quarta-feira, 30 de abril de 2008

terça-feira, 29 de abril de 2008

EB1 de Venade - Educação para a Saúde - Actividade Física - 29ABR2008

Feira Interactiva da Protecção Civil - REPORTAGEM

Cerca de 700 crianças viveram uma tarde única na companhia dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Numa iniciativa inédita no norte do país, a escola recebeu todos os meios que compõem a Protecção Civil. O resultado foi muita animação para os mais pequenos.



REPORTAGEM DE "Minho Actual TV"

SEMANA ZEN

SAÚDE MENTAL
ÁREA PROJECTO 12ºB






Somos alunos do 12º B, da escola Ancorensis Cooperativa de Ensino, e no âmbito da disciplina de Área de Projecto, organizamos a Semana ZEN. Esta decorreu do dia 14 a 18 de Abril, tendo como principais objectivos: promover a saúde mental; divulgar novas técnicas que ajudem a atingir o bem estar e o equilíbrio; induzir bons hábitos alimentares e clarificar conceitos relacionados com saúde mental, especificamente com a felicidade.
Várias actividades foram desenvolvidas nesta semana, como por exemplo: almoço-Zen (servido na nossa cantina); aula de Yoga; Palestra; Workshop com produtos saudáveis, etc...



No passado dia 24 de Abril recebemos a visita da nossa amiga Márcia da Suma que nos veio dar alguns conselhos para nós pouparmos tempo, dinheiro e o ambiente.
Aprendemos que quando vamos ao supermercado devemos sempre comprar embalagens grandes. Se em vez de comprarmos muitas embalagens pequenas de uma coisa comprarmos uma grande vamos fazer menos lixo; se em vez de comprarmos muitas embalagens de uma coisa comprarmos uma grande também vamos poupar dinheiro porque é mais barato comprar uma embalagem grande do que muitas pequenas; e finalmente, se quando vamos ao supermercado levarmos uma lista com todas as coisas que precisarmos e comprarmos tudo em embalagens grandes vamos poupar tempo porque assim vamos menos vezes ao supermercado e não desperdiçamos o dinheiro. Protegemos deste modo o nosso ambiente.

DIA DA TERRA

E.B.1 de DEM

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Arroz é rei







No passado dia 24 de Abril, as crianças do Jardim de Infância de Caminha participaram num intercâmbio com outras crianças do concelho de Caminha e da vizinha Galiza. As crianças tiveram oportunidade de realizar diversas actividades: andar de comboio turístico, participar num atelier de construção de papagaios.Este intercâmbio incluiu-se no evento gastronómico " Arroz é Rei, no concelho de Caminha " organizado pela Associação de Empresários de Hotelaria, Alojamento Turístico e restauração do concelho de Caminha.

Meninos do Jardim de Infância de Caminha oferecem medalhas





No âmbito do projecto Eco-escolas, os meninos do Jardim de Infância de Caminha ofereceram medalhas aos outros meninos que prometeram cumprir 5 regras para proteger o ambiente : 1ª Apagar a luz sempre que mudar de espaço; 2ª Fechar sempre a torneira quando não precisamos de àgua; 3ª Não deitar lixo para o chão; 4ª Separar o lixo( pedir aos pais para usarem os eco pontos); 5ª Não estragar os espaços verdes. Aproveitamos também a actividade para colocarmos dois novos periquitos na gaiola da nossa escola.

Visita à Cúpula



Os meninos do Jardim-de-infância de Caminha, no dia 22 de Abril, foram visitar a Cúpula. Dentro da mesma as crianças tiveram oportunidade de observar a história da “ Gota, Gotinha”, que nos ensina a importância da água para o meio ambiente e para a vida dos seres vivos.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

A horta do Jardim de Infância de Riba de Âncora

"25 de Abril" em Afife


Comemoração do 25 de Abril

Durante esta semana os alunos da escola de Afife fizeram vários trabalhos sobre o “25 de Abril”. Foram desde pesquisas, trabalhos escritos, visionamento de filmes, desenhos e um quadro para a sala de convívio.
Todos os alunos tem conhecimento que foi o inicio da liberdade para o povo português. E que por isso hoje podemos dizer e fazer o que queremos, sem entrar em exageros, claro, pois também devemos respeitar a liberdade dos outros.
Os alunos de Afife desejam a todos um bom feriado e…. VIVA A LIBERDADE!!

Tree Parade em Vila Praia de Âncora

segunda-feira, 21 de abril de 2008

ESCOLAS PRIVADAS REUNIDAS NO PORTO

ANCORENSIS MARCA PRESENÇA


O 9.º Fórum da AEEP decorreu entre 4, 5 e 6 de Abril no Centro de Congressos da Alfândega do Porto sob o lema "Dinâmica Privada, Serviço Público de Qualidade". Segundo o responsável, pretendeu-se frisar "o papel e o contributo do ensino particular na melhoria do sistema educativo português".
A inovação das práticas educativas, o papel do ensino privado e a liberdade de escolha dos pais foram temas em debate no 9.º Fórum da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular.
O Secretário da Educação, Valter Lemos e o presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular (AEEP), João Alvarenga abriram na sexta-feira os trabalhos deste encontro.
A inovação do sistema educativo esteve em destaque no sábado, com a realização de um conjunto de simpósios onde foram partilhadas experiências desde o Pré-escolar ao Secundário, passando pelo ensino especial e pela abordagem aos Centros Novas Oportunidades.
A Ancorensis Cooperativa de Ensino esteve presente na mostra pedagógica com as diversas valências na robótica, na exposição de carros e barcos movidos a energia solar e com uma apresentação criativa em multimédia.
O Centro Novas Oportunidades Ancorensis, representado pelos Profissionais de RVC Luisa Sousa e Luis Almeida, participou no VI Simpósio: Experiências de Inovação; respostas do EPC ao desafio das Novas Oportunidades cujo moderador foi o Dr. José Ferreira (Direcção Nacional da AEEP)
Além de simpósios, conferências e painéis de discussão, o encontro contou ainda com "Actividades de Palco", como Música, Dança, Ballet e Teatro e "Oficinas de Animação" com sessões sobre Restauração, Matemática, Robótica e Programação.
No Domingo realizou-se um painel sobre a liberdade de opção dos pais, com a presença da deputada do PS Manuela de Melo, do porta-voz do PSD para a Educação, Pedro Duarte, do ex-secretário de Estado da Educação do CDS/PP Diogo Feio e do presidente da Confederação das Associações de Pais, Albino Almeida.
Foram muitas as pessoas que visitaram e conheceram as diversas ofertas e potencialidades do ensino particular expostas neste 9ºFórum.
Segundo o presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular (AEEP), João Alvarenga, em declarações à Lusa defendeu que..."É importante que se faça uma reflexão sobre a liberdade de escolha. Somos um país livre, mas é necessário que essa liberdade se traduza nos diferentes sectores da sociedade.”
Gabinete de Informação e Comunicação

ANCORENSIS NO FESTIVAL DE ROBÓTICA

NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO





O Festival Nacional de Robótica tem como objectivo a promoção da Ciência e da Tecnologia junto dos jovens dos ensinos básico, secundário e superior, bem como do público em geral, através de competições de robôs. No dia 4 de Abril, realizou-se uma visita de estudo à 8ªedição do Festival de Robótica na Universidade de Aveiro, organizada pelo Departamento de Informática da Ancorensis e que contou com a presença de todos os alunos dos vários graus de ensino do ensino secundário da área de informática, nomeadamente, Ensino Tecnológico, Ensino Profissional e Cursos Nível III de Educação e Formação.
Foram cerca de 80 alunos que participaram nas várias demonstrações robóticas previamente programadas, nomeadamente com a demostração do modo de funcionamento dos robôs, com os seus múltiplos sensores, câmaras e métodos de comunicação, demostrações de robots de condução autonoma em estradas com semáforos, túneis e locais de estacionamento, além de outras demonstrações de robots construidos pelas várias Universidades presentes com diversas finalidades. Os alunos mostram muito interesse e curiosidade pelas diversas explicações e conhecimentos transmitidos. No final da visita, assitiram ao jogo das meias finais da competição entre o Instituto Superior Técnico e a Universidade de Aveiro, esta última, vencedora com grande superioridade.
É de se realçar que este Festival Nacional de Robótica é, actualmente, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica e que ao organizar-se este evento em Portugal, pretende-se não apenas motivar os alunos das escolas que participam na competição para uma área tecnologicamente avançada e altamente multidisciplinar, mas também dar um contributo positivo para o desenvolvimento da investigação em Robótica e Automação e uma maior divulgação da Ciência e Tecnologia no país.
GIC-Gabinete de Informação e Comunicação

ANCORENSIS ESTÁ DE PARABÉNS!

Vence concurso na Universidade de Aveiro



Decorreu este ano mais uma edição da modalidade Ciber-Rato, integrada no Concurso Micro-Rato da Universidade de Aveiro. O objectivo desta modalidade é permitir que as equipas que nela participam se possam concentrar nas componentes algorítmica e de software da construção de um robot, eliminando os problemas associados ao projecto, montagem e teste de um robô real.Como tem sido nos últimos anos, a Ancorensis tem mantido prestações ao melhor nível no concurso CiberRato que se realiza a nível nacional na Universidade de Aveiro e que conta com a participação de alunos e professores de qualquer ambiente escolar. Neste ano participaram, além da equipa do Professor Indaleto Rego que obteve o primeiro lugar, professores e alunos universitários. Recorde-se que no ano passado a Ancorensis não participou, em 2006 ficou em segundo e em 2005 novamente em primeiro lugar.
Na modalidade "Ciber-Rato", a competição decorre em ambiente simulado em computador. Todos os robôs virtuais têm o mesmo tipo de sensores e de actuadores. Um simulador envia a cada robô os valores medidos dos sensores, recebe dos robôs os comandos sobre os "motores" e actualiza em conformidade as posições dos robôs no labirinto. As equipas participantes constroem o programa que permite ao seu agente robótico, através dos dados sensoriais enviados pelo simulador, comandar os "motores" de forma a cumprir da melhor forma os objectivos estabelecidos nas regras da competição.
Gic – Gabinete de Informação e Comunicação

O DESPORTO NA COMUNIDADE ESCOLAR

ÁREA PROJECTO 12ºB




Somos alunos do 12º B, na escola Ancorensis Cooperativa de Ensino. No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo, All Stars, desenvolveu um projecto relacionado com o desporto na comunidade escolar.
Este tema apresenta grande relevância na comunidade escolar, visto que a prática de desporto proporciona saúde e bem-estar.
O nosso projecto contou com a realização de um Torneio Inter-Escolas, a realização de uma palestra sobre a modalidade e de uma exposição multimédia com os melhores momentos do projecto. Tudo isto foi conseguido com grande participação da comunidade escolar.
Durante o segundo período realizou-se o Torneio de Andebol Misto Inter-Escolas, com a participação de três escolas do distrito, num total de seis equipas. Neste torneio pretendia-se incentivar a prática de desporto e da respectiva modalidade de forma saudável e civilizada. O Torneio decorreu em duas tardes e contamos com a presença de uma equipa da escola Sta. Maria Maior (Viana do Castelo), duas da escola E.B. 2,3/S de Caminha e três da escola Ancorensis Cooperativa de Ensino. Foi realizado tal como previsto e desejado; todas as equipas foram competitivas predominando a boa disposição. No final o ADA sagrou-se campeão!
Para a palestra que se realizou com sucesso, no dia 4 de Abril, o grupo convidou o professor/treinador Luís André Magalhães para debater sobre a modalidade em questão, contar-nos as suas experiências como treinador e organizador, uma vez que teve o privilégio de organizar o Campeonato do Mundo de Andebol em 2003, em Caminha. Para que isto fosse possível contamos com a presença das seguintes turmas: 7ºB, 11ºB, 12ºB e T6.
Por último, no dia 10 de Abril, realizou-se a exposição multimédia. Esta teve como objectivo a divulgação, à comunidade escolar, dos melhores momentos passados no Torneio.
O grupo
Soraia Cerqueira
Rosário Alão
Joana Moreira
Rafael Almeida
Rogério Guardão

domingo, 20 de abril de 2008

Feira Interactiva da Protecção Civil



Mais uma actividade de organização conjunta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e do Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora

sexta-feira, 18 de abril de 2008

FEIRA TRADICIONAL


No dia 16 de Abril, realizámos a nossa feira tradicional, no Terreiro.
Os nossos pais vestiram-nos a rigor e prepararam-nos uns cestos recheados de produtos caseiros.
No Terreiro realizámos as nossas vendas, nas banquinhas que a Câmara nos emprestou, com muita simpatia.
O resultado das nossas vendas vai servir para comprar material/equipamento para a nossa escola.





terça-feira, 15 de abril de 2008

EB1 Afife - Chegou a Primavera!!!


Ao longo do mês de Março, os alunos da escola de Afife, foram trabalhando o seu jardim, estando neste momento FLORIDO, como se pode ver na foto.


Todo este trabalho e a limpeza do recinto escolar, foi para receber com alegria a Primavera.
Todos os alunos são agora responsáveis pela sua manutenção, quer na rega quer na limpeza. Também estão a trabalhar ma horta biológica, que qualquer dia divulgaremos.
Obrigada a todos, e plantem flores para alegrar os ambientes!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

"O AFIFINHO" - Jornal da EB1 de Breia de Cima - Afife - 2ª Edição

É com enorme satisfação que voltamos a publicar mais uma edição do jornal "O Afifinho".
Este instrumento de comunicação acaba por ser uma excelente forma de motivar os alunos para a escrita, pesquisa e rec
olha, sendo também um meio para dar a conhecer notícias sobre a nossa escola e a nossa comunidade.