quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA EB1/JI DE CAMINHA EMPENHADA NA PROMOÇÃO DA LEITURA



A Associação de Pais da Escola Primária de Caminha volta a oferecer livros à Biblioteca sediada na escola frequentada pelos seus educandos: catorze títulos da série Geónimo Stilton, alguns dos quais recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, a que acrescentou “Somos Todos Diferentes” de Emma Damon.
Desta vez, a oferta surgiu na sequência de uma conversa com a professora bibliotecária em que esta informou do êxito obtido por estas obras junto dos nossos alunos do terceiro e do quarto anos de escolaridade, e do facto de a sua procura não ter a resposta desejável devido ao reduzido número de exemplares disponíveis na Biblioteca.
Os alunos, que logo correram a requisitá-los, reconhecidos, agradecem.

ESCUTANDO HISTÓRIAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS



Os alunos do 2º Ano da E.B.1 de Caminha, em conjunto com os alunos do 2º Ano da E. B.1 de Moledo, deslocaram-se à Biblioteca Municipal, no âmbito do Projecto "Caminha com todas as letras", para ouvir o contador de histórias António Fontinha.
A experiência foi muito proveitosa. Os alunos ouviram atentamente as Histórias Tradicionais Portuguesas contadas e participaram positivamente.

AS TURMAS DO 10º ANO DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL DA ANCORENSIS PARTICIPAM NO WORKSHOP DE SOM E LUZ


No passado dia 26 e 28 de Janeiro, as turmas de Animação Sociocultural da Ancorensis participaram num workshop de som e luz, promovido pela Dêdê Música em Ponte da Barca.
A Animação sociocultural é uma forma de intervenção social, cultural e educativa que possibilita o desenvolvimento de estratégias concertadas como resposta aos novos desafios e realidades da comunidade.
Os diferentes contextos, práticas e realidades com que um animador sociocultural se pode defrontar ao longo da sua actividade profissional são uma preocupação para a Ancorensis.
Com o intuito de preparar os alunos para o exercício competente e consciente das suas futuras profissões, a Ancorensis proporcionou esta experiência única de poderem contactar com materiais, sons, luzes e técnicos competentes.
A empresa Dêdê música, que se dedica à produção de espectáculos, cedeu alguns dos seus técnicos de som e luz para transmitirem um pouco dos seus conhecimentos.
Esta possibilidade de contactarem in loco com toda a realidade subjacente à produção de um espectáculo é uma preocupação constante da Ancorensis, que tem como objectivo a formação contínua para o bom desempenho dos seus alunos no mercado de trabalho.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O nosso mar

Ao longo do 1º período o nosso grupo desenvolveu um sub-tema: “O nosso mar”.
Neste trabalho procuramos conhecer e aprofundar alguns conhecimentos acerca do oceâno que banha a nossa costa.
De uma forma sucinta vamos mostrar-vos um pouco que nós descobrimos.

SABIAS QUE …

 O Oceâno Atlântico formou-se à cerca de 200 milhões de anos, com origem na reparação nas placas americanas, euro-asiáticas e africanas. Esta quebra deu origem a uma cordilheira de montanhas, que se chama Crista Média Atlântica.

 As correntes fazem com que a temperatura das marés varie, fazendo assim com que as marés possam ser frias ou quentes.

 Os mares são salgados devido aos minerais que os rios transportam para estes.

 As ondas são águas movimentadas pelo vento.

 Nas costas, a altura da água sobe e desce duas vezes por dia. Estas mudanças chamam-se maré alta e maré baixa, e produzem-se devido à atracção da Lua e do Sol.


 Ao longo do litoral e mesmo no mar existem enumeras espécies marinhas, as algas são as plantas marinhas mais predominantes, podem ser castanho, vermelhas ou verdes e também possuem caules, folhas talosas e algumas têm órgãos de fixação parecidas com raízes.

Com este trabalho ficamos a conhecer melhor o nosso planeta, a origem dos oceanos, porquê que a água é quente ou fria ou salgada, o que são ondas e marés e também ficamos a conhecer as plantas marinhas nomeadamente as algas.

Área de Projecto 7ºD
Ana Figueiras e Joana Oliveira

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Recompensa do prémio atribuído à turma que venceu o concurso de Decoração de Natal


No passado dia 15 de Janeiro, entre as 14:00 e as 17:00 horas, alguns alunos do 11ºA foram ver o filme “Avatar”, juntamente com a professora de Português, Isabel Fernandes, como recompensa do prémio atribuído à turma que venceu o concurso de Decoração de Natal, cujo objectivo era desenvolver o espírito de camaradagem dentro da turma. A turma, utilizando a imaginação, realizou um presépio ao vivo, não faltando o menino Jesus, a vaquinha, o burrinho, as ovelhinhas e até o anjo.
A turma dirigiu-se assim ao cinema para a tão esperada visualização de “Avatar”.
“Avatar” é o nome da mais longa e mais cara produção cinematográfica de sempre, dirigida por Cameron, também ele director do inesquecível e emocionante filme “Titanic”. Este feito custou nada mais nada menos que 300 milhões de dólares, fora os custos de publicidade que subiram ainda mais a parada. Avatar tão poderoso, deslumbrante, e visualmente revolucionário ganhou agora o Óscar de Melhor filme.
É a história de um ex-Marine que se vê envolvido em hostilidades num planeta desconhecido, habitado por “aliens” em exóticas formas de vida. Como ele é “Avatar”, uma mente humana num corpo de alien, encontra-se dividido entre dois mundos numa desesperada luta pela sobrevivência.
Ao mergulhamos no mundo de Pandora observamos um universo colorido e belo, que nos remete para algumas das noções que temos de paraíso. Lá encontramos as mais variadas e bizarras espécies de animais e plantas, assim como o tal povo Na’Vi. Azuis, de olhos amarelados e enormes, os Na’Vi são um povo ligado essencialmente à natureza. No entanto, a iminente ameaça dos humanos em relação ao seu território, torna-os hostis e protectores.
Dizia-se que Avatar seria algo nunca antes visto. Visualmente estamos perante uma obra de arte tridimensional, perfeita em todos os sentidos. O trabalho massivo, pormenorizado, é muito mais do que aquilo que era possível de imaginar. Estamos a falar de 162 minutos quase na sua totalidade criados em animação 3-D, que nos transportam fisicamente para o universo magnífico de Pandora. Os óculos 3-D foram uma experiência engraçada em que não faltou uma dose de gargalhadas. A utilização destes óculos é uma experiência em que deixamos de estar presentes numa sala de cinema, e passamos a estar do outro lado da tela.
Foi uma tarde diferente e bastante divertida!
11ºA

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Visita a Serralves




No passado dia 7 de Janeiro, os alunos do 8ºano participaram numa visita de estudo ao Museu de Serralves. Enquanto uns visitavam as exposições e os jardins, dois grupos participavam em oficinas temáticas denominadas “Esculturas no Parque” e “Arquitectar”... Na primeira os alunos puderam criar pequenas Esculturas. De seguida, procuraram contextualizá-las num espaço que lhes conferisse um valor criativo e estético mais enriquecedor e harmonioso. O segundo grupo tendo como base a planta do museu de Serralves, realizou uma maquete levantando paredes de zonas distintas do museu, que quando se juntavam umas às outras desenhavam um novo museu.
No museu, a exposição “Serralves 2009” incide particularmente sobre formas de edição múltipla da obra de arte através do livro de artista, do som e da fotografia. Grande parte do espaço da exposição é dedicada à colecção de livros de artista da Biblioteca da Fundação de Serralves. Trata-se de uma importante memória da criação artística desde os anos 60 até aos nossos dias através dos mais variados formatos, livros, cartazes, filmes, postais e revistas. A fotografia e o filme aparecem num confronto com o real, para além da sua condição documental ou estética.





Exemplos de trabalhos realizados pelos alunos Francisca Gonçalves, Meritxell Medeiros e Brian Silva na Oficina temática “Esculturas no Parque”
Rosário Marques e Pinho

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

NATAÇÃO ANCORENSIS NO PÓDIO DO VI TORNEIO INTERNACIONAL DA BENEDITA


As equipas de Absolutos do Clube Desportivo Ancorensis – Serralharia Ribeiro,, alcançaram o 3º lugar colectivo no VI Torneio de Natação da Benedita, no Distrito de Leiria, em competição com algumas das melhores equipas nacionais, obtendo ainda 3 vitórias individuais

Saldou-se por um assinalável êxito, a participação do Clube Desportivo Ancorensis – Serralharia Ribeiro, no VI Torneio de Natação da Benedita.
Além do 3º lugar colectivo – entre 16 equipas, algumas da 1ª Divisão nacional – os nadadores ancorensis venceram individualmente 3 provas – Ana Teixeira nos 200 bruços, Cátia Moura nos 400 livres e Rui Freixo nos 200 costas, alcançaram 26 finais A e 6 finais B, obtiveram 6 medalhas de prata e 4 de bronze além das 3 de ouro e Rui Freixo bateu o recorde do torneio na prova de 200 costas.
Está no bom caminho a natação ancorensis

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º Bairro dos Anjos 509 pontos – 2º Benfica 452 – 3º ANCORENSIS – SERRALHARIA RIBEIRO 448 pontos – 4º Pimpões/Cimai 373 – 5º Escuelas Deportivas de Mérida 363– 6º Benedita 303 – 7º Alcobaça 252 – 8º Sporting Espinho 192 – 9º Bombeiros Caldas da Rainha 184 – 10º Atlético do Montijo 118 – 11º Naval da Nazaré 77 – 12º Núcleo de Pombal 71 – 13º Entroncamento 64 – 14º Búzios de Coruche 58 – 15º Viana Natação 38 – 16º Académico Leiria 35
FEMININOS
Eliminatórias
100 m livres: 7ª Ana Gonçalves 1.06.96 – 13ª Francisca Verde 1.10.38 – 32 participantes; 200 m bruços: 1ª Ana Teixeira 2.51.90 – 29 participantes; 200 m mariposa: 7ª Cátia Moura 2.43.78 – 12ª Francisca Verde 2.50.18 – 26 participantes; 100 m costas 4ª Ana Gonçalves 1.11.80 – 5ª Marta Freixo 1.12.77 – 28 participantes; 100 m mariposa: 7ª Marta Freixo 1.13.61 – 16ª Francisca Verde 1.18.90 – 33 participantes; 200 m costas: 4ª Ana Gonçalves 2.33.20 – 6ª Cátia Moura 2.36.93 – 32 participantes; 200 m estilos: 3ª Ana Teixeira 2.39.02 – 7ª Marta Freixo 2.41.31 – 32 participantes; 100 m bruços: 2ª Ana Teixeira 1.21.80 – 32 participantes; 50 m livres: 6ª Ana Teixeira 30.18 – 13ª Cátia Moura 31.26 – 33 participantes; 50 m costas: 4º Ana Gonçalves 32.88 – 33 participantes.
Finais B
100 m livres: 5ª Francisca Verde 1.09.94; 200 m mariposa: 5ª Francisca Verde 2.51.88; 50 m livres: 5ª Cátia Moura 31.66; 100 m mariposa: 7ª Francisca Verde 1.17.97;
Finais A
400 m estilos: 4ª Marta Freixo 5.30.07; 100 m livres: 6ª Ana Gonçalves 1.06.69; 200 m bruços: 1ª Ana Teixeira 2.43.56; 200 m mariposa: 6ª Cátia Moura 2.39.32; 100 m costas: 3ª Ana Gonçalves 1.09.77 – 8ª Marta Freixo 1.15.71; 50 m livres 5ª Ana Teixeira 29.75; 400 m livres: 1ª Cátia Moura 4.41.54; 100 m mariposa: 8ª Marta Freixo 1.14.48; 200 m costas: 5ª Ana Gonçalves 2.33.54 – 6ª Cátia Moura 2.33.72; 200 m estilos: 3ª Ana Teixeira 2.34.62 – 5ª Marta Freixo 2.39.18; 100 m bruços: 2ª Ana Teixeira 1.20.31; 50 m costas: 4ª Ana Gonçalves 32.67; Estafeta 4 x 100 m estilos: 4ª ANCORENSIS (Ana Gonçalves, Marta Freixo, Ana Teixeira, Cátia Moura) 4.53.97; Estafeta 4 x 100 m livres: 4ª ANCORENSIS ( Cátia Moura, Francisca Verde, Ana Gonçalves, Ana Teixeira) 4.23.98.
MASCULINOS
Eliminatórias
100 m livres: 5º César Silva 59.41 – 10º José Ribeiro 59.85 – 33 participantes; 200 m bruços: 1º Carlos Sotelo 2.37.07 – 29 participantes; 200 m mariposa: 3º Venâncio Ferreira 2.25.35 - 4º César Silva 2.26.40 – 25 participantes; 100 m costas 1. Rui Freixo 1.02.57 – 12º José Ribeiro 1.08.70 – 32 participantes; 100 m mariposa: 6º César Silva 1.03.77 – 7º Venâncio Ferreira 1.04.95 – 34 participantes; 200 m costas: 1º Rui Freixo 2.20.63 – 4º José Ribeiro 2.23.98 – 31 participantes; 200 m estilos: 1º Carlos Sotelo 2.19.22 – 7º José Ribeiro 2.25.61 – 32 participantes; 100 m bruços: 4º Carlos Sotelo 1.13.75 – 32 participantes; 50 m livres: 2º Carlos Sotelo 25.67 – 14º Venâncio Ferreira 27.17 - 34 participantes; 50 m costas: 2º Rui Freixo 28.83 – 33 participantes.
Finais B
100 m livres: 4º José Ribeiro 1.00.07; 50 m livres: 4º Venâncio Ferreira 27.00; 100 m costas: 4º José Ribeiro 1.09.30.
Finais A
400 m estilos: 2º Rui Freixo 4.48.07; 200 m bruços: 2º Carlos Sotelo 2.33.03; 200 m mariposa: 3º Venâncio Ferreira 2.23.34 – 5ª César Silva 2.25.07; 100 m costas: 4º Rui Freixo 1.01.51; 50 m livres 2º Carlos Sotelo 25.53; 400 m livres: 6º Venâncio Ferreira 4.34.01; 100 m mariposa: 6º César Silva 1.03.10 – 7º Venâncio Ferreira 1.04.69; 200 m costas: 1º Rui Freixo 2.09.25 – 7º José Ribeiro 2.25.26; 200 m estilos: 4º Carlos Sotelo 2.16.16 – 8º José Ribeiro 2.29.16; 100 m bruços: 3º Carlos Sotelo 1.11.28; 50 m costas: 2º Rui Freixo 28.76 Estafeta 4 x 100 m estilos: 2ª ANCORENSIS (Rui Freixo, César Silva, Carlos Sotelo, Venâncio Ferreira ) 4.14.82; Estafeta 4 x 100 m livres: 4ª ANCORENSIS ( Carlos Sotelo, César Silva, Venâncio ferreira, Rui Freixo) 3.48.50.



JOSÉ LEAL

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PROJECTO ESCOLA ELECTRÃO

Entre os dias 13 e 29 de Janeiro irá decorrer na Ancorensis - Cooperativa de Ensino uma campanha de recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, no âmbito do projecto “Escola Electrão”, ao qual a escola aderiu.
Durante este período de tempo, irão estar na nossa escola mini pontos electrão localizados no hall de entrada e junto à sala dos professores.
A Escola Electrão é um projecto da AMB3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos Eléctricos e Electrónicos), que conta com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente e é destinado às escolas do Ensino Básico (2º e 3º ciclos) e do Ensino Secundário.
O seu objectivo primordial é sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).
Irá decorrer ainda no 21 de Janeiro, o Dia Electrão, que consiste na visita de um ponto electrão metálico às escolas aderentes, no sentido de alertar todos os participantes para a importância deste tipo de iniciativas.

Contribuam que o ambiente agradece.
Professoras responsáveis,
Rosabel Presa
Helena Azevedo
Sónia Lima

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Cuquedo


A coordenadora das bibliotecas escolares, Eduarda Silva, veio à nossa sala contar a história "o Cuquedo".
Os meninos acharam a história muito interessante. Esta história tinha uma fase que se repetia constantemente "ALTO LÁ". É uma história de repetição em que se vão acrescentando elementos ao longo da história aos mencionados anteriormente, neste caso animais.
No final os meninos descobriram que o Cuquedo é um animal muito assustador que prega sustos a quem estiver parado no memo lugar, no entanto, nem ele sabia que como bichinho tão pequenino conseguia que os grandes tivessem medo dele. A história acaba com o Cuquedo a pregar um grande susto a animais muito maiores que eles.
Com base na história trabalhamos a área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita elaborando um cartaz muito lúdico onde as crianças brincam com as palavras da história trocando as letras; fizemos o levantamento de qualidades (adjectivos) do Cuquedo que vão trocando na frase " O Cuquedo é ...".
Aprendemos a fazer a divisão silábica das palavras quando as partimos aos "bocadinhos" e decorámos um cartaz com padrões geométricos repetindo as cores do padrão trabalhando desta forma o Domínio da Matemática.
Esta história não pára por aqui. Brevemente daremos mais noticias.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Centro Escolar de Dem e o cantar dos Reis

PRESENTE DE NATAL DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA E.B. 1/J.I. DE CAMINHA



A Associação de Pais da Escola Primária de Caminha quis, neste Natal, dar a sua contribuição para o aumento do fundo documental da Biblioteca sediada na escola frequentada pelos seus educandos, oferecendo livros e jogos didácticos, que permitirão estimular as crianças e os alunos do Agrupamento para a leitura recriativa e de estudo. Este acto merecedor do nosso maior aplauso e da nossa gratidão demonstra a consciência que esta Associação possui da importância de todos juntos trabalharmos para elevar os níveis de literacia dos portugueses desde a mais tenra infância.
A Professora Bibliotecária: Eduarda Silva.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Festa de Natal na EB1/JI de Caminha



Estamos no ínício de um novo ano, cheios de energia e de entusiasmo para o aproveitar da melhor forma, mas não podíamos deixar de dar ainda notícia da nossa comemoração do Natal.

Ancorensis Cooperativa de Ensino cria Mini – Empresa

Os alunos da Ancorensis Cooperativa de Ensino criam a sua própria Mini-Empresa no âmbito do programa A Empresa. A Mini-Empresa, a que os alunos deram o nome de “Dream & Wallet”, vai produzir e comercializar um produto útil, versátil, ideal para mulheres jovens e adultas realizarem as sua compras (saco de compras ecológicos e impermeáveis), a partir de agora e até ao final do ano lectivo, quando termina o programa.
A Dream & Wallet, AE, envolve 8 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e 18 anos. Neste programa, os alunos organizam e gerem a sua própria Mini-Empresa durante um ano lectivo. Elegem a Direcção entre os colegas, vedem títulos de participação da Mini-Empresa, financiam e comercializam um produto ou serviço que eles próprios seleccionaram. O reconhecimento formal das competências desenvolvidas ao longo do programa pode ser feito de um estudo que os alunos serão convidados a fazer.
A Dream & Wallet é apoiada por Tiago Cruz Silva, que trabalha na Sonae Distribuição na área da inovação que funciona como consultor da Mini-Empresa.
Tiago Cruz Silva comentou que esta é uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem o mundo dos negócios e para desenvolver as suas competências num contexto real de trabalho. Os desafios são interessantes, ambiciosos e também, divertidos.

Departamento de marketing
Empresa “Dream & Wallet”

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Coroa de Reis

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

ATL,s na EB1 de Caminha - Visita à Serra d'Arga


Durante a interrupção lectiva do Natal decorreram nesta Escola, no âmbito das ATL's, várias actividades entre as quais uma visita, aqui documentada, à Serra d'Arga.