do concelho, nas suas vertentes lúdicas, económicas e artísticas. Os visitantes assistiram também a uma demonstração de nós de redes de pesca.
Os alunos dos cursos de mecânica, com o professor Paulo Garrido, desenvolveram uma actividade chamada de “Olha a electrónica”. Esta actividade visou mostrar à comunidade escolar os projectos desenvolvidos por estas turmas na componente técnica, nomeadamente, no funcionamento electrónico de um veículo automóvel, mostrando as potencialidades do motor.
“Mostra musical” dinamizada pelo 9ºC é um projecto ligado à música onde os alunos mostram as suas capacidades musicais e conhecimento sobre cantores e respectivas músicas. Para terminar os alunos podiam usufruir de momentos lúdicos com um karaoke.
A dança também se fez notar com um workshop de Tango argentino. O 12ºF , na disciplina de sociologia mostraram um pouco sobre aspectos relacionados com o país e terminaram com uma aula de dança.
“Nós e os vulcões” foi uma actividade dinamizada pelos 7º anos com o objectivo de conhecer os vários tipos de erupções vulcânicas, compreender como é formado o vulcão e conhecer os vários tipos de materiais vulcânicos. Esta actividade dividiu-se na exposição de vulcões e realização de erupções vulcânicas.
Para motivar os alunos para a língua inglesa realizou-se um workshop intitulado “English is fun”. Através de jogos e pequenas fichas de trabalho conseguiram adquirir mais conhecimentos relativos a esta que é uma das línguas mais faladas do mundo. O departamento de línguas estrangeiras também organizou uma actividade que motiva para a aprendizagem de novas línguas, chamada de “ diferentes línguas, diferentes culturas”.
O clube de robótica presenteou os visitantes com uma demonstração do cão robot. Os alunos assistiram às capacidades tecnológicas que este animal electrónico é capaz de fazer.

terça-feira, 23 de março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

NA E.B.1/J.I. DE CAMINHA O PAI FOI REI!



Canção Adaptada para o Dia do Pai

Querido pai, querido pai então que tal?
Um bom dia eu te quero desejar,
Um carinho, um miminho e um beijinho
Aqui estou, cantando para te dar!

Querido pai, querido pai então que tal?
Nós andamos do jeito que tu queres.
Entre os dias que nos portamos menos mal
Lá vem um que nos dá mais que fazer.

Mas falemos de coisas bem melhores
Aqui juntos, para ti vamos cantar.
Somos muitos, podemos desafinar,
Mas a festa irá continuar!

Caminha, 19 Março de 2010

Letra da autoria da Professora das A.E.C.'s, Anabela Assis!

quinta-feira, 18 de março de 2010

CONVITE






No próximo dia 26 de Março (sexta-feira) os alunos da EB1/JI de Venade vão colaborar/participar na II Corrida Solidária, às 10.30h na Av. Barão de S. Roque.
APAREÇAM! COLABOREM! PARTICIPEM!

quarta-feira, 17 de março de 2010

A BIODIVERSIDADE E A SERRA D'ARGA


A Serra d’ Arga é um espaço de elevada importância para a conservação da natureza, em particular da biodiversidade (habitat de elevado número de espécies), o que se traduz na necessidade de preservar, manter e proteger os habitats naturais da fauna e flora selvagens. É por isto que a Serra d’ Arga foi incluída e classificada numa lista nacional de sítios de uma rede ecológica europeia, conhecida por Rede Europeia Natura 2000.
Cerca de 4 500 hectares da Serra d’ Arga fazem parte da Rede Europeia Natura 2000. Esta Serra faz parte de quatro concelhos: Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. O Concelho de Caminha encontra-se muito bem representado pelas aldeias pastoris conhecidas pelas “Argas”: Arga de S. João (onde está o mosteiro de S. João d’ Arga), Arga de Baixo e Arga de Cima. Estas três freguesias caminhenses possuem no seu conjunto cerca de 175 habitantes, com idades em média compreendidas entre os 50 e os 65 anos, possuindo apenas 5 alunos no Centro Escolar de Dem. O despovoamento acelerado das “Argas”, bem como o envelhecimento da sua população, sem regeneração juvenil é característico de todas as comunidades rurais de montanha que se encontram espalhadas por todo o país, essencialmente na região Norte.
Emerge entre as margens do rio Lima e do rio Coura e é um grande maciço de granito de grão grosseiro.
É atravessada por inúmeros regatos e rios que nas suas zonas mais elevadas nascem, percorrendo toda a serra e desembocando no Rio Coura, no rio Lima para confluírem nas salgadas águas do Atlântico, sendo o mais conhecido o Rio Âncora, com as suas belíssimas quedas de água e os ribeiros de S. João e de Arga que correm desenfreadamente entre os importantes caos de blocos graníticos e formando pelos seus leitos refrescantes piscinas naturais.
O clima de Serra d’ Arga é característico da influência atlântica. Contudo registam-se precipitações orográficas em virtude do choque com a barreira montanhosa e condensações que ela provoca, logo os valores de precipitação são mais elevados. De forma mais superficial, podemos dizer que os Invernos e Primaveras são chuvosos e frios e os Verões muito secos e muito quentes.
A arborização característica da Serra d’Arga não é representativa, porém nos lugares próximos dos povoados encontram-se carvalhos, sobreiros), pinheiros, amieiros, castanheiros, oliveiras e o medronheiro. Estas espécies encontram-se de forma muito singular nesta Serra, constituindo pequenos bosquetes com grande diversidade florística. Contudo existem espécies de elevado interesse, uma vez que constituem uma raridade no país ou constituem endemismos da Serra d’ Arga. Como endemismo de elevada importância temos o feto-real que abunda junto das margens dos ribeiros que serpenteiam a serra. Nas grandes chãs da serra podemos encontrar turfeiras com uma grande quantidade de musgos. Nas vertentes da Arga, surgem nas zonas húmidas criadas pelos inúmeros ribeiros e riachos e linhas de escorrência, as denominadas “orvalhilhas”. Nestas zonas ocorre, igualmente, uma espécie rara com uma distribuição muito reduzida no nosso país – o Lycopodium inundatum.
A Serra d’ Arga é por excelência o local-tipo para a espécie Armeria humilis, apenas ocorrendo nesta serra e na vizinha Serra Amarela (maciço montanhoso enquadrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês). Na área que constitui a Chã Grande surge uma população bastante grande e compacta de Narcissus pseudonarcissus.
No que respeita a arbustos, predomina o tôjo e as urzes em menor quantidade encontra-se o loureiro, o medronheiro e o azevinho. É de destacar e digno chamar a atenção que grandes áreas da Serra encontram-se invadidas por um arbusto exótico, denominado vulgarmente por acácia-espinhosa, considerado infestante no nosso país, quer pelos graves problemas que representa para as mais diversas espécies cinegéticas, como para a flora autóctone, assim como pelo impacto ambiental que causa devido à sua facilidade em propagar-se com os incêndios florestais (espécie pirófita).
Serra d’ Arga destaca-se a nível da conservação da natureza por apresentar uma elevada biodiversidade, a qual permitiu a sua inclusão na Rede Natura 2000. Sendo digno de salientar a existência de espécies de elevado valor no que respeita à sua conservação, tais como: Lobo, Gato-bravo, Lontra, Corço, Musaranho, Toupeira-d’ água, Lagarto d’ água e o Peneireiro-vulgar.

Centro Escolar de Dem

quinta-feira, 11 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

XADREZ NA BIBLIOTECA DA E.B.1/J.I. DE CAMINHA


A Biblioteca da Escola EB1/JI de Caminha aceitou de bom grado a proposta apresentada pelo professor Arsénio Calheiros, que está à frente do Clube de Xadrez, na EB2,3/S de Caminha, de à hora de almoço possibilitar aulas desta modalidade aos alunos do estabelecimento de ensino, onde está sedeada.
A primeira sessão teve lugar na segunda-feira, dia 8 de Março, e contou com a participação entusiástica de 24 alunos dos diversos anos de escolaridade do 1º Ciclo, orientados pelo professor acima referido e por dois dos seus alunos.
Esta actividade, que contribui para o desenvolvimento intelectual das nossas crianças, treinando a sua concentração, o raciocínio e o respeito pelo outro, deflui do espírito de colaboração entre os diferentes ciclos do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, evidenciando uma verdadeira articulação entre eles.

A professora bibliotecária

A LEITURA EM DESTAQUE



A Biblioteca sedeada na Escola EB1/JI de Caminha e os Docentes do Pré-escolar e do 1ºCiclo do Agrupamento de Escolas Coura e Minho promoveram, entre 1 e 5 de Março, diversas actividades para festejar a leitura, indo, desta forma, ao encontro do que é preconizado pelo Plano Nacional de Leitura.
Foi a “Semana da Leitura”, em que as crianças e os alunos tiveram oportunidade de ouvir ler histórias e poesia, mas também de ser protagonistas, lendo para os outros, fazendo dramatizações, teatro de sombras e ilustrações do que lhes foi lido.
É de realçar a participação da Associação de Pais da Escola Primária de Caminha, bem como a dos alunos de Teatro da EB2,3/S de Caminha, supervisionados pelo seu professor, Fernando Borlido, que evidenciam o empenho de todos para que os nossos pequenos sejam, no futuro, cidadãos possuidores de uma real capacidade leitora.
A Professora Bibliotecária

domingo, 7 de março de 2010