terça-feira, 30 de setembro de 2008

Galardão Bandeira Verde


O dia 26 de Setembro foi muito importante e muito especial para a E.B.1 de Dem, pois foi-lhe reconhecido todo o trabalho que fez ao longo do ano lectivo 2007/08 em prol do Meio Ambiente, uma vez que foi galardoada com a Bandeira Verde do Projecto Eco-Escolas.
Nesse dia, alguns de nós, foram a Torres Vedras buscar a tão desejada bandeira. Saímos de Dem às 4:30h num autocarro patrocinado pela Câmara Municipal de Caminha, a quem agradecemos desde já todo o apoio que nos tem dado, parámos na E.B.2,3/S de Caminha, onde entraram os representantes da E.B/JI de Caminha, os do 2ºciclo, os do Colégio de Santo António e os da Santa Casa da Misericórdia. Seguimos até Vila Praia de Âncora onde os representantes da Ancorensis se juntaram a nós e assim fomos rumo ao nosso destino.
Quando chegámos ao ponto de encontro das Eco-Escolas eram aproximadamente 10h e não perdemos tempo. Saímos do autocarro e fomos desfrutar de todos os passatempos que havia. Em todos eles a defesa do meio ambiente estava presente, aproveitámos para fazer novos contactos com associações e empresas, mas sobretudo enriquecemos os nossos conhecimentos ambientais.
Foi divertido e fascinante ver o nosso Eco-Código exposto na parede do pavilhão, demorámos cerca de uma hora a encontrá-lo, pois havia imensos. Nessa altura pensámos que são muitas as escolas, crianças, jovens, professores e comunidades preocupados com o futuro do planeta Terra e não pudemos deixar de sentir orgulho pelo nome da nossa escolinha, situada no sopé da Serra de Arga, estar ali.
Às 13h fomos almoçar, mais uma vez a Câmara Municipal de Caminha esteve presente neste acto, pois pagou o almoço a todos. No final do almoço dirigimo-nos para o pavilhão onde iriam ser entregues as bandeiras, ouviram-se discursos, agradecimentos, o cantor Miguel Sardet alegrou o convívio com algumas canções e finalmente fez-se a entrega dos galardões. Quando chamaram a nossa escola, subimos ao palco com orgulho e levantámos a bandeira. Não conseguimos explicar a alegria que sentimos nesse momento, só sabemos dizer que a sensação foi boa.
No final lanchámos e regressámos à nossa terra, quando chegámos eram 23h, estávamos cansados, mas valeu a pena!
Queremos agradecer a todos os que nos ajudaram a implementar este projecto, pois a bandeira é também deles.
E.B.1 de DEM

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Tanto calor não é normal


Era uma vez um rapaz que estava a passear pelos campos verdes e de repente ouviu três carros de bombeiros. Dirigiram-se para a floresta. O rapaz logo pensou se a Lila estaria bem. A Lila era a sua amiga raposa.
O rapaz correu até ao sítio do incêndio, chamou pela sua amiga e ela apareceu. A Lila estava assustada, puxou pelas calças de um bombeiro e levou-o com ela pelo meio das chamas.
Entretanto, os bombeiros que estavam a apagar o fogo na floresta ficaram sem água, mas o rapaz conhecia uma fonte secreta e guiou-os até lá. Dessa forma os bombeiros conseguiram continuar a sua tarefa de apagar o incêndio e salvar as espécies animais e vegetais que lá viviam.
Quando o incêndio foi extinto apareceu a Lila e o bombeiro que trazia ao colo quatro raposinhos.O senhor Presidente da Câmara decidiu homenagear os bombeiros e o rapaz pela atitude que tiveram em defesa do Meio Ambiente.
E.B.1 de DEM

terça-feira, 23 de setembro de 2008

DIA DO DIPLOMA E PRÉMIO DE MÉRITO NA ANCORENSIS






O Ministério da Educação decidiu implementar o Dia do Diploma. Através da comemoração deste dia pretende-se valorizar a importância da conclusão do ensino secundário, um nível que se estabeleceu como referência para a qualificação da população portuguesa, através da promoção de uma acção formal de entrega de certificados e diplomas aos alunos que tenham terminado o ensino secundário no ano lectivo de 2007/2008.
Com o objectivo de reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho e desempenho escolares, o Ministério da Educação decidiu ainda atribuir um Prémio de Mérito aos melhores alunos de cada escola que tenham concluído o ensino secundário. Este prémio, com o valor pecuniário de 500 euros, é atribuído, em cada escola ao melhor aluno dos cursos científico-humanísticos e ao melhor aluno dos cursos tecnológicos. Conjuntamente com a atribuição do prémio pecuniário, será igualmente entregue aos alunos premiados um diploma alusivo à distinção concedida.
A Ancorensis, Cooperativa de Ensino acompanhou esta iniciativa tendo promovido, no dia 12 de Setembro, a entrega formal dos Diplomas e Certificados a todos os alunos que terminaram o ensino secundário no ano lectivo 2007/2008 e a entrega do Prémio de Mérito aos alunos/as que, no âmbito dos cursos científico-humanísticos e dos cursos tecnológicos, tenham obtido a melhor classificação final de conclusão do ensino secundário.
Os alunos da Ancorensis contemplados com o Prémio de Mérito foram:
Ana Meira Pires – Cursos Científico-Humanísticos
João Quarteu Alves – Cursos Tecnológico de Informática
Esta cerimónia realizou-se na cantina da escola e contou com a presença da Dra. Manuela Caneca – Técnica da DREN, Direcção da Ancorensis, encarregados de educação e alunos.
Manuel Cerqueira Rodrigues, Presidente da Direcção da Ancorensis, felicitou todos os alunos, professores e encarregados de educação, pela conclusão e pelo empreendorismo desenvolvido nesta etapa de vida destes jovens.
Este encontro terminou em harmonia com um bolo e um brinde à felicidade destes jovens, num convívio que se prolongou e deixou saudade aos que partem em busca de novos horizontes e aos que ficam.
GIC – Gabinete de Informação e Comunicação

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Comandos na Ancorensis









A população estudantil da Ancorensis Cooperativa de Ensino durante os dias 16, 17 e 18 de Setembro, teve a visita do Exército e dos Comandos.
Durante os dias 16, 17 e 18 de Setembro, a população estudantil da Ancorensis Cooperativa de Ensino, pode conviver com alguns elementos das Forças Armadas. Este evento inseriu-se nas acções de divulgação do Exército e dos Comandos, através do Estado-Maior do Exército e do Centro de Tropas Comandos, com a articulação e apoio da Associação de Comandos/Delegação de Viana do Castelo.
Diferentes actividades foram desenvolvidas, com a participação directa dos alunos, entre elas a mais mediática: a torre multiactividades-slide. Em simultâneo decorreu a exposição estática de material e equipamento militar. A interacção dos militares Comandos com os jovens foi muito positiva, segundo a opinião dos próprios alunos.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Almoço convívio com os Auxiliares de Acção Educativa e funcionários das escolas

É inquestionável a importância dos/as Auxiliares de Acção Educativa e Funcionários/as nas escolas e nos jardins de infância. São eles que mantêm o dia-a-dia em funcionamento e tratam dos problemas que surgem. Por isso a Câmara Municipal de Caminha, à semelhança do que aconteceu com os professores e educadores, realizou um almoço convívio para dizer, acima de tudo,... OBRIGADO!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Arranque do Ano Escolar com instalação de quadros interactivos nas Escolas Básicas de Riba de Âncora e Dem

De modo a assinalar o arranque de mais um ano lectivo no concelho, a Câmara de Caminha procedeu à instalação do primeiro quadro interactivo multimédia na EB1 de Riba de Âncora, na presença do vereador da Educação, Flamiano Martins. A EB1 de Dem é o outro estabelecimento de ensino que também vai ser contemplado com esta nova ferramenta de trabalho, com vista a tornar as aulas mais interactivas, motivadoras e dinâmicas.

 

O executivo camarário também pretende apetrechar as outras escolas com este novo equipamento por forma a responder às novas exigências do sistema educativo, no entanto optou por fazê-lo em primeiro lugar nas escolas do interior do concelho, com vista a combater a desertificação do interior. Sublinha-se que a manutenção das escolas do interior, nomeadamente de Riba de Âncora e Dem, é um dos objectivos contemplados na Carta Educativa concelhia.

 

Salienta-se ainda que o Executivo pretende, com a instalação destes novos quadros, estimular os alunos, proporcionando aulas ainda mais interessantes, e que contribuam para melhorar as aprendizagens dos alunos, logo para o aumento do sucesso escolar.

 

Este novo recurso educacional permite uma maior interactividade e dinamização das aulas, sempre através de um computador e do retroprojector, é possível pesquisar na Internet, projectar vídeos, ouvir som, visualizar e manipular imagens e textos, gravar as aulas, imprimir documentos, entre outras tarefas.

 

De resto a adaptação das escolas às novas tecnologias é uma das muitas medidas levadas a cabo pela Câmara no âmbito da Educação e que reforça que esta é uma área prioritária. Recorde-se que a Câmara Municipal assegurou, durante a pausa lectiva, que todos os estabelecimentos de ensino estivessem em perfeitas condições de funcionalidade, segurança e conforto para receberem os alunos neste novo ano.


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Recepção aos Professores e Educadores - Ano lectivo 2008/2009

Aos Professores e Educadores de Infância,
 
A Câmara Municipal de Caminha convida todos os professores e educadores de infância, que irão leccionar nas escolas do concelho no ano lectivo 2008/2009, para a cerimónia de recepção, que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 12 de Setembro, às 16 horas, na Sala Polivalente da Câmara Municipal de Caminha.

 

Nesta cerimónia serão ainda homenageados os professores que até 31 de Agosto completaram 25 anos de carreira docente e assinalado o 1º aniversário do blogue (ca)minhaescola.

 

Contamos consigo.


Balanço do ano lectivo 2007/2008

Com um novo ano lectivo "à porta", a Câmara Municipal ultima os preparativos para que os estudantes possam regressar às escolas do concelho num quadro de normalidade, assegurando todas as condições de funcionalidade, segurança e conforto, para que a aprendizagem aconteça com sucesso. É altura também de "fechar" as contas de 2007/2008: somando as várias rubricas, verifica-se que o investimento do Município na Educação atingiu, neste período, 1.020.982,50 euros, valor que demonstra a forma como o sector é valorizado pelo Executivo e o carácter prioritário de que se reveste.

 

As competências para a vida adquirem-se a partir da infância e contribuem para formar cidadãos mais capazes e melhor preparados. Determinante é o papel da Escola e os municípios têm vindo a ser progressivamente mais responsabilizados. O investimento da Câmara de Caminha tem vindo a crescer, quer nas rubricas obrigatórias quer nas múltiplas actividades que são organizadas ou apoiadas ao longo do ano escolar.

 

Analisando os itens que compõem o investimento na Educação, é possível perceber que a autonomia dos agrupamentos de escolas (para onde são canalizadas verbas para limpeza, manutenção, conservação, materiais escolares e despesas de funcionamento das escolas em geral), formalizada através de protocolos, custou ao Município quase 71 mil euros.

 

Já nas actividades de enriquecimento curricular quase foi duplicado aquele valor, para um universo de 562 alunos. De referir que, no passado ano lectivo, funcionaram seis actividades distintas: Inglês, com 308 participantes; Música, com 434; Actividade Física e Desportiva, com 457; Tecnologias da Informação e da Comunicação, com 213; Expressões Dramáticas, com 146, e Ciências Experimentais, frequentada por 128 crianças.

 

Por outro lado, o prolongamento dos horários dos jardins-de-infância, por forma a facilitar a vida das famílias, custou um pouco mais de 72 mil euros e beneficiou directamente 144 crianças, sendo 80 do Agrupamento de Escolas Coura e Minho e 84 do Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora.

 

Alimentação e transportes

 

Uma alimentação equilibrada é mais um factor determinante para que o crescimento e a aprendizagem tenham o êxito que todos desejamos. Nesta componente, o investimento do Município foi um pouco além dos 169 mil euros. De registar que 645 crianças beneficiaram, diariamente, de refeições escolares, tendo sido servidas mais de 96 mil refeições.       

 

Outra componente importante do investimento na Educação prende-se com os transportes, a absorverem uma fatia próxima dos 270 mil euros. Nos transportes escolares foram beneficiados 773 alunos, enquanto nos transportes ocasionais foram realizados mais de 200 serviços, percorrendo-se 8.665 quilómetros.

Os auxílios económicos directos favoreceram, por seu lado, 131 alunos, que receberam do Município quase 71 mil euros, para poderem comprar material escolar e ainda para despesas com refeições.

A todos estes valores somam-se despesas com pessoal e o custo de actividades variáveis.

 

As contas do blogue

 

A adesão ao blogue (ca)minhaescola, criado pela Câmara de Caminha para apoio à comunidade escolar em geral, está a ter um excelente acolhimento, aferido pelo número crescente de visitantes. Só durante o ano lectivo, mais de 25.500 pessoas acederam ao blogue e, o que é também importante, as "visitas" vieram de diferentes partes do Globo, num total de 71 países, com destaque, naturalmente, para Portugal (9.135), seguido do Brasil (1.756) e dos EUA (141).

 

À disposição de quem acedeu ao (ca)minhaescola foram colocadas informações de vária ordem, reunidas em mais de três centenas de notícias.      


Centros Escolares de Dem e Vilar de Mouros

A Câmara prepara-se para começar as obras de dois centros escolares, em Dem e Vilar de Mouros. Os respectivos projectos estão prontos e a conclusão das intervenções está prevista para 2009. O investimento total é de cerca de 713 mil euros.

 

O equipamento a localizar em Dem vai acolher sete dezenas de crianças, oriundas das seis freguesias da Serra D'Arga, enquanto o número de alunos previsto para o centro de Vilar de Mouros é de 46.  

 

Estes dois investimentos realizam-se na sequência de uma candidatura apresentada pela Câmara de Caminha ao Eixo III "Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial", do Programa Operacional ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 (QREN)), no âmbito da "Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar", e que se integram na "Qualificação dos Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade".

 

No caso de Dem, o projecto envolve a remodelação e ampliação da actual EB1, onde será integrado o novo jardim-de-infância e a respectiva cantina. No quadro desta obra, será feita a reestruturação da via pública envolvente, com a utilização parcial da estrada que passa entre a EB1 e o Centro Cultural, de modo a permitir a contiguidade entre os recintos.

 

Em Vilar de Mouros vai proceder-se à remodelação e ampliação da EB 1, que passará a integrar os alunos do ensino básico e do pré-escolar. A concentração dos dois níveis de ensino num só estabelecimento traz muitas vantagens, designadamente ao nível dos transportes e refeições, permitindo ainda o acesso a vários recursos, facto que até agora não acontecia.

 

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Blogue (ca)minhaescola completa 1 ano de (in)formação

O blogue (ca)minhaescola faz agora 1 ano de existência, 1 ano a diminuir fronteiras, 1 ano a aproximar Pais, Alunos e Educadores... 1 ano de (in)formação.

O blogue (ca)minhaescola foi criado em setembro de 2007 com o intuito de servir de elo de ligação entre os vários intervenientes no processo escolar, designadamente professores, encarregados de educação e o Município de Caminha.
"Acreditamos que é do diálogo e de uma eficaz colaboração entre o Município, a comunidade docente, os encarregados de educação e os próprios alunos que pode nascer uma boa política educativa, que a todos beneficiará", disse o Vereador Flamiano Martins, na ocasião do seu lançamento.
Um canal interactivo privilegiado de comunicação entre todos os envolvidos no sistema educativo concelhio, o blogue (ca)minhaescola (http://caminhaescola.blogspot.com) é aberto a todos os professores, educadores e do Município.

Ficam alguns números para reflexão:

- 11.447 visitantes
- 25.551 visualizações
- 71 países
- 326 notícias
- 0€ de custo

Obrigado aos Professores e Educadores. Bem hajam e continuação de bom trabalho.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Almoço de Encerramento do ano lectivo 2007/2008

No final do ano lectivo 2007/2008, realizou-se um almoço, promovido pela Câmara Municipal de Caminha, com os professores que leccionaram nas escolas do Concelho. Um bom ambiente que contou com a animação da Fadista Elsa Gomes.
 
Ficam as fotos para recordação.