sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween













Hoje, dia 31 de Outubro, no Jardim de Infância de Riba de Âncora, comemorou-se a festa do Halloween.
Os meninos fizeram os seus fatos de fantasmas e bruxas e foi explicado um pouquinho da história do Halloween( dia das bruxas), assim como alguns significados simbólicos (a abóbora, a vassoura, o gato preto, etc.)
Durante a tarde fomos “assustar” os professores e os nossos colegas do 1º ciclo e fizemos um baile, terminando com esta linda canção:

“A bruxa fugiu”

A bruxa fugiu
Quem é que a viu?
Vamos lá todos olhar
Pela escola deve voar

A bruxa fugiu
E a todos mentiu
Aqui nada sem parar
E com a vassoura vai gritar

Ah-ah-ah, ah-ah-ah
Ah-ah-ah, ah-ah-ah
Aqui nada sem parar
E com a vassoura vai gritar

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Visita de estudo à Tipografia "Gráfica do Minho"


No dia 27 de Outubro fomos visitar a tipografia “ A Gráfica do Minho”. O nosso objectivo principal para esta visita foi saber como funciona uma tipografia, visto que este ano lectivo a E.B.1 Dem vai fazer um jornal trimestral -“O Eco-Dem”.
Ficámos a saber que a Gráfica do Minho foi fundada no dia 2 de Julho de 1952, por Humberto Loureiro de Fonseca Lima e, que actualmente é gerida pelos seus netos Paulo Lima e Humberto Lima.
O gerente da tipografia mostrou-nos como esta evoluiu através dos tempos. Visualizámos as primeiras máquinas de composição e impressão manuais e nesta altura trabalhavam cerca de doze pessoas.
Como este meio é competitivo tiveram necessidade de mudar de instalações e para um equipamento de pré-impressão mais moderno. Dispõe neste momento de máquinas de offset e de acabamentos, entre as quais destacamos: computador onde se faz o impresso, corrige-se e fazem-se os fotolitos; máquinas de impressão de uma cor e de duas; máquina de lavagem das chapas; máquina de dobrar; máquina de agrafar; máquina de furar; máquina de picotar e máquina de cortar (guilhotina).
Neste momento a tipografia tem cinco operários: uma desenhadora gráfica, dois que trabalham com as máquinas de impressão, um que trabalha nos acabamentos e dois gerentes, todos residentes no concelho, excepto um.
Todas as máquinas existentes na tipografia são estrangeiras, de origem alemã e as tintas utilizadas na impressão são produzidas em Portugal.
Descobrimos que a Gráfica do Minho é amiga do meio ambiente, pois todos os resíduos que lá são produzidos são reciclados. Os restos de papel são vendidos a uma empresa que o reutiliza. As latas de tinta são depositadas em bidões e entregues a uma multinacional -“A Codisa” , que também as reutiliza.
Ficámos felizes por descobrir tantas coisas sobre um assunto que desconhecíamos mas, sobretudo por saber que esta empresa se preocupa, tal como nós, com o nosso amigo Meio Ambiente.

E.B.1 de DEM

O LOBO IBÉRICO

A E.B.1 de Dem fez uma pesquisa sobre o Lobo Ibérico no âmbito do Programa Eco-Escolas e no desenvolvimento do tema “Biodiversidade”, do qual resultaram vários textos. Entre os quais se destacaram os seguintes:


O lobo Ibérico
Lobo nome científico canis lúpus canis(latim)=cão; lúpus(latim)=lobo.
O lobo assemelha-se a um cão pastor alemão, pêlo cinzento e arruivado, com tonalidade castanho - avermelhado na cabeça e nas orelhas.
Habita em bosques abertos, florestas densas e montanhas onde se refugia em tocas escavadas por eles ou reaproveitadas de outros animais.
Vivem em grupos denominados alcateias, com um casal dominante, movimentando-se de noite nos dependendo essencialmente da abundância de presas que são roedores e aves.
A época fértil das fêmeas é entre Fevereiro e Abril. As fêmeas têm de andar cerca de 63 dias com as crias na barriga nascendo entre três a sete crias numa única ninhada por ano.
Um dos maiores predadores naturais da Serra d’Arga foi em tempo o lobo Ibérico, mas devido à degradação do seu habitat natural, feita através da destruição dos bosques pelos frequentes incêndios florestais e a acelerada desertificação do espaço rural de montanha contribuíram para a escassez local das condições de abrigo, alimento e reprodução.
O lobo foi exterminado pelo Homem em quase toda a Europa e os sobreviventes encontram-se em perigo devido ao cruzamento com cães e à perseguição de que são alvo.
Por isso não só devemos proteger o lobo Ibérico como todas os animais que estão em perigo de extinção.

Autora: Lígia (aluna do 4ºano)


Autora: Melanie (aluna do 4º ano)
Os lobos Ibéricos são animais selvagens, porque vivem longe das pessoas. Os lobos têm o corpo coberto de pêlo, vivem nas florestas, bosques e montanhas e alimentam-se de carne.
Os lobos são uma espécie em vias de extinção, porque o Homem destrói o seu habitat e ao mesmo tempo o seu alimento. Como consequência os lobos sem ter que comer procuram alimento nas povoações mais próximas, obrigando assim o Homem a proteger os seus animais e a matar o lobo.
Temos que preservar a Natureza para que o lobo Ibérico consiga sobreviver.

Autor: Pedro (aluno do 2ºano)
E.B.1 de DEM

Dia do Idoso




Os alunos da E.B.1 de Afife, sinalizaram este dia com uma visita ao Centro de dia de Afife. O convívio foi caloroso, com troca de experiências e cantigas com os mais velhos.
Os alunos ofereceram uma flor com uma mensagem a cada idoso, e fizeram o convite a todos para estarem presentes no Magusto da escola, no próximo dia 11 de Novembro.

Partilha de Saberes




No dia 28 de Outubro as crianças do Jardim-de-infância de Caminha foram visitar os idosos do lar Senhor dos Mareantes. Esta actividade – partilha de saberes – surgiu no âmbito do projecto “ Um livro, um amigo” e visava a partilha de conhecimentos. As crianças foram contar histórias e ouvir as histórias que os idosos tinham para lhes contar.
Fomos muito bem recebidos e ficámos muito entusiasmados. Esperámos poder voltar a repetir.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Visita à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo








No dia 23 de Outubro fomos de comboio a Viana. Fomos visitar a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, vimos a zona de leitura dos periódicos, da secção de adultos, o espaço multimédia, o espaço de livros para as crianças e o espaço do conto (bebeteca). Contaram-nos a história do João e o feijoeiro, ordenamos as imagens da história e no final fizemos o reconto da mesma e o desenho. Ainda nos deu tempo para nos poufles fofinhos deliciarmo-nos com livros à nossa escolha (e eram tantos!!!). Depois do almoço fomos até à zona ribeirinha aprendemos como se chama o rio, estivemos na marina, vimos barcos muito diferentes, os peixinhos a saltarem na água e por fim brincamos no parque. No regresso e já no comboio cantamos muito pois vínhamos muito contentes e divertidos.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O Dia Mundial da Alimentação na E.B.1 de Dem

E.B.1 de Dem

Dia Mundial da Alimentação




A educação para uma alimentação saudável é muito importante nas idades de pré-escolar. É nestas idades que as crianças devem começar a ser sensibilizadas para os benefícios de uma alimentação saudável. Daí, a importância da abordagem deste assunto nas escolas. Todavia, os encarregados de educação têm um papel muito importante, uma vez que devem continuar esse trabalho em casa. Foi nesse sentido que no dia 16 de Outubro se realizou um colóquio, aberto à comunidade escolar, proferido pela Doutora Filomena Cruz, professora na EB2,3/S de Caminha especializada em Nutrição. Esta actividade esteve integrada na semana dedicada à alimentação e no PES (Projecto de Educação para a Saúde), o qual pretende dotar crianças e jovens de conhecimentos, atitudes e valores que as ajude a fazer as opções adequadas à sua saúde, ao seu bem-estar físico, social e mental.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO














No âmbito do Projecto de Educação para a Saúde e para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, os meninos do Jardim de Infância de Riba de Âncora, assistiram a uma pequena palestra, sobre a roda dos alimentos e a sua importância na saúde da criança, apresentada pela Enfermeira Patrícia Lopes da área da Pediatria do CHAM e pela Engenheira Alimentar Catarina Miranda.
Para além de toda a aprendizagem formal sobre este tema, as palestrantes ofereceram a todas as crianças uma brochura alusiva à temática abordada e deixaram dois cestinhos com legumes e frutos para passarmos da teoria à prática confeccionando na nossa escola uma sopa e uma salada de fruta.



quarta-feira, 15 de outubro de 2008

terça-feira, 14 de outubro de 2008

EB1 de Venade no MUSEU DO PÃO

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A E.B.1 de DEM na Hora do Conto
























Obrigada mais uma vez João, Rita e Paula pela hora de magia.
E.B.1 de Dem

Hastear da Bandeira Verde (Programa Eco-Escolas)






















No dia 10 de Outubro de 2008, a E.B.1 de Dem, procedeu a uma pequena cerimónia para hastear a Bandeira Verde. Para tal convidou o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Caminha, o Presidente da Junta de Freguesia de Dem, o Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Coura e Minho representado pela vice-presidente Paula Brandão, a representante do jornal “Serra e Vale” e os pais e encarregados de educação.
Esta bandeira foi conseguida após um ano lectivo (2007/08) de intenso trabalho executado em prol do Meio Ambiente.
A cerimónia iniciou-se com um pequeno discurso seguida da passagem da bandeira pelas mãos de todos os intervenientes. Em seguida, o Sr. Vereador, o Sr. Presidente da Junta e a representante do Conselho Executivo hastearam a bandeira ao som da seguinte canção da autoria E.B.1 de Dem:

A nossa freguesia
É o sítio onde nascemos
Queremos tê-la limpa.
A nossa freguesia
É o sítio onde vivemos
Queremos ter ar puro.
A nossa freguesia
É o sítio onde vivemos
Respeitem as crianças
Respeitem as crianças
Deixem-nas viver num ambiente seguro.

Por fim, toda a comunidade educativa confraternizou num pequeno lanche.
E.B.1 de DEM