domingo, 31 de maio de 2009

PAPA - LÉGUAS

Hoje, bem cedo, se começou a delinear esta actividade e foi grande a azáfama. Alunos das turmas do Curso Tecnológico de Desporto do Ensino Secundário da EB 2,3/S de Caminha, docentes, pessoal não docente e Autarquia montaram os diversos ateliers, que consistiram em: Jogos Tradicionais, aeromodelismo, BTT, dança do ventre, pinta-faces, pintura mural, slide, malabarismo, insufláveis e ainda, torneios de mini-andebol Inter-Escolas do 1º CEB.
Pelas 10 h, o Parque encheu-se de movimento, cor e alegria com a chegada de muitos Encarregados de Educação e seus educandos, que depressa se distribuíram pelas várias actividades, dando início ao nosso PAPA – LÉGUAS. No decorrer das actividades ainda houve espaço para uma acção de sensibilização por parte da Suma/Câmara Municipal, sobre a recolha dos dejectos de animais.
Foi uma manhã que procurou despertar para a importância de fomentar estilos de vida saudável e onde pais e filhos se juntaram num convívio divertido, partilhando momentos únicos que permanecerão para sempre nas suas memórias.

sábado, 30 de maio de 2009

Gala Cultural 2009 - Agrupamento de Escolas Coura e Minho

A segunda actividade deste XVII Arraial Minhoto foi a gala cultural que decorreu no pavilhão municipal de Caminha, a partir das 21:30 horas de ontem, sexta-feira.

Neste espectáculo participaram cerca de 650 crianças e jovens integrados nos JIs de Venade, St. António, Casa do Povo de Lanhelas, Seixas, Caminha, Moledo e Sta. Casa da Misericórdia, nas EB1s de Dem, Venade, Vilar de Mouros, Vilarelho, Lanhelas, Seixas, Moledo e Caminha, e na EB 2,3/S de Caminha. Participaram ainda vários encarregados de educação e amigos nossos que quiseram dar o seu contributo para esta grande festa.

Os nossos professores, educadoras e funcionárias, como sempre, presentes e de mãos dadas. Os encarregados de educação, connosco. Em suma, uma verdadeira comunidade educativa.

As canções, as danças, a alegria e o empenhamento de todos os nossos artistas e colaboradores, foram uma manifestação clara de como a construção partilhada deste Agrupamento é garantia da nossa qualidade no presente e da importância dos nossos projectos para o futuro.
As fotos falam por si...

Se quiser ver mais fotos clique na máquina fotográfica.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Um dia diferente...


No dia 15 de Maio os meninos do Jardim de Infância de Riba de Âncora passaram momentos divertidos no espaço exterior da Ludoteca de Vila Praia de Âncora.



quarta-feira, 27 de maio de 2009

A E.B.1 de Dem a "Aprender a Empreender"

O nosso agradeciamos à Amélia por nos ter ajudado a "Aprender a Empreender".

E.B.1 de Dem

Recolha de REEE na E.B.1 de Dem

Mais escolas aderiram à nossa campanha de recolha dos REEE (Geração Depositrão).O nosso obrigado à E.B.2,3/S de Caminha. JI de Moledo e Núcleo da Educação Especial (Cristina Viana).


E.B.1 de Dem

Chegaram os Magalhães à E.B.1 de Dem
















Finalmente todos temos o Magalhães. As nossas professoras, no dia 25 de Maio, estiveram a ensinar-nos a manusear este computador. Foi muito divertido, pois pela primeira vez, todos ao mesmo tempo, escrevemos um texto no Word. Gostámos imenso e a partir de agora iremos, na nossa escola, ter muitas sessões destas.

E.B.1 de Dem

CPCJCaminha - Concurso "Dá cor aos teus direitos"

A exposição foi inaugurada ontem, está patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Caminha e marcou a abertura da "III Semana dos Direitos da Criança".

Nas fotos podem ser observadas as t-shirts pintadas por todas as EB1s e JIs do Agrupamento de Escolas Coura e Minho.

terça-feira, 26 de maio de 2009

EB1Venade 25052009 Desporto na escola

Professor Pedro Câmara and friends (alunos do 12º ano do curso tecnológico de desporto e do 1ceb da EB1 de Venade - Agrupamento de Escolas Coura e Minho).

EB1Venade - Projecto ViveVERDE - A avaliação final

Hoje, dia 26 de Maio de 2009, o Projecto ViveVERDE reciclagem de papel desenvolvido pela EB1 de Venade durante os meses de Abril e Maio, viu finalizado o seu “primeiro ciclo de vida”.

Esta actividade trouxe até nós cerca de 186 alunos, 8 auxiliares de acção educativa e 16 docentes, de diferentes níveis de ensino, da Educação Pré-Escolar ao Terceiro Ciclo do Ensino Básico, do ensino oficial ao ensino particular.
Assim, em nove sessões, foram realizadas cerca de 250 folhas de papel reciclado que permitiram construir marcadores de livros, suportes para fotografias, capas para portefólios, …

Foram ainda distribuídos 210 panfletos explicativos da actividade e a mesma quantidade de folhas de registo de avaliação. Esta avaliação simples mas carregada do maior valor educativo permitiu-nos concluir que esta iniciativa mereceu por parte da esmagadora maioria dos participantes a nota “cinco estrelas”.
Neste momento final, cabe também um agradecimento à Câmara Municipal de Caminha pela sua permanente disponibilidade para apoiar este projecto através do transporte de todos os alunos e docentes envolvidos.
A esta EB1 resta a esperança de que num futuro próximo se inicie um “segundo ciclo de vida” e com ele a oportunidade singular de partilhar experiências e de viver a verdadeira Escola!
Até lá...
ViveVERDE. Ajuda o nosso planeta.

EB1Venade - Projecto ViveVERDE - participação dos alunos de Educação Especial

Hoje, o projecto ViveVERDE foi verdadeiramente especial. Trouxe à nossa escola doze alunos de Educação Especial que frequentam a EB 2, 3/S de Caminha e as EB1s de Moledo e Caminha, acompanhados pelas docentes Angelina Pereira, Cristina Viana, Célia Santos e Virgínia Coutinho.
Recebidos pela responsável do projecto professora Florinda Alves e pela auxiliar Ana Freire, este grupo de alunos e docentes pôde experimentar a alegria de transformar papel velho em belíssimas folhas de papel reciclado.
Observando o sorriso e a motivação destas crianças e jovens podemos, sem dúvida, afirmar que o nosso planeta, se depositado nas suas mãos, estaria mais seguro do que nas de muitos adultos.
ViveVERDE . Ajuda o nosso planeta.

PARTICIPAÇÃO DA E.B.1 DE DEM NA FEIRA SEMANAL DA VILA DE CAMINHA





No dia 13 de Maio, a E.B.1 de Dem, dirigiu-se à vila de caminha, vestidos com os trajes típicos da região e participou na feira semanal. Vendemos os produtos colhidos na horta biológica da escola (alfaces, flores, couves…) e outros produtos oferecidos pelos encarregados de educação (enchidos da região, bolos, broa, feijão, milho, galinhas, patos, coelhos…).
Esta actividade teve como objectivos: a divulgação da horta e dos seus produtos biológicos; promover o contacto dos alunos com outras realidades e a aprendizagem de resolução de situações problemáticas relacionadas com o euro.
O dinheiro angariado nestas vendas será utilizado no financiamento da visita de estudo que iremos realizar no final do ano lectivo ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.
Gostámos muito da experiência e de conviver, mais uma vez, com as pessoas que frequentam esta feira, que foram muito simpáticas. Queremos agradecer aos nossos pais pela sua contribuição.

Texto elaborado por: Joana (1ºano), Emanuel (2ºano) e José Carlos (4ºano)

A E.B.1 de Dem na recolha dos REEE

Mais uma escola que aderiu à nossa campanha de recolha dos REEE (Geração Depositrão).
O nosso obrigado à E.B.1 de Vilar de Mouros.

E.B.1 de Dem

CiberRato



Decorreu, no passado dia 13 de Maio, mais uma edição do CiberRato na Universidade de Aveiro e, mais uma vez, a Ancorensis saiu vencedora. Recorde-se que nas últimas quatro participações, o agente do Professor Indaleto Rego venceu três vezes e obteve um segundo lugar.
Este ano, o modelo de simulação foi bastante alterado, motivo pelo qual o número de inscritos diminuiu, pois se o grau de complexidade do sistema de inteligência artificial já era elevado, com as novas regras a situação ainda se complicou mais, notando que, actualmente, para um agente ser competitivo deve utilizar vários conceitos matemáticos que vão desde o cálculo do caminho mais curto, até à trigonometria, passando pelas probabilidades. Actualmente cada competidor envia 5 agentes (ratos) em simultâneo para um labirinto desconhecido, para que todos se desloquem e descubram o objectivo (queijo) o mais rapidamente possível. A grande novidade está relacionada com a possibilidade de cada agente comunicar com os seus "amigos", permitindo avisar, entre outras coisas, o local para onde se devem ou não dirigir.
As modificações feitas aos regulamentos visam aproximar a competição da Universidade de Aveiro, com a competição internacional da RTSS (Real-Time Systems Symposium) que se realizará este ano em Washington e na qual a Ancorensis, através do professor responsável, está desde já convidada a participar local ou remotamente.

Indaleto Rego

segunda-feira, 25 de maio de 2009

“Ancorensis sobre rodas!”




Os alunos do 12ºA da Ancorensis Cooperativa de Ensino no âmbito da disciplina de Área de Projecto orientaram um projecto relacionado com “Desporto e Saúde” planificando e apresentando-o à comunidade escolar.
O projecto desenvolvido teve como objectivos primordiais incentivar as pessoas a praticarem desporto, alertar para os perigos inerentes à prática desportiva, explicar como fazer exercícios correctamente e realçar a importância da actividade física para a saúde mental e social. Assim, promoveu-se uma actividade desportiva : o Hóquei em patins por ser um desporto muito praticado na nossa região. Note-se que a Selecção Portuguesa já venceu vários campeonatos europeus e mundiais, no entanto, como não tem o mesmo carisma e visibilidade de outros desportos começa a notar-se alguma falta de praticantes .
Durante a Semana + , as turmas do 7ºA, 8ºC e D participaram neste evento que decorreu no Pavilhão gimnodesportivo de Seixas. Os alunos puderam calçar uns patins, alguns pela primeira vez, e experimentar como é bom deslizar sobre rodas.
O grupo organizador agradece ao presidente do Seixas Hóquei Clube, José Nora, pela colaboração ao proporcionar o espaço e o material lúdico, de forma a tornar possível a realização do evento.
Parabéns aos mini jogadores que participaram activamente e com comportamento de verdadeiros profissionais.

Os alunos do 12ºA:
Miguel Domingues
Lúcia Ribeiro
Rodrigo Catarina

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Exposição "Práticas Forenses"


No passado dia 30 de Abril o grupo de área de projecto "As Ciências
Forenses", organizou e dinamizou uma exposição denominada "Práticas
Forenses" onde se demonstraram as perícias criminais realizadas a
partir das várias áreas científicas.
Além dos elementos do grupo, esteve também presente o agente José
Salvador Gonçalves, da Unidade de Policia Técnica (da Policia de
Segurança Pública) que explicou as perícias realizadas na investigação
criminal portuguesa, e mostrou quais os equipamentos de recolha de
vestígios disponíveis na sua instituição.
Ainda nesta exposição foi abordada a temática da Psicologia forense,
através da análise dos casos de assassinos em série mais mediáticos,
tema que suscitou bastante interesse na assistência.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vila’Baixo Downtown





No passado dia 30 de Abril de 2009, realizou-se no concelho de Caminha, mais propriamente em Vila Praia de Âncora, no Monte do Calvário uma demonstração de Downtown e uma exposição de kayak, parapente a motor, tiro com arco e surf. A actividade foi desenvolvida na escola Ancorensis Cooperativa de Ensino, no âmbito da disciplina de Área de Projecto por um grupo de alunos do 12º ano.
Com esta actividade, os alunos pretendiam expor e demonstrar a importância dos desportos de aventura, bem como a divulgação e a promoção da região como local ideal para a prática dos mesmos.
O Vila’Baixo Downtown teve início ás 11:00 horas da manhã do dia 30 de Abril, decorrendo ao longo de todo o dia, com um intervalo das 13:20 horas ás 14:30 horas para almoço, sendo finalizada as 16:00 horas. No local estiveram presentes diversas entidades, tais como, GNR, Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e empresas de desportos de aventura/radicais.
A actividade realizou-se num clima favorável, pois assim foi possível demonstrar todo o deslumbramento do Downtown através das descidas efectuadas pelos atletas, e também, graças à exposição que se revelou uma grande atracção.
O sucesso do evento não seria possível sem a adesão dos espectadores e sobretudo sem o apoio que nos foi fornecido ao longo de todo o ano lectivo. Agradecemos a todos aqueles que apoiaram esta iniciativa, desde os atletas, as autoridades locais, os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, a Câmara Municipal de Caminha, a Junta de freguesia de Vila Praia de Âncora, até todas as empresas presentes e todos aqueles que não foram referidos mas que foram indispensáveis para a realização da mesma

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Medalha de ouro para aluno da Ancorensis


Alunos da Cooperativa de Ensino destacam-se uma vez mais no campo da Ciência

As Olimpíadas de Física têm por objectivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacte em todos os ramos da Ciência e Tecnologia. Neste contexto, a Sociedade Portuguesa da Física levou a cabo mais uma edição da fase regional desta competição que decorreu no passado dia 09 de Maio de 2009, na Faculdade de Ciências do Porto – Apuramento da Região Norte. Uma vez mais esta iniciativa contou com a participação de cinco alunos da Ancorensis, divididos em dois escalões. Três alunos no escalão A, nível de ensino básico, foram eles: Miguel Domingues Martins; Marisa Amorim Vieira; e Joana Santos Ramos, turma 9º A. Dois alunos no escalão B, nível de ensino secundário, foram eles: Marvin Fernandes da Silva e Sara Cristina da Silva, turma 11º A.
Nesta fase todos os alunos participantes estiveram muito empenhados em conseguir os melhores resultados, o que desde já estão todos de parabéns pelo facto de terem tido coragem em se prepararem para este tipo de competição de elevado nível de qualidade. No entanto, foi com muito orgulho e satisfação que o aluno Marvin Fernandes da Silva conquistou a medalha de ouro, classificando-se em primeiro lugar, garantindo assim a sua presença na fase nacional, que decorrerá em Lisboa nos próximos dias 5 e 6 de Junho.
Na edição desta competição em 2008, já o aluno Pedro Miguel Castro Borlido, da turma 12º A, tinha conquistado um honroso 3º lugar (medalha de bronze) a nível nacional. Neste momento o aluno encontra-se em fase de selecção para integrar a equipa nacional que representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física, a ter lugar em Mérida, no México, entre 11 e 19 de Julho próximo.
Como apanágio na Ancorensis, toda a comunidade escolar e em especial a docente que tem acompanhado e orientado os alunos agora apurados, professora Maria Helena Azevedo, vão manifestar todo apoio à participação dos alunos nas duas próximas competições, e desejam, desde já, o maior sucesso para o seu desempenho.
Prof. Maria Helena Azevedo
Grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas

terça-feira, 19 de maio de 2009

Caminhada Saudável

Grupo de alunas organiza caminhada e actividade física com alunos da mesma escola
Projecto ‘Viver com Saúde’ mais uma vez empenhado na divulgação da sua mensagem

No dia 28 de Abril, um grupo de quatro alunas do 12º ano da escola Ancorensis Cooperativa de Ensino, a desenvolver o projecto ‘Viver com Saúde’, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, realizou uma caminhada desde a sua escola em Vila Praia de Âncora até à praia de Moledo do Minho, contando com o disfrutar da beleza paisagística da região e com a prática do exercício. Com o objectivo de incentivar os alunos à pratica do exercício físico para a manutenção de uma vida saudável, foram feitos para além do percurso pedonal inicial, jogos no areal (futebol, voleibol, raquetes, etc.), o almoço na praia fornecido pelo escola e, o regresso custoso mas gratificante. A actividade realizou-se desde as 9 horas da manhã até, aproximadamente às 14h30 da tarde, contou com a participação das turmas 7ºA, 7ºD, 9ºA, T5 e respectivos professores responsáveis.
O dia foi bastante activo, divertido e os depoimentos recolhidos no final foram muito positivos, tanto da parte dos alunos como dos professores acompanhantes.

Actividade Lúdica Com Crianças

Grupo de alunas realiza actividade educativa sobre saúde e desporto
Projecto “Viver com Saúde” divulgado através de jogos educativos e exercício físico

No dia 20 de Março, um grupo de quatro alunas do 12º ano da escola Ancorensis Cooperativa de Ensino, a desenvolver o projecto ‘Viver com Saúde’, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, realizou uma actividade lúdica com crianças, no Jardim de Infância de Riba de Âncora, incutindo os seus próprios objectivos e motivações aos mais novos. Partindo da ideia de que se deve fomentar a prática do exercício físico em conjunto com uma alimentação saudável, o ideal é despertar motivação nas crianças para a concretização destes dois pilares para que o futuro deles seja mais feliz!
Deste modo foi possível a realização de jogos educativos, uma mini peça de teatro e ainda circuitos estimulantes de exercício físico, todos eles com o mesmo objectivo, a promoção para uma vida saudável. A actividade realizou-se na tarde de Sexta-Feira, contando com a participação de cerca de 20 crianças e com a colaboração da respectiva educadora de infância e auxiliar educativa.
A tarde foi de euforia, muita diversão e aquisição de conhecimentos! A reacção das crianças foi muito positiva, participando activamente em todas as actividades, e ainda puderam contar com um certificado de excelência que os deixou muito orgulhosos.

Colóquio ‘Viver com Saúde

Grupo de alunas realiza um colóquio sobre os vários componentes para uma vida saudável
Projecto ‘Viver com Saúde’ surpreende com um instrutivo colóquio

No dia 27 de Abril, um grupo de quatro alunas do 12º ano, da Escola Ancorensis Cooperativa de Ensino, a desenvolver o projecto ‘Viver com Saúde’, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, organizou um colóquio acerca de dois tópicos essenciais para a prevenção e concretização de uma vida saudável, nomeadamente, uma alimentação equilibrada e a prática desportiva.
Partindo da ideia de que se deve fomentar a prática do exercício físico em conjunto com uma alimentação saudável, o ideal é despertar motivação nos alunos para o cumprimento desta mesma ideia.
Deste modo, o colóquio pôde contar com a participação da Dra. Noélia Silva, Luís Paulo Rodrigues, Prof.ª Luísa Rocha, Prof. Cerqueira, e participação audiovisual do Dr. Jorge Guimarães que não pode estar presente fisicamente, que tornaram este evento mais empolgante, enriquecendo-o. Pôde contar também com a presença das turmas 7ºA, 7ºD, 8ºE, 9ºA e 12ºB.
Assim, conclui-se que este colóquio foi no seu conteúdo muito rico e as declarações finais muito positivas.

Vamos Quimicar?



O nosso grupo foi responsável pela área da Química, durante a feira de ciências «Eureka», tendo como objectivo demonstrar através de diversas experiências divertidas, que a Química não é aborrecida. A Química é a Ciência que estuda as propriedades da matéria e as transformações que esta pode sofrer. Através deste projecto, pretendemos também tornar a aprendizagem da Química mais dinâmica, actualizada e motivadora, bem como despertar a curiosidade da comunidade escolar e não escolar relativamente às ciências.
Seleccionamos este tema, não só por estar relacionado com as opções vocacionais e profissionais de alguns elementos do grupo, mas também porque se trata de uma área muito vasta e diversificada, podendo ser relacionada com outras áreas, como a Biologia e a saúde.
Na nossa tenda os visitantes puderam aprender as regras de segurança para trabalhar num laboratório, observar diversas experiências, como por exemplo, o “Fogo Espontâneo” e o “Jardim Químico”. Para além disto, os visitantes tiveram a oportunidade de aprender como se faz sabão a partir de óleo de cozinha usado e aprenderam também a fazer os seus próprios pega-monstros.
Os alunos divertiram-se imenso, mas não foram os únicos. Também os professores se mostraram entusiasmados e interessados com o que tínhamos para mostrar.

As Kaboons do 12ºA
Ana Matilde, Carine Almeida, Diana Silva e Telma Araújo

Cena de crime



No passado dia 29 de Abril, nós, o grupo da Química da turma do 12ºA, organizamos uma exposição, no âmbito da disciplina de área projecto, intitulada «Cena de Crime».
Nesta exposição, os alunos puderam aprofundar os seus conhecimentos acerca da tão falada Ciência Forense. Os visitantes tiveram uma “visita guiada” pela história e evolução da Ciência Forense e aprenderam as diversas áreas que constituem esta ciência. Mas o que mais divertiu os alunos foi a sua participação numa cena de crime criada por nós, na qual os participantes marcaram, recolheram provas, analisaram a vítima e realizaram várias experiências recorrendo a processos químicos com o intuito de descobrir quem seria o assassino nos quais se poderia identificar sangue, impressões digitais, ler envelopes fechados e criar mensagens secretas.
Com este projecto pretendíamos relacionar a Química com outras áreas menos conhecidas, motivando assim o interesse dos alunos por áreas mais específicas desta Ciência. Pretendemos também familiarizar a comunidade escolar e não escolar com os métodos e processos utilizados na Química Forense através da simulação de experiências.
Carine Almeida, Diana Silva, Ana Matilde Ferreira, Telma Araújo
12ºA

sábado, 16 de maio de 2009

Alunos de Educação Especial visitam a Coudelaria Távora Correia

Entre o sopé do Monte de São Silvestre e as bonitas margens do Rio Lima, no norte de Portugal, encontra-se o picadeiro da Coudelaria Távora Correia, na Quinta de São Roque — Freguesia de Serreleis, em Viana do Castelo.

No passado dia 04 de Maio, durante a manhã, os alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, acompanhados pelas docentes de Educação Especial, tiveram a oportunidade de visitar esta coudelaria e vivenciar momentos inesquecíveis em contacto muito próximo com os cavalos. A alegria e a boa disposição foram os denominadores comuns desta actividade e a sua melhor avaliação.

A hipoterapia significa tratamento com a ajuda do cavalo. O cavalo, a passo, produz movimentos tridimensionais que são similares aos padrões do movimento humano. Montar a cavalo oferece benefícios devido à transmissão continua de movimentos do cavalo ao cavaleiro, para além das qualidades da actividade enquanto desporto e da afectividade estabelecida com estes animais.

Conheça melhor a Quinta de São Roque - Távora Correia.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

EB1Venade - ViveVERDE - participação de sala de JI da Sta. Casa da Misericórdia - Caminha

Hoje, o projecto ViverVERDE recebeu as vinte crianças que, sob a orientação da educadora Lília Amorim, frequentam a Educação Pré-Escolar no Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Caminha. Antes de darem início ao trabalho na oficina de reciclagem de papel, estes nossos amiguinhos encheram-nos de mimos e cantaram-nos duas canções. Depois disso, a professora Florinda Alves (responsável pelo projecto) e a auxiliar Ana Freire levaram a pequenada, a senhora educadora e a senhora auxiliar, à viagem em que do velho se fez novo.
Importa ainda referir que a educadora Lília Amorim é também docente das actividades de enriquecimento curricular (Ensino da Música) na nossa escola em articulação com a colega Isabel Marouço. Por isso, hoje estivemos "em família".
ViveVERDE. Ajuda o nosso planeta.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nasceu o blog do Arraial Minhoto - AE Coura e Minho

Visite em (clique sobre a imagem):

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Projecto Aprender a Empreender

A turma B da EB1 de Venade, adorou participar neste projecto. Aprendemos muito sobre a comunidade: os serviços, profissões, o papel do Estado, as decisões que devem ser tomadas, como circula o dinheiro. Foi muito interessante.

Agradecemos muito à D.Aida por ter partilhado tanto connosco, pela sua disponibilidade e simpatia.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Greenworld






Foi na “Semana +” que todos os grupos que trabalharam este ano lectivo na disciplina de Área Projecto apresentaram os seus trabalhos, como não foi excepção, o grupo GreenWorld também esteve presente.
O grupo optou por apresentar no primeiro dia o seu trabalho, através de uma palestra sobre a destruição ambiental, intitulada “Meio Ambiente? Não, Ambiente Inteiro!”. Este colóquio contou com a exposição dos problemas que mais têm afectado a natureza e também com as eventuais soluções. Toda a apresentação foi dirigida pelos elementos do grupo, que desde já agradecem a colaboração das turmas envolvidas e dos professores acompanhantes.
Nos restantes dias da Feira EUREKA, apresentamos as nossas actividades às restantes turmas da escola, professores e funcionários. Mostramos os produtos resultantes da reutilização de materiais, como candeeiros e mosaicos GreenWorld feitos a partir de jornais e embalagens plásticas, e procedimento para a reciclagem de papel. Todos os visitantes puderam aprender a fazer estes objectos através das demonstrações realizadas.
Nós, como elementos do grupo, agradecemos toda a atenção exercida sobre o nosso trabalho e admiração por parte de toda a comunidade escolar.
Bruno Lourenço, Carolina Delboni, Isaura Araújo e Rita Sobral (12ºA)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fórum de E.M.R.C.




Dia: 29 de Abril

Local: Ponte de Lima

Missão: diversão

Esta era a palavra de ordem do XV Fórum de E.M.R.C., ao qual foram todos os alunos do 9º ano e Secundário, inscritos na disciplina de E.M.R.C. Este ano realizou-se na Expolima em Ponte de Lima. Um dia único, num espaço amplo em que os alunos e professores tentaram aproveitar ao máximo o tempo, fazendo novos amigos e animando a “festa”. Foi uma diversão para todos e assistiu-se a dezenas de actuações diferentes e originais. A Ancorensis, ao som da música “Acelera”, deixou a sua marca e serão, certamente, momentos para recordar. Foi um dia excepcional. Dançamos; cantamos; comemos; conhecemos pessoas novas, jogamos futebol… A nossa escola teve uma presença no mínimo notável. Não parou! Animamos toda a gente e tornamos o ambiente agradável. Durante a manhã as escolas participantes actuaram, entretanto houve uma pausa para o almoço, e em seguida actuaram as restantes escolas. Houve ainda a participação de bandas conhecidas, como por exemplo a banda “Sinal”. Contamos ainda com a presença do bispo de Viana que fez um breve discurso sobre a importância do convívio e da paz entre os jovens. No final, comemos uma fatia do bolo gigante que a escola levou, para comemorarmos a participação no XV Fórum de E.M.R.C.. Regressamos com a convicção de que este Fórum não seria o mesmo sem a divertida presença da Ancorensis.


Os alunos do 9ºA