quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ALgumas Fotos da Auditoria Ambiental/E.B1/JI Caminha





































ECO-ESCOLAS- AUDITORIA AMBIENTAL

ECO-ESCOLAS
AUDITORIA AMBIENTAL DA E.B.1/JI DE CAMINHA
No dia 26 de Fevereiro reuniu o Conselho Eco-Escolas da E.B.1/JI de Caminha formado por todos os docentes desta escola, dois alunos representantes de cada turma e do Jardim de Infância, dois elementos do Conselho Executivo, uma representante da Associação de Pais, uma representante das auxiliares da educação e uma da autarquia. Feitas as apresentações deu-se início à apresentação dos resultados dos inquéritos feitos aos alunos, sobre vários problemas ambientais, tais como: Ruído, Transportes, Água, Espaços Exteriores, Resíduos, Biodiversidade, Agricultura Biológica. Verificámos que o tema que mais temos de melhorar e o Transporte.
Para melhorar os espaços exteriores os alunos deram sugestões muito interessantes: relvar o logradouro, construir um campo de futebol, colocar um tanque de areia, plantar mais árvores e flores, bancos para fazer leitura ao ar livre e um alpendre para os dias de chuva.
No final todos os professores e alunos estavam de parabéns pelo trabalho que fizeram pelo Ambiente e a forma como os alunos apresentaram o trabalho.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

"O Corso Carnavalesco" - JI de Riba de Âncora

No dia 20 de Fevereiro, mantendo a tradição, as crianças do Jardim de Infância de Riba de Âncora desfilaram no corso carnavalesco com muita alegria e motivação. Toda a magia começou com a exploração da história "A Bruxa e a Fada Dorinda", que ajudou na escolha das nossas fantasias.

Nino e Nina - JI de Riba de Âncora

"O Nino e a Nina no Carnaval"

De acordo com o Pré- Guia de Competências, as crianças decoraram máscaras e construíram um Nino (pirata do mar) e uma Nina (fada do mar) para participarem no Carnaval.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"O Carnaval na nossa sala" - JI de Riba de Âncora

Durante a semana que antecedeu o corso carnavalesco, para além da confecção dos adereços para as nossas fantasias, a arca das "trapalhadas", o jogo do "faz-de-conta" e a música fizeram parte do nosso dia-a-dia, exteriorizando sentimentos de alegria e auto-estima.

Ancorensis comemorou o Carnaval

No dia 23 de Fevereiro a Ancorensis saiu à rua para comemorar mais um Carnaval que teve como reis a boa disposição e a folia. Subordinado ao tema “Astronomia”, as turmas da Ancorensis trabalharam com afinco para nos preparem um cortejo pleno de cores, música e imaginação. Por volta das 10h da manhã já os Ancorenses assistiam a um desfile de alegria que contou com a presença das escolas da vila, Afife, Riba de Âncora e Lage, assim como infantários e lares de idosos. Os vencedores deste ano, da nossa escola, foram o 8ºD e o 11ºA. Os nossos parabéns a estes foliões.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

EB1Venade - Hora do Conto - O grande pintor

EB1Venade - Caminha numa FOLHA

HORA DO CONTO


No dia 16 de Fevereiro, a E.B.1 de Dem, dirigiu-se mais uma vez à biblioteca Municipal de Caminha, para assistir à Hora do Conto. Desta vez o João encantou-nos com a leitura do livro “O Grande Pintor” de Conceição de Sousa Gomes e ilustrações de Chico. A história falava de um menino que tinha um sonho, queria ser pintor. No final da leitura, fizemos um desenho colectivo sobre a nossa terra. Para explorarmos as cores, as palavras e as formas o João propôs-nos que fizéssemos dois cartazes colectivos. Mais uma vez adorámos esta iniciativa. Obrigada!
Aproveitámos também para ver a exposição sobre as invasões francesas que estava a decorrer no museu.
Trabalho elaborado por: Alexandra (1ºano), Rita (2º ano) e Tiago (4º ano)
E.B.1 de DEM

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nina e Nino - JI de Riba de Âncora

A Nina e o Nino ajudam-nos a descobrir o nosso corpo.

Nino e Nina - JI de Riba de Âncora


O Nino e a Nina foram para as nossas casas, como recompensa do esforço que fizemos para controlarmos as nossas atitudes, apresentando comportamentos adequados e cumprindo as regras da sala.
O Nino e a Nina
Estão felizes e contentes
Baloiçando na cadeira
Fazendo relaxamento


Nesta Quadra de Natal
A todos queremos desejar
Muito amor e alegria
Na ceia ou no jantar.

Corta-Mato Distrital Escolar - Ponte de Lima





O Parque da Expolima recebeu o Corta-Mato Distrital Escolar que reuniu cerca de 1500 alunos

O Parque da Expolima, em Ponte do Lima, recebeu no dia 13 de Fevereiro o Corta-Mato Distrital Escolar, iniciativa que reuniu cerca de 1500 crianças em representação das escolas do distrito de Viana do Castelo. Nesta prova foram apurados os representantes do distrito para o Corta-Mato Nacional que decorrerá nos dias 20 e 21 de Março na Figueira da Foz.
A iniciativa foi promovida pela Coordenação do Desporto Escolar (Viana do Castelo), com o apoio das escolas locais.
Entre as 9 e as 13h30 foram realizadas provas para os escalões de infantis (A e B), iniciados, juvenis e juniores, de ambos os sexos.
A prova distrital apurou para o Corta-Mato Nacional do Desporto Escolar a primeira equipa/estabelecimento de ensino nos escalões de iniciados e juvenis (masculinos e femininos) e ainda os seis primeiros classificados individualmente de cada escalão (não pertencentes às equipas vencedoras). Os alunos apurados individualmente, participarão no Corta-Mato Nacional integrados na selecção do Desporto Escolar de Viana do Castelo.

A comitiva da Ancorensis compôs-se 48 alunos de vários escalões e dois professores. Mais uma vez a participação foi excelente pois conseguimos dois primeiros lugares individuais e um colectivo e dois segundos lugares colectivos.
Neste momento ainda só são possíveis as classificações individuais dos 3 primeiros e das melhores equipas pois os resultados ainda não foram, totalmente homologados.
È previsível que a participação no Nacional seja de cerca de 4 a 6 atletas que integrarão a equipa da EAE de Viana do Castelo. Oportunamente daremos mais notícias.



PROVAS INDIVIDUAIS

1º CLASSIFICADO

JUVENIL MASCULINO
Diogo Lourenço
Ancorensis Coop. Ensino


JUNIORES FEMININOS
Lúcia Ribeiro
Ancorensis Coop. Ensino


PROVAS COLECTIVAS

JUVENIL FEMININO - 2º CLASSIFICADO - Ancorensis
JUVENIL MASCULINO - 2º CLASSIFICADO - Ancorensis
JUNIORES FEMININOS - 1º Classificado - Ancorensis


Carlos Cunha
Coordenador do DE

Acção de Sensibilização “SOS Alerta Direitos Humanos”




Um grupo de jovens da escola Ancorensis Cooperativa de Ensino em Vila Praia de Âncora escolheu a problemática do Darfur como tema de Área de Projecto e leva a cabo no próximo dia 28 de Fevereiro uma mega sessão de sensibilização aberta à comunidade!

O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora será palco no próximo dia 28 de Fevereiro pelas 10h30m de uma acção de sensibilização acerca da temática dos Direitos Humanos, por iniciativa de um grupo de alunos do 12º ano da escola Ancorensis Cooperativa de Ensino que tem vindo a acompanhar o drama do Darfur.

A já referida acção de sensibilização intitula-se “SOS Alerta Direitos Humanos” e contará com as intervenções do Prof. Cerqueira Rodrigues, Director Pedagógico da Ancorensis Cooperativa de Ensino, do Dr. Paulo Pereira, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Caminha, de Carlos Alberto Videira, representante do grupo de trabalho responsável pela dinamização da acção, do Prof. Luís Braga, Membro da Direcção da Amnistia Internacional – Portugal e da Eurodeputada Ana Gomes.

Esta iniciativa tem o apoio da Ancorensis Cooperativa de Ensino, Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Câmara Municipal de Caminha, Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, Fórum Estudante, Amnistia Internacional – Portugal e Plataforma porDarfur.

Dia dos Namorados na Ludoteca




Neste dia de São Valemtim
Nada te posso dar
A não ser meu coração
Que vive p'ra te amar!!!

Visita de estudo ao Museu do Cinema em Melgaço





No dia 6 de Fevereiro, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, a turma do 8ºC da Ancorensis deslocou-se até Melgaço para visitar o museu do cinema. O objectivo era enriquecer os conhecimentos dos alunos nesta área.
Neste museu encontra-se parte do espólio doado pelo cinéfilo e crítico de cinema francês, Jean Louis Passek. Durante esta semana, a exposição patente ao público era dedicada a Frederico Fellini que incluía a projecção permanente de um flime deste realizador. Já na viagem de regresso, a turma teve a oportunidade de se deliciar com cerca de meia hora de divertimento na neve, onde não faltaram as batalhas de bolas de neve.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dia de S.Valentim na E.B.1/JI de Caminha







S. Valentim foi ajudante
Casamentos, realizou
E aos jovens da sua terra
Em segredo ele casou

Os meninos e professores
Andam todos muito animados …
Será porque hoje se celebra
O dia dos namorados?!

Hoje é dia de S.Valentim
E o amor anda no ar
Dá-me logo uma vontade
De começar a estudar!!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Nino e Nina - JI de Riba de Âncora

O Nino e a Nina fazem parte da nossa vida no Jardim de Infância. Estes dois amiguinhos vieram para a nossa escola partilhar experiências, que nos ajudam a perceber porque é que às vezes estamos tristes, zangados, felizes etc. Através destes dois personagens, temos desenvolvido actividades e jogos muito interessantes que nos ensinam a respeitar os outros, sermos amigos, ajudarmo-nos mutuamente e conhecer melhor o nosso corpo.
Brevemente daremos mais notícias sobre o trabalho desenvolvido com estes nossos amiguinhos.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Atribuição do título de Eco-Escola à EB1 de Afife

Foi atribuído à EB1 de Afife, o título de Eco-Escola, em reconhecimento do trabalho desenvolvido no ano lectivo 2007/2008, em benefício do ambiente.
Este trabalho foi recompensado com a entrega de uma bandeira verde, que certifica a qualidade do projecto de Educação Ambiental levado a cabo pela nossa escola.

Objectivo do projecto Eco-Escolas:
É um programa internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental. Visa igualmente estimular o hábito de participação, envolvendo activamente as crianças.










sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Alunos da Ancorensis visitam a Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego




A EXPONOR – Feira Internacional do Porto está a realizar de 14 a 17 de Fevereiro de 2008 a Qualific@ - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego.
A Ancorensis, atenta ao interesse deste tipo de eventos organizou uma visita de estudo à feira, com três turmas de Cursos de Educação e Formação e uma turma de Educação e Formação de Adultos.
Esta actividade superou as expectativas. Durante a visita à Feira, os alunos puderam assistir a acções de divulgação de cursos, formações e especializações em diversas áreas e sectores.
A parte lúdica não foi esquecida, e os alunos tinham à sua disposição diferentes actividades de animação como insufláveis, entradas em helicópteros e visita a um tanque de guerra.
O objectivo fulcral desta actividade foi possibilitar que estes alunos tivessem contacto com informação sobre os diferentes agentes de educação, de formação, de empresas e para os desafios e oportunidades com que se irão deparar num futuro próximo.

Já há grelos na Horta Biológica de Dem


E.B.1 de DEM