quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Jardim de Infância de Riba de Âncora

Festa de Natal do JI de Riba de Âncora

"A nossa festinha foi no dia 19 de Dezembro, pelas dezoito e trinta.
As crianças dançaram e cantaram e os pais colaboraram com a dramatização
da história "Uma Árvore de Natal muito Especial".
Como não podia deixar de ser, apareceu o velhinho de barbas branquinhas
com muitas prendinhas. Foi uma festa muito alegre, com muita magia e diversão.
Por fim, realizou-se um lanche/convívio natalício, oferecido pelas famílias.
Feliz Natal a todos! "



segunda-feira, 22 de dezembro de 2008




Durante o mês de Dezembro, as Crianças do JI de Caminha efectuaram uma recolha de alimentos no âmbito do Projecto Educação para a Saúde. A fome é um flagelo mundial cada vez maior, por isso decidimos promover junto das nossas crianças uma campanha de sensibilização promovendo o espírito solidário.
Esta actividade visa sensibilizar as crianças para a necessidade de sermos solidários com os que mais necessitam e fomentar o debate em família, criando situações que promovam os valores que consideramos essenciais.
As crianças do JI de Caminha que tudo têm não esquecem que existem muitas crianças como elas que não têm a mesma sorte.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A Festa de Natal da E.B.1 de DEM


E.B.1 de DEM

EB1Venade - 18/12/2008 - A nossa festa de Natal

3ª FEIRA DOS MINERAIS DA ANCORENSIS

Nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2008 decorreu mais uma feira dos minerais da Ancorensis, dinamizada pelos professores do grupo de Biologia e Geologia. Alunos, pessoal não docente e professores puderam adquirir algumas das peças expostas.
Todo o material da exposição (bijuterias e adornos) era composto por rochas e minerais verdadeiros, confeccionados pela empresa Geotejo.
A afluência à feira foi excelente e todo o material vendido permitiu a oferta de equipamentos para os laboratórios da escola, por parte da empresa promotora.


Os Professores de Biologia

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A E.B.1 de DEM na Festa de Natal da Câmara Municipal de Caminha

E.B.1 de DEM

A E.B.1 de DEM e a FEIRA

E.B.1 de DEM

Jornal da EB1 de Afife




terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Escola EB1/JI de Riba de Âncora

A Festa de Natal da Câmara Municipal de Caminha foi
FANTÁSTICA!!ADORAMOS.Para o ano queremos mais...

EB1Venade - A festa de Natal da Câmara Municipal de Caminha

Como fazer iogurte

Os alunos experimentaram fazer iogurte na escola, com a colaboração das professoras. Na verdade ficou delicioso. Foi um belo complemento para o lanche da tarde.
Aqui fica a receita para quem quiser repetir.

Bom apetite.

Ingredientes:
1 litro de leite
1 ou 2 iogurtes
Corante (em pó ou liquido)
Açúcar
Preparação:
Colocar o leite a aquecer até atingir 45º, retirar do lume e adicionar o iogurte. Mexer muito bem e tapar com um pano em volta, deixar a descansar num local com temperatura agradável (junto do fogão) cerca de 8 a 12 horas. Depois destapar, adicionar o corante e o açúcar a gosto e servir num copo, ou então guardar no frigorífico em recipientes fechados.
EB1 de Afife - Turma 13



Ancorensis presente no II Salão de Energias Reniváveis e Ambiente





Decorreu nos dias 12, 13 e 14 de Dezembro o II Salão de Energias Renováveis e Ambiente, no pavilhão da AIMinho, em Viana do Castelo. Partindo da experiência de colaboração com a SPES (Sociedade Portuguesa de Energia Solar) a Ancorensis optimizou a sua participação no certâme envolvendo professores e alunos do curso profissional de Energias Renováveis, variante de sistemas de bioenergia. Com a responsabilidade de organizar o stand da escola, os alunos e professores fizeram deste espaço de 9 m2 uma área de demonstração das potencialidades das energias alternativas, no contraponto das convencionais, e da necessária formação de base nesta área, algo em que a Ancorensis Cooperativa de Ensino está empenhadamente envolvida. A este respeito foram expressivos os restantes expositores, que pela variedade de soluções, muitas delas integradas, revelaram todo um mercado de trabalho que carece de quadros, justificando o investimento formativo.Desta experiência resultaram informações e competências adicionais que valorizam os alunos e a escola, bem como revela a capacidade interventiva desta instituição de ensino e formação, que é hoje uma referência também nas Energias Renováveis.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Teatro sobre a Preservação Ambiental



Na Sexta-feira dia 5 de Dezembro as crianças assistiram a um teatro realizado pelos alunos da Escola Profissional de Caminha. O teatro era sobre a preservação ambiental: primeiro ouviram uma história e depois assistiram a um teatro de fantoches. Algumas crianças foram escolhidas pelos fantoches para exemplificarem como se faz a reciclagem e assim aplicar os conhecimentos transmitidos durante o teatro. As crianças estavam maravilhadas porque quem costuma fazer teatro para os adultos são elas e neste caso inverteram-se os papéis. Outro motivo pelo qual estavam entusiasmadas foi pelo facto da mãe de um dos meninos da sala, o David, também participar no teatro

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Alunos da Ancorensis e João Carvalho no Lar de Santa Rita












A turma do 11ºE em colaboração com o artesão João Carvalho realizaram, no dia 9 de Dezembro, um workshop de Presépios feitos em barro , no Lar de Santa Rita.
Esta tarde diferente foi pautada pela imaginação e criatividade dos idosos.




Surgiram verdadeiras obras de arte, como ficou decumentado pelas fotos que todos podem ver.

Decoração de Natal Solidária na Ancorensis







Nesta época de Natal, o espirito solidário reina na nossa escola. Ser solidário é promover o bem. É dar e não esperar nada em troca. É pensar nos carenciados e compartilhar as vitórias, as derrotas, as alegrias e as tristezas.
Os alunos do 10ºE e o Centro de Recursos, inspirados nesta filosofia, dedicaram-se à produção da sua própria decoração natalícia, visando a angariação de fundos para a conta solidária . Esta conta serve para ajudar os alunos mais carenciados da nossa escola.
Apelou-se à criatividade de cada um e o resultado foi deveras superior ao esperado. A comunidade escolar tem sido participativa adquirindo os diversos produtos, contribuindo assim para engordar a nossa conta solidária.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Dia da Floresta Autóctone

No dia 24 de Novembro, comemoramos, na nossa escola, o Dia da Floresta Autóctone.

Este dia foi estabelecido, com o intuito de promover a conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição.

O termo autóctone é sinónimo de nativo ou indígena, isto é, diz respeito a seres vivos originários do próprio território onde habitam, estão mais adaptados às condições climáticas do território, pelo que são mais resistentes a pragas, doenças…

A nossa contribuição simbólica para a protecção de espécies autóctones consistiu, na plantação no recreio da nossa escola, de azevinho e um medronheiro, que nos foram disponibilizados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e o FAPAS, entidades promotoras da comemoração deste Dia da Floresta Autóctone.

Além da plantação das espécies atrás referidas, aproveitamos para sensibilizar os alunos para a defesa dos valores naturais, tendo em conta a defesa do ambiente.

EB1 de Afife



terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Rita e o Sr.Dente

Um copo com água
Uma escova e pasta
Para lavar os dentes
É o que me basta...