quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Desenhos de Natal

Desenhos de Natal do 1.º Ano - Grupo A


Boas Festas para todos!

AEC

EB 1, 2 de Vila Praia de Âncora

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

UM SANTO E FELIZ NATAL



Pois é amigos, estamos já Natal e a passagem do ano está a porta. Não poderia de deixar de agradecer aos professores e educadores, que com participação e empenho ao longo deste ano, tornaram este blogue um sucesso. Para 2008 teremos muitas mais actividades e muitas mais histórias para divulgar.


A todos os membros da Comunidade Escolar, votos de um santo e feliz Natal e um ano de 2008 repleto de felicidades, saúde e claro, aprendizagens.

Mega-Cozido






As crianças do Jardim de Infância de Riba de Âncora, participaram na iniciativa do mega-cozido, elaborando um bonito tapete, feito com as cascas dos legumes confeccionados no Mega-cozido (batatas, cenouras, couves, nabos...).
Realizaram um belo trabalho demostrando que é possivel reutilizar os materiais (neste caso as cascas dos legumes) visto que depois serviram de alimento aos animais e ainda como adubo biológico (compostagem).
Foi uma actividade muito divertida para as crianças, tendo oportunidade de se integrarem nas manifestações da comunidade e de transpor aprendizagens feitas na escola para a vida activa.

Festa de Natal

No dia 14 de Dezembro realizou-se a nossa festinha de Natal no Centro Paroquial da freguesia. Foi animada pela dramtização de uma história alusiva à alimentação na qual o nosso amiguinho Zé trapos participou. As canções e as danças também fizeram parte da animação do nosso espectáculo.
Para além da chegada do Pai Natal fomos presenteados com a chegada da já sobejamente conhecida fada Oriana, que apareceu surpreendendo miúdos e graúdos.
A festa terminou com um excelente convivio entre pais, familiares e comunidade animado com música popular (concertinas).


quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Festa Natal 2007 - FOTOS
















Feliz Natal e Próspero Ano Novo

A Biblioteca Municipal de Caminha sugere algumas iguarias de Natal....

Rabanadas Minhotas

"Corte um petim com dois dias de cozedura em fatias com a espessura de um dedo. Aqueça leite com um pouco de sal e passe as fatias pelo leite. Depois passe-as por gemas de ovos batidas e frite-as em azeite bem quentel. Leve ao lume açúcar para fazer uma calda em ponto de pasta e passe as rabanadas, depois de fritas, nesta calda. Coloque as rabanadas numa terrina e eleve o ponto do calda de açúçar com um pau de canela dentro. Regue as rabanadas com esta calda"

in SARAMAGO, Alfredo "Cozinha do Minho", p.201


Para os mais pequenos, histórias e peças de teatro, alegram as férias...


Ana MariaMagalhães e Isabel Alçada "Natal!Natal! cinco história e uma peça de teatro", Ed. Caminho


Ana Saldanha, "O Pai Natal preguiçoso e a reina rodolfa", Caminho


Luísa Ducla Soares " Desejos de Natal", Civilização


Norbert Land, "Tu é que és o Pai Natal?", Ed. ASA


Os colaboradores da Biblioteca desejam-lhe um Santo Natal e um Feliz Ano Novo


terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Boas Festas da EB1 Afife

sábado, 15 de dezembro de 2007

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Inspire-se e e torne o seu Natal mais Verde e Solidário


Festa de Natal das escolas e jardins de infância









À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal, promoveu a Festa de Natal, no dia 13 de Dezembro, pelas 10horas, no Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha. A iniciativa destinou-se a todas as escolas do Município e contou com a participação de cerca de 1200 alunos.

Promover o convívio entre os elementos da comunidade educativa, fomentar a integração das crianças e adultos e partilhar experiências entre os diferentes níveis de educação e ensino foram alguns dos propósitos da Câmara Municipal com a realização desta festa.

Um “Conto de Natal Especial” iniciou a festividade para os Jardins-de-Infância e para os Agrupamentos de Escolas, um momento recheado de muita emoção que despertou nas crianças o verdadeiro sentido do Natal com uma história encantadora e mágica, num momento único propiciado pelos Serviços Sócio-Culturais da Câmara de Caminha.

Mais tarde seguiram-se outras grandes surpresas com apresentações das actividades promovidas pela EB 1’s Coura e Minho e depois foi a actuação da EB 1’s do Vale do Âncora.

Após uma manhã repleta de imensas surpresas e alegrias, chegou o tão desejado e esperado momento das crianças: a chegada do Pai Natal, no qual foram distribuídos presentes para todas as crianças do Município.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

EB1 de Afife - Compostagem

















A compostagem na EB1 de Breia de Cima – Afife




No dia 4 de Dezembro, vimos, na nossa escola, uma peça de teatro, “O Narigão”. O tema foi a compostagem.
Ficamos a perceber melhor o que é a compostagem, para que serve, e qual a sua importância na redução de resíduos no meio ambiente.
Depois de vermos o teatro, começamos a fazer a compostagem. Primeiro, colocámos pauzinhos no fundo do compostor, a seguir terra, depois resíduos orgânicos (cascas de frutas, sobras de produtos hortícolas, folhas verdes, etc.) e por fim pusemos uma camada de folhas secas.
A partir de agora, vamos aproveitar os resíduos orgânicos (não cozinhados) da nossa cozinha.
Daqui a alguns meses, teremos um composto (material parecido com terra) que serve para fertilizar as plantas.
Ah! Não nos podemos esquecer da ajuda que alguns animaizinhos (caracóis, centopeias, formigas) vão dar à compostagem.
Texto colectivo do 2º e 3º Anos

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A Eb1 de Moledo deseja Feliz Natal

Os alunos, professores e auxiliar de acção educativa desta escola, desejam a toda a comunidade educativa deste agrupamento de escolas, Feliz Natal e Prospero Ano Novo*

FEIRA DAS SURPRESAS

A "Feira das Surpresas " que decorreu nos dias 29 e 30 de Novembro foi um sucesso. Os pais tiveram uma participação muito activa nesse dois dias. Contamos com a presença de várias pessoas e de algumas instituições da freguesia. As crianças gostaram muito e já pediram para repetir. Estava tudo muito giro e vendemos quase tudo, coisas muito bonitas, e outras muito docinhas...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007


No passado dia 3 de Dezembro foi hasteada a bandeira verde do Programa "Eco-escolas", no EB1/JI de Caminha. Este facto é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido com as crianças do Jardim de Infância no âmbito da educação e sensibilização ambiental. No final da cerimónia, as crianças do Jardim de Infância cantaram uma canção sobre a natureza às entidades presentes, tais como o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Caminha e Representantes do Conselho Executivo do Agrupamento, bem como aos restantes alunos, Docentes e Auxiliares da Acção Educativa da escola.
Durante este ano os alunos do 1º ciclo e do Jardim de Infância trabalharão em conjunto no programa Eco- escolas havendo, por isso, a possibilidade de voltar a ganhar outra bandeira no próximo ano lectivo.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A Exposição de Presépios, no Centro de Recursos da Ancorensis, decorreu na semana de 3 a 7 de Dezembro.


Festa de Natal 2007




Pois é amigos, já falta pouco para a nossa Festa de Natal, no próximo dia 13 de Dezembro! Já está que tudo pronto e ensaiado? Vamos ter uma festa em grande.

O alinhamento será:

- 09:30h Animação/Recepção
- 10:00h Conto de Natal Especial
- 10:15h Actuação EB1's Coura e Minho
- 10:55h Actuação EB1's Vale do Âncora
- 11:25h Chegada do Pai Natal e distribuição das prendas
- 11:30h Animação/Despedida

Aqui está o plano de transporte e a disposição no Pavilhão. Ah, é verdade, venham bem agasalhados para o frio, pelo menos, até a festa aquecer!

Época Natalícia


Época Natalícia...



O espirito de Natal invadiu a nossa Escola...