terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Corso Carnavalesco sai às ruas de Caminha e Vila Praia de Âncora dia 1 de Fevereiro



À semelhança de anos anteriores, os alunos das escolas do 1º Ciclo, as crianças dos jardins de infância do concelho e, ainda, os utentes dos centros de dia e lares de Vila Praia de Âncora vão marcar o início dos festejos do Carnaval concelhio, desfilando pelas principais ruas de Caminha e Vila Praia de Âncora, no próximo dia 1 de Fevereiro. Esta iniciativa escolar, organizada pela Ancorensis e os dois agrupamentos de escolas, é apoiada pela Câmara Municipal de Caminha.



Este ano, em Vila Praia de Âncora o corso carnavalesco, que é já uma tradição no meio escolar, conta com a sua 18ª edição.



As ruas das duas vilas vão encher-se de crianças e idosos trajando os mais variados disfarces coloridos e alusivos aos mais diferentes temas, que dançarão alegremente ao som da música característica do Carnaval, animando a multidão que se junta, em todas as ruas, para ver passar o cortejo.



Como é habitual, em Vila Praia de Âncora, o corso, organizado pela Ancorensis Cooperativa de Ensino, sai à rua da parte da manhã, a partir das 10 horas, com concentração nas imediações da EB 1,2. Pelas ruas vão desfilar os alunos da Ancorensis Cooperativa de Ensino, os alunos do 1º Ciclo e jardins de infância do Agrupamento Vertical de Escolas do Vale do Âncora, do Patronato N. Senhora da Bonança e dos centros de dia e lares, terminando o desfile no coração da vila, ou seja, na Praça da República.



Da parte da tarde a festa carnavalesca continua em Caminha. A partir das 14h30, os alunos do 1º Ciclo e as crianças dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas do Coura e Minho juntamente com as crianças dos jardins de infância do Lar de Santo António, da Casa do Povo de Lanhelas e da Santa Casa da Misericórdia de Caminha reúnem-se junto ao Parque Municipal, para darem início ao cortejo, que parte em direcção à Praça Conselheiro Silva Torres, local onde termina. Em Caminha o corso é organizado pelo Agrupamento de Escolas do Coura e Minho.



Esta edição contou com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

4 VITÓRIAS ANCORENSIS NO II TORNEIO PROMOÇÃO DE ALBERGARIA-A-VELHA



A Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha, foi palco do II Torneio Promoção de Cadetes da Associação de Natação de Aveiro, que além dos clubes desta Associação contou também com a participação dos nadadores do Clube Desportivo Ancorensis.
Estiveram presentes o Sporting de Aveiro, Feirense, Sporting de Espinho, Académico de Viseu, Clube dos Galitos, Desportivo Campinho, Algés de Águeda, Associação Estamos Juntos, Mozelos e Mealhada.
Na classificação por equipas a vitória coube ao Sporting de Espinho com 9 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze e o Clube Desportivo Ancorensis, apesar de não apresentar representação feminina, ocupou o 2º lugar do pódio, com 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. O último lugar do pódio ficou para o Académico de Viseu, com 4 medalhas de ouro e 1 de bronze.
Os nadadores do Concelho de Caminha voltaram a estar em grande plano ao alcançarem 4 vitórias – João Duarte Pinto e Nuno Graça nos 50 m mariposa, Tiago Major nos 100 m estilos e Francisco Gouvea nos 100 m costas, além de terem obtido vários lugares de pódio e batido quase todos, os recordes pessoais.
Cadetes B
100 m estilos: 1º Tiago Major (1.33.08) – 2º Tiago Martim (1.33.50) – 4º Nuno Graça (1.35.14) – 11º Francisco Gouvea (1.43.59) – 17º Ricardo Major (2.17.42) – Desqualificado André Porto – 20 nadadores.
50 m mariposa: 1º Nuno Graça (42.14) – 5 nadadores
100 m costas: 1º Francisco Gouvea (1.39.88) – 10 nadadores.
100 m bruços: 2º Tiago Major (1.45.03) – 4º Tiago Martim (1.46.28) – 8º André Porto (1.57.01) – Desqualificado Ricardo Major – 22 nadadores
Estafeta 4 x 100 m livres: 4º Ancorensis (João Duarte Pinto, Nuno Graça, Tiago Major, Tiago Martim) – 5.35.14 – 8 equipas
Cadetes A
100 m estilos: 2º João Duarte Pinto (1.32.48) – 3º Brian Fernandes (1.34.86) – 8 nadadores
100 m bruços: 2º Brian Fernandes 1.43.17 – 6 nadadores
50 m mariposa: 1º João Duarte Pinto (43.45) – 2 nadadores
OS ANCORENSIS UM A UM
André Porto – foi desqualificado na prova de estilos por falta de concentração, mas fez excelente prova de 100 bruços em que foi 8º classificado entre 22 nadadores. Está a aprender o que é a competição, tem grande qualidade, mas precisa de acreditar mais em si.
Brian Fernandes – só não venceu a prova de 100 bruços, em que melhorou 1 segundo, porque continua com o vício de olhar para o lado e em natação isso paga-se caro. Fez 3 piscinas à frente do vencedor, um japonês do Espinho e depois morreu na praia. Melhorou 14 segundos nos 100 estilos, sinal da aplicação nos treinos e vontade de ultrapassar as dificuldades.
Francisco Gouvea – vitória indiscutível nos 100 costas, com um tempo muito parecido do seu melhor, mas não esteve bem nos estilos. Atravessa a sua fase menos positiva da época, que com treino e motivação irá ultrapassar brevemente.
João Duarte Pinto – a vitória nos 50 mariposa, o 2º lugar nos estilos com melhoria de 5 segundos e recorde pessoal nos 100 crol, por 2 segundos, no percurso da estafeta, mostraram um Duarte sempre disponível e lutador incansável. Esteve doente durante a semana, o que condicionou a sua performance.
Nuno Graça – venceu os 50 mariposa, mas não melhorou o seu tempo. Fez uns excelentes 100 estilos, em que foi 4º, com recorde pessoal batido por 8 segundos. Está a caminhar para o seu melhor.
Ricardo Major – o pequeno Ricardo contínua a sua aprendizagem, retirando 16 segundos ao seu melhor tempo nos 100 metros estilos. Apesar da desconcentração nos bruços que o levou à desqualificação, esteve muito bem.
Tiago Major – uma vitória nos 100 estilos melhorando 3 segundos, 2º nps 100 bruços, com recorde pessoal batido por 1 segundo e um excelente percurso na estafeta, mostraram um atleta a caminho do seu melhor e provavelmente o mais consequente da equipa que esteve em Albergaria-a-Velha.
Tiago Martim – melhorou 2 segundos nos 100 bruços, foi 2º nos estilos, mas sabe que tem capacidade para fazer melhor. E vai lá chegar… Convém no entanto não esquecer que nadou adoentado, medicado e isso pesou decisivamente no seu desempenho.
A próxima prova destes nadadores deverá acontecer no dia 2 de Fevereiro na Piscina municipal de Braga, no XI Torneio do Sporting de Braga

4 VITÓRIAS ANCORENSIS NO II TORNEIO

XIII Olimpíadas do Ambiente 1ªeliminatória na Ancorensis




A escola tem a responsabilidade em transmitir conhecimentos sobre as questões ambientais, mas sobretudo pôr em acção todos os instrumentos que tem ao seu dispor para as desenvolver. As Olímpiadas do Ambiente são um concurso que trata de problemas e questões ambientais, abrangendo sete grandes áreas temáticas: conservação da natureza, recursos naturais, poluição, estilos de vida, ameaças globais, política ambiental e realidade portuguesa. É dirigido aos estudantes do 7º ao 12º ano de escolaridade.
Na Ancorensis realizou-se, no dia 16 de Janeiro, a 1ª eliminatória destas XIII Olímpiadas do Ambiente. Este foi um Teste escrito com questões de escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento. Para a segunda eliminatória, vão ser apurados os melhores alunos a nível nacional e os melhores por escola. A adesão dos alunos foi positiva, aguarda-se com expectativa os resultados.
A coordenação deste concurso é feita por uma equipa multidisciplinar composta por elementos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e do Zoomarine - Mundo Aquático SA.
Os principais objectivos que norteiam estas Olímpiadas são, entre outros, o interesse pela temática ambiental, o aprofundar do conhecimento sobre a situação ambiental portuguesa e mundial; a estimulação da capacidade oral e escrita e o desenvolvimento do espírito e da curiosidade científica.
Todas as iniciativas que contribuam para compreender o espaço em que vivemos e a sensibilizar-nos para um mundo melhor, são sempre de se louvar.
GIC – Gabinete de Informação e Comunicação

CORTA-MATO ESCOLAR NA ANCORENSIS


Cumprindo a tradição na preparação de bons atletas, a Ancorensis Cooperativa de Ensino, realizou no dia 23 de Janeiro o Corta-Mato Escolar. Este dia foi de grande agitação e euforia desportiva com a participação de 238 atletas. Na organização, colaboraram os alunos do T6 do Curso de Animação Turística, professores e funcionários.
Foram quatro os escalões participantes: Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores, divididos em duas categorias feminina e masculina. A todos os participantes foram oferecidos lanches nutritivos e reforçados.
Aos três primeiros classificados de cada escalão foram atribuídas as merecidas medalhas.
Em suma, a participação, a animação e o desportivismo foram uma constante em toda a comunidade escolar.
As classificações foram as seguintes:
INFANTIL B – FEMININO INFANTIL B – MASCULINO
1º Cristiana Fernandes - 7ºC 1º José Amorim - 7ºE
2º Eduarda Caçador - 7ºA 2º Tiago Vilas Boas - 7ºD
3º Inês Geraldes - 7ºD 3º José Meneses - 7ºB
INICIADOS – FEMININO INICIADOS – MASCULINO
1º Fernanda Ribeiro - 8ºC 1º Jorge Lopes - 9ºD
2º Anabela Fernandes - 8ºD 2º Jorge Cerqueira - 9ºF
3º Marisa Vieira - 8ºA 3º Filipe Rodrigues - 9ºA
JUVENIS – FEMININO JUVENIS – MASCULINO
1º Lúcia Ribeiro - 11ºA 1º Diogo Lourenço - 9ºD
2º Letícia Veiga - 10ºF 2º Rui Pinto - 10ºA
3º Fátima Veiga - 10ºE 3º Lucas Lopes - 10ºA
JUNIORES – FEMININO JUNIORES – MASCULINO
1º Ariana Biscaia - 12ºA 1º Ivo Franco Gonçalves - 12ºC
2º Tânia Lemos - 12ºE 2º Nélson Costa - 11ºB
3º Diana Alvarenga - 11ºB 3º Ângelo Vieitas - 12ºC
Aos vencedores, a todos os participantes e aos colaboradores que tornaram possível a concretização deste evento num sucesso, os nossos parabéns.
GIC

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008


A Biblioteca Municipal de Caminha participa no
ANO EUROPEU DO DIÁLOGO INTER-CULTURAL.
Sugerimos uma visita ao site:

CRESCER EM SEGURANÇA



Na passada quarta-feira, na EB1 de Afife, realizou-se uma sessão de esclarecimento a toda a comunidade escolar sobre cuidados a ter na rua, estradas e mesmo em casa, prevenindo assim os acidentes domésticos.

Esta sessão de esclarecimento, foi ministrada por um enfermeiro estagiário.


Todos os alunos, se mostraram muito interessados.







quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Idosos Centro de Dia de Afife cantam Janeiras


Com muito carinho, recebemos hoje na nossa escola o grupo de Janeiras do Centro de Dia de Afife.

De salientar, o espírito jovem de todo o grupo.

Com votos de um ano cheio de alegrias, foram os nossos desejos para todos eles.


Presidente da C.M. de Viana do Castelo visita E.B.1 de Afife

No dia 21 de Janeiro, pelas 9:30h, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo fez uma visita à nossa escola.
Quando chegou o Presidente, fomos para a sala de actividades e ouvimos uma palestra sobre o foral de Viana do Castelo, que faz 750 anos.
Depois, fomos tirar uma fotografia de grupo e de seguida hastear a bandeira do foral.
A seguir fomos cantar os parabéns ao foral e comer o bolo.
Texto de: Mariana Alves, 4º ano


















"The very Hungry Caterpillar" é uma história muito apreciada pelos alunos. Com esta história, aprendem os dias da semana e algum vocabulário relacionado com o tema da comida. Depois de trabalhar a história, os alunos criaram um livro, que ficará na biblioteca da escola á disposição de todos aqueles que o quiserem ler.
Aqui têm algumas páginas do livro:

Câmara está a oferecer máquinas fotográficas digitais às escolas do 1º CEB

A Câmara de Caminha está a oferecer máquinas fotográficas digitais às escolas do 1º ciclo do concelho, por forma a dotar as escolas de equipamentos tecnológicos e apoiar as actividades educativas. No total são 11 as máquinas que a Câmara está a distribuir pelas escolas.

A aquisição destas máquinas é mais uma das iniciativas do Executivo camarário no âmbito da educação, já que esta é uma das políticas prioritárias. Com este equipamento os alunos do 1º ciclo do concelho já podem registar as actividades lúdico-formativas. Incutir o gosto pela utilização das novas tecnologias, nomeadamente a possibilidade dos alunos publicarem as fotografias que entenderem no blogue (ca)minhaescola, bem como possibilitar o registo documental das actividades educativas, são alguns dos objectivos desta iniciativa do Município.

Agora é só começar a fotografar e claro, publicar no Blogue para todos vermos as vossas lindas fotos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Seminário Nacional Eco-Escolas Maia – 2008


Decorreu nos dias 13, 14 e 15 de Janeiro mais um Seminário Nacional Eco-Escolas. A Câmara Municipal da Maia acolheu esta iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa, demonstrando todo o seu empenho na promoção da Educação Ambiental.
Em simultâneo com o Seminário, os presentes frequentaram a acção de formação "Eco-Escolas – Um instrumento de Educação Ambiental".
No primeiro dia os participantes foram convidados a realizar um passeio guiado pelo centro da Maia, onde puderam observar a preocupação ambiental do município, quer no seu PDM, quer nas iniciativas de regulamentação das construções e na rentabilização dos espaços verdes, criando uma simbiose entre a malha urbana e a natureza.
Nos dois dias subsequentes, os presentes assistiram a vários painéis temáticos, participaram em ateliers com actividades práticas e observaram as eco-amostras de onde puderam retirar ideias para as boas práticas ambientais a utilizar nas suas escolas/comunidades.
Todos os participantes foram desafiados a inscrever as escolas que representam nos vários concursos apresentados, todos eles publicados na página da ABAE, alguns dos quais com a finalidade de premiar boas ideias e iniciativas no âmbito da educação ambiental e da promoção da mudança de comportamentos. Estes concursos abordam temas relacionados com desenvolvimento sustentável, energia, alterações climáticas e demais temas desenvolvidos no Programa Eco-Escolas.
Todos os participantes consideraram o Seminário um êxito, uma vez que se sentiram mais capacitados para a consecução dos objectivos do referido Programa.
A Ancorensis esteve representada pelo professor Marcelo Pereira (coordenador do Programa Eco-Escolas), que moderou um grupo de trabalho para troca de experiências, e pelo professor Rui Costa, que a convite do engenheiro David Loureiro (investigador do INETI), dinamizou um atelier subordinado ao tema "Energia Solar", partilhando a sua vasta experiência com os demais participantes.
Para a Ancorensis e para os seus professores, estas lides não são novidade. São o afirmar da vontade de contribuir para uma mudança, para melhor, para que haja futuro!
Para nós, "ecologia não é disciplina, é filosofia de vida"!
Prof. Marcelo Alves Pereira

“Auto-Retratos” Exposição de Fotografia




No âmbito da disciplina de Educação Visual, os alunos do 9ºano das turmas A,B,C,D e E, realizaram uma exposição de fotografia intitulada “Auto-Retratos”. O objectivo seria os alunos realizarem o seu auto-retrato de uma forma criativa dando assim, uma maior importância à imagem na comunicação.
Utilizando a fotografia digital, no decorrer das aulas os alunos puderam trabalhar com o programa de edição e tratamento de imagem Photophop, uns pela primeira vez e outros reforçando as suas aprendizagens.
Um auto-retrato é aquilo que queremos ver de nós próprios. É o que queremos que os outros vejam mesmo que não seja como os nossos olhos vêem. A partir daqui, podemos criar.
A exposição está patente no Centro de Recursos da Ancorensis, Cooperativa de Ensino e vale a pena passar por lá para dar uma espreitadela.
A professora responsável
Rosário Marques e Pinho

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

"A Cidade dos Alimentos Perdidos" no auditório da Ancorensis






No dia 15 de Janeiro, a turma do 9ºF, no âmbito do projecto promoção para a saúde, apresentou uma pequena dramatização para todos os alunos do 7º ano.
Esta peça, ensaiada na disciplina de Oficina de Teatro, decorreu no auditório e tinha como objectivo principal a chamada de atenção para os hábitos alimentares incorrectos.

Ceia de Reis na Ancorensis




No passado dia 9 de Janeiro de 2008, a turma 10º E do Curso Profissional de Animador Sociocultural da Ancorensis Cooperativa de Ensino, organizou uma Ceia de Reis, com o objectivo de incentivar os pais e encarregados de educação a envolverem-se cada vez mais na vida escolar dos seus educandos. Esta actividade contou com a presença dos professores da turma, representante da direcção pedagógica, alunos e encarregados de educação. Os alunos tiveram a oportunidade através da projecção de um filme e leitura de um texto retratar as principais características do curso. Os encarregados de educação também puderam apreciar uma projecção de sombras e uma exposição alusiva à temática dos reis. Após o jantar e um convívio agradável os alunos surpreenderam cantando os reis.
10ºE Curso Profissional de Animador Sociocultural

XXVI Olimpíadas Portuguesas de Matemática na Ancorensis



As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de matemática, dirigido aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela matemática.
Os problemas propostos neste concurso fazem sobretudo apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes.
Contudo, o desenvolvimento mental inerente à idade dos participantes e a própria maturidade matemática que decorre do aprofundamento das matérias escolares faz com que seja necessária a separação dos participantes em dois níveis, designados por categoria A e por categoria B. A categoria A destina-se a alunos que frequentam os 8º ou 9º anos de escolaridade, enquanto que a categoria B se destina a alunos que frequentam os 10º, 11º ou 12º anos de escolaridade.
A Ancorensis foi seleccionada, uma vez mais, como local de realização da 2ªeliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Os alunos que ficaram apurados para realizar a referida prova foram:
Marisa Vieira do 8ºA – categoria A, da Ancorensis Cooperativa de Ensino;
Miguel Martins do 8ºA – categoria A, da Ancorensis Cooperativa de Ensino;
Tiago Ponte do 8ºB - categoria A, da Ancorensis Cooperativa de Ensino;
Rafael Lages Ribas do 9ºano– categoria A, da EB 2, 3 /Sec. de Caminha ;
Rui Pinto do 10ºA – categoria B, da Ancorensis Cooperativa de Ensino.
À semelhança dos anos anteriores, a competição consta de duas eliminatórias e uma final nacional e como principal objectivo incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e detectar vocações precoces nesta área do saber.As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são também o meio de selecção das equipas que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais, que decorrerão em Julho de 2008, em Espanha, e nas Olimpíadas Ibero-americanas, desta disciplina, que terão lugar em Setembro , no Brasil.
Gabinete de Informação e Comunicação

XXVI Olimpíadas Portuguesas de Matemática

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Cantar os reis







A E. B. 1 de Dem mais uma vez cumpriu a tradição e foi cantar os reis, pelos vários lugares da freguesia.
E.B.1 de Dem

A Horta da escola


Hoje, dia 11 Janeiro de de 2008, nós e o Jardim de Infância fomos para a horta da escola, para plantar hortaliças, alfaces e cebolas, para quando estiverem grandes fazerem parte da nossa alimentação.
A professora Esmeralda e a professora Filomena fizeram os regos. A professora Filomena trouxe o estrume, mas daqui em diante não vai ser a professora Filomena que o vai trazer, porque nós temos um contentor para fazer estrume biológico.
As duas professoras disseram a alguns meninos se queriam ir plantar as hortaliças, as alfaces, as cebolas e ir pôr o estrume.
Depois começou a chuviscar e foi bom porque a àgua da chuva vai fazer com que as hortaliças cresçam mais rápido.

O Jardim de Infância de Caminha canta as Janeiras



Como é habitual, as crianças do Jardim de Infância de Caminha foram cantar as janeiras. Esta é uma forma de promover as tradições junto dos mais novos assim como da restante comunidade. As crianças gostaram desta iniciativa e são recebidas de braços abertos pelas pessoas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Concurso "Escola Alerta!"


Está aberta a 5ª edição do Concurso "Escola Alerta!", para o ano lectivo de 2007/2008, a qual obedece ao regulamento que se encontra disponível no site do Instituto Nacional para a Reabilitação das Pessoas com Deficiência (http://www.inr.pt/uploads/docs/EscolaAlerta0708Regulamento.rtf).
O Concurso "Escola Alerta!":
  • é dirigido aos alunos dos ensinos básico e secundário, sob a orientação pedagógica de professores;
  • visa a participação e a intervenção activas dos alunos na inventariação de barreiras (sociais, da comunicação, urbanísticas e arquitectónicas), e na apresentação de propostas de solução e de iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências ou incapacidade;
  • contempla a atribuição de prémios distritais/regionais e nacionais aos melhores trabalhos;
  • prevê ainda diplomas de participação para as escolas, alunos e professores, bem como, quando se justifique, menções honrosas.

Este programa tem vindo a ser desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., contando com a colaboração, entre outros, dos Governos Civis; das Direcções Regionais de Educação do Continente e Regiões Autónomas; das Câmaras Municipais e, essencialmente, com a participação directa das Escolas e dos Agrupamentos de Escolas.

Calendarização:

Entrega dos trabalhos nas escolas
Até 29 de Fevereiro de 2008


Reunião dos júris das escolas e classificação dos trabalhos
Até 10 de Março de 2008


Entrega dos trabalhos nos Governos Civis ou nas Direcções-Regionais de Educação das Regiões Autónomas (Açores e Madeira)
Até 24 de Março de 2008


Reunião dos júris distritais/regionais e classificação dos trabalhos
Até 31 de Março de 2008


Entrega dos prémios distritais/regionais
Até 22 de Abril de 2008


Entrega dos trabalhos premiados no INR, I. P.
Até 29 de Abril de 2008


Reunião do júri nacional e classificação dos trabalhos
6 de Maio de 2008


Entrega dos prémios nacionais
5 de Junho de 2008

Mais informações:

Instituto Nacional para a Reabilitação
http://www.inr.pt/
http://www.inr.pt/content/1/129/concurso-escola-alerta/

Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência
http://www.snripd.pt/

http://www.snripd.pt/Novidades.aspx?idNov=1791&IdLang=1

Concurso Cidades Criativas

O Concurso Cidades Criativas é um concurso escolar nacional de ideias dirigido aos alunos do 12º ano da disciplina de área de projecto, tendo a sua primeira edição no ano lectivo 2007/2008, sendo promovido pela Universidade de Aveiro e pela Associação Portuguesa de Planeadores do Território

O objectivo geral do concurso de ideias é o desenvolvimento de um estudo sobre a cidade ou vila onde o grupo de participantes vive ou estuda, que conduza à produção de uma reflexão sobre a cidade ou vila em questão (análise e diagnóstico, através da identificação de pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e riscos), a identificação do potencial cultural, económico e tecnológico (visão para o futuro) e a apresentação de propostas criativas e inovadoras para a sua qualificação e valorização (programa de acção).

A iniciativa conta com os apoios institucionais da Universidade de Aveiro, do Ministério de Educação – DGIDC, da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, da Secretaria de Estado Administração Local, do Instituto Nacional de Estatística, do Instituto Geográfico Português, do IGESPAR, da Comissão Nacional da UNESCO, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, do Gabinete do Plano Tecnológico, do Programa Cidades e Regiões Digitais e da Ciência Viva, ao qual se junta um considerável número de patrocinadores oficiais.

O Município de Caminha congratula-se com a participação das quatro equipas do concelho a concurso, encontrando-se disponível para fornecer apoio na realização dos trabalhos, facilitando e providenciando o acesso a informação existente na autarquia que venha a ser solicitada por parte destas equipas. Com a finalidade de concretizar a articulação e desenvolvimento deste apoio aos grupos de participantes no concurso, foi criado um contactado directo de e-mail mcaminha.apoio.ccc@gmail.com.

Apresentam-se os 4 grupos do Concelho do Caminha representadas neste concurso, bem como a referência aos respectivos blog´s:

APVPANCORA
12.º A, Escola Ancorensis - V.P. Âncora
http://apvpancora.blogs.sapo.pt/

VPAMANHA
12.º A, Escola Ancorensis - V.P. Âncora
http://vpamanha.blogs.sapo.pt/

AncoraParque
12.º F, Escola Ancorensis - V.P. Âncora
http://ancoraparque.blogs.sapo.pt/