quarta-feira, 28 de novembro de 2007

EB1 de Afife - Festa de Natal



Já começaram os ensaios para o espectáculo de Natal.

A escola de Afiffe assegura todos os espectadores que será um expectáculo em grande!!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Assinatura de protocolos para a área da Educação






A Câmara Municipal de Caminha celebrou protocolos com os agrupamentos de escolas e com diversas instituições do Concelho, num valor global de 212 500 euros. Estes protocolos “vêm contribuir para o enriquecimento da comunidade escolar do Concelho, permitem às crianças e jovens do nosso Concelho uma melhor integração social e vem pôr fim a factores que originam desigualdades sociais nas condições de acesso à educação e aos programas de apoio às famílias”, referiu Júlia Paula Costa, presidente da Câmara Municipal de Caminha. A cerimónia decorreu na nova biblioteca da EB 2,3 S de Caminha.
Tendo em consideração que no ano lectivo 2007/2008 a Câmara Municipal, no âmbito das suas competências no sector da Educação, pretende delegar em dez entidades, neste caso, através da celebração de protocolos, competências naquela área, nomeadamente fornecimento de refeições, transportes escolares, cedência de instalações, autonomia dos agrupamentos e prolongamento de horário nos Jardins de Infância, a cerimónia formalizou essa intenção.
Os protocolos abrangeram o Centro de Instrução e Recreio Vilarmourense (CIRV), na cedência de instalações; Agrupamentos de Escolas Coura e Minho e Vale do Âncora, no que se refere à autonomia e fornecimento de refeições aos jardins-de-infância; Juntas de Freguesia de Dem, Âncora, e Riba de Âncora e Associação de Danças e Cantares Genuínos da Serra D’Arga, no fornecimento do transporte escolar; Junta de Freguesia de Moledo, Centro Social e Paroquial de Âncora e Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, nos serviços de apoio à família nos Jardins-de-Infância.

Protocolos “fazem funcionar”sistema educativo


É de relembrar também que, nos meses de Agosto e Setembro, a Câmara Municipal havia já assinado protocolos com vista ao fornecimento de refeições escolares aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) com o Agrupamento de Escolas Coura e Minho, o Agrupamento Vertical de Escolas do Vale do Âncora, o Centro Social Paroquial de Moledo e as Juntas de Freguesia de Âncora e Dem, prefazendo um investimento total de 167 mil euros.
Quanto a actividades de enriquecimento escolar, este ano lectivo, foram celebrados acordos entre a Câmara e a Academia Fernandes Fão, com a Escola de Música de Riba de Âncora e a Associação de Andebol de Viana do Castelo.
No passado dia 12 de Novembro foi aprovada em reunião de Câmara a comparticipação do Município, no valor de 15 mil euros, para a compra de uma carrinha de 9 lugares para a Junta de Freguesia de Orbacém, destinada a transporte escolar.


Assinatura do auto de entrega da biblioteca

Na mesma cerimónia foi feita a apresentação das novas instalações da biblioteca da EB 2,3/S de Caminha e assinado o auto de entrega do novo edifício, um investimento de 345 mil euros.
Segundo referiu Maria Esteves, Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, “a nova biblioteca e auditórios contíguos à EB 2,3 S de Caminha é uma aspiração antiga da comunidade escolar. O empenhamento da Câmara acabou por conduzir à materialização do complexo, cujo projecto é da autoria do arquitecto Calvão”.
“Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce”, disse a presidente de Câmara, recordando que, a “Câmara Municipal de Caminha continua a fazer da Educação uma das suas mais fortes prioridades”.
O novo equipamento, implantado no aglomerado escolar, na zona mais alta, tem acesso directo ao arruamento público e, por rampa e escadaria aos restantes espaços da escola.
O edifício tem uma área de construção de 340 m2, alojando, para além da biblioteca, um auditório com capacidade para 98 pessoas, que poderá funcionar como complemento da própria biblioteca ou poderá acolher outras actividades culturais, como seminários, acções de formação, reuniões, etc. Este auditório, construído em anfiteatro numa área de cerca de 114 m2, está já equipado com mobiliário fixo e tem ligação à biblioteca através de grandes portas de correr em madeira.
Tanto a biblioteca como o auditório são servidos por instalações sanitárias, com um bloco feminino, outro masculino e um terceiro preparado para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
O projecto original foi complementado com espaços adicionais, aproveitando parte do espaço inferior da biblioteca e parte do espaço inferior do auditório, locais que deverão ser destinados a arquivos.




Actividades Fisico - Desportivas


No dia 22 de Novembro deram inicio as Actividades Fisico- Desportivas no Jardim de Infância de Caminha. Estas aulas são ministradas pelo professor Pedro Fernandes, Técnico de Educação Física e Desporto do Munícipio.


As crianças gostaram muito da actividade mostrando-se muito entusiasmadas em desenvolver todos os exercícios.


Estas actividades terão lugar nas próprias instalações do Jardim de Infância de Caminha todas as Quartas-Feira, da parte da manhã.

EB1 de Afife - Caminhada de Outono






No dia 22 de Novembro os alunos da escola EB1 de Afife foram dar um passeio para ver árvores, plantas, frutos de Outono.
Quando saímos da escola estava muito sol, mas a meio do passeio começou a chover e posemos os casacos pela cabeça, não era por causa da chuva que íamos acabar o nosso passeio.
No princípio vimos três árvores muito juntas que formavam uma bela paisagem, e essas árvores eram um choupo, um plátano e um carvalho. Mais à frente vimos um quintal muito bonito também com muitas árvores, mas também tinha uma planta que é proibida porque se torna uma praga que é o “penacho”.
Uns passinhos à frente vimos azevinho e árvores de fruto, como romãzeiras, laranjeiras, kiwis, limoeiros, etc.
Depois começou a chover e abrigamo-nos debaixo de um a oliveira.
Mais à frente encontramos chilas, e um gatinho malhado, que quando nos viu fugiu assustado.
Ao passar pela capela da Senhora da Rocha paramos para brincar na relva, e lá também tinha vários sobreiros.
Depois voltamos para a escola para as nossas actividades de enriquecimento curricular.

Trabalho de Inês Cerqueira, 4º ano





























segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Processo Tradicional da Cozedura da Broa

Numa das actividades enquadradas na relação escola/família e no âmbito do Projecto “Alimentação e Hábitos de Vida Saudável”, no dia 8 de Novembro fomos à casa dos avós de uma aluna, ver todo o processo tradicional da cozedura da broa.
Observamos todo o processo desde o amassar a massa, levedar e entrar no forno.
Pudemos usufruir de um delicioso almoço que constou de sopa de legumes, pizza de atum e gelatina. Fomos ainda presenteados com mousse de chocolate e uma pequena lembrança por um elemento da comunidade que muito se entusiasmou quando tomou conhecimento da realização desta actividade.
Também visitamos a bisavó da aluna, que se encontra acamada. No final todos levamos broa para saborear em casa com a família.
Foi uma experiência inesquecível.



O Magusto na nossa escola

No dia 9 de Novembro comemoramos o dia de S. Martinho com o tradicional magusto, sendo nossos convidados o J.I. de V.P. de Âncora e EB1/J.I. de Freixieiro de Soutelo.
Para prepararmos esta actividade, nos dias anteriores, realizamos saídas pela freguesia para recolha de caruma e pauzinhos para a fogueira.
Recebemos os nossos convidados com a dramatização da Lenda de S. Martinho e algumas canções alusivas ao tema. Depois comemos castanhas assadas junto à fogueira.
No final os meninos deste Jardim de Infância ofereceram um registo da Lenda de S. Martinho aos seus colegas do pré-escolar.

Visita à Vacaria da Quinta da Granja

No dia Mundial da Alimentação, os meninos do Jardim de Infância de Riba de Âncora, em conjunto com os seus colegas da Escola de Freixieiro de Soutelo, fizeram uma visita de estudo à Vacaria da Quinta da Granja em Soutelo.
Lá puderam observar vacas leiteiras, de criação, vitelos e ainda um lagar antigo.
Foi uma actividade muito enriquecedora pois ficamos a conhecer todo o percurso do leite, desde a origem à sua comercialização.
Segundo os registos gráficos da actividade, elaborados pelas crianças, verifica-se que o que mais gostaram de ver foram os vitelos, ordenhar as vacas e o camião que transporta o leite.


sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Actividades físicas e desportivas nos Jardins-de-Infância



A Câmara Municipal de Caminha iniciou, no dia 19 de Novembro, as Actividades Físicas e Desportivas destinadas às crianças que frequentam os Jardins-de-infância do Concelho.

As actividades desenvolvem-se uma vez por semana nas próprias instalações dos Jardins-de-Infância, sendo ministradas por Pedro Fernandes, pelo técnico de Educação Física e Desporto do Município. A iniciativa abrange, este ano lectivo, 250 crianças.

Nas aulas de Actividade Física e Desportiva são praticados exercícios físicos básicos, de manipulação e perícia, deslocamentos e equilíbrios, ginástica, jogos infantis e pré – desportivos, motricidade, entre outros. Com estes exercícios pretende-se, essencialmente, desenvolver as capacidades de coordenação, agilidade e o desenvolvimento motor em geral.

Estas actividades permitirão às crianças começar a compreender e a adquirir consciência acerca do seu corpo e das suas capacidades e limitações.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O nosso amigo Julião visitou o Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora

Olá para todos os Amigos.

Eu estive no Jardim de Infância dos Meninos de Vila Praia de Âncora e trago grandes novidades.

Eu sou o Julião Comilão vocês já sabem, pois é, só gosto de comer, de comer até ficar mal disposto.

Outro dia até tive de ir para o médico, vejam lá!


Agora como aprendi umas coisas novas sobre alimentação, acho que me vou portar melhor.

Os meus Amigos da sala 5 do Jardim de Âncora ensinaram-me a comer FRUTA. A sério, dizem que FRUTA faz muito bem.
Até tive que comer salada de FRUTA.



Ah! Mas foi bom e que bem que soube!
Mas como se isso não bastasse, fizeram um Teatro dedicado cá ao Julião! Já estou cheio de vaidade por isso.
Chamava-se “O teatro das Frutinhas” e se estiverem interessados, também vos posso dar a peça por escrito para vocês aprenderem.



E pronto, na sala 5 gostei de estar, vou agora contar-vos como passei o tempo na sala 6.

No Halloween brinquei com os meninos às fadas, monstros, bruxas, mascarados, aranhas e muitas coisas feias.
Aprendi a fazer doce de abóbora.
Os meninos pediram receitas às mães, escolhemos uma e escrevemos tudo para não nos esquecermos



Conheci a Ariel, a mascote da sala, e fomos sempre grandes amigos. Como o nosso tamanho é muito diferente, estamos a fazer um quadro com os nossos tamanhos. Os meninos acham que o Julião tem 6 anos porque é muito grande e a Ariel tem 3 anos porque é muito pequenina.




Agora estou a visitar os meninos do jardim de infância da Igreja, Lage - Âncora.
Até já.






Livros de Miguel Torga







No âmbito da actividade Leitura Dramatizada das obras Bichos e Novos Contos da Montanha de Miguel Torga, a Biblioteca Municipal de Caminha dispõe as seguintes obras:















» Diário
» A Criação do Mundo
» Terra Firme - Drama em três actos
» Contos da Montanha -
» Câmara Ardente
» Nihil Sibi
» Penas do Purgatório
» Orfeu Rebelde

» Lavrador de Palavras e Ideias
» Poemas Ibéricos
» Cinco Sentidos e Outros
» Antologia Poética
» Tiere
» Diário - Douro
» Bichos





quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Conselho de Docentes do Pré-escolar do Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora

O tema A alimentação e hábitos de vida saudável surgiu da necessidade de melhorar certas atitudes e comportamentos alimentares, dando prossecução ao Projecto do Conselho de Docentes da Educação Pré-escolar Viver na Cidadania, nas suas áreas transversais: educação para a saúde, educação para o consumidor e educação ambiental.
A pensar nas crianças e a fim de responder ao tema, as actividades integradoras que se desenvolvem ao longo do Projecto pretendem tornar a aprendizagem mais significativa e funcional.
Sempre que possível iremos dar visibilidade neste blogue às nossas actividades realizadas nos jardins de infância do Agrupamento.
No dia 19 de Outubro realizou-se uma visita de estudo à Quinta Pedagógica de Loivo – Vila Nova de Cerveira.














Como elo de ligação e motivação para este projecto, surgiu o personagem “Julião” que está a percorrer todos os jardins de infância do Agrupamento, com a finalidade de aprender hábitos alimentares e estilos de vida saudável.

O próprio Julião faz a sua apresentação:



O seu percurso teve início no jardim de infância de Vila Praia de Âncora.

DIA DO MAR


No Dia do Mar organizamos com o apoio da associação de pais, um encontro com a Bióloga Dra.Tânia, no centro Cultural de Moledo no qual também estiveram presentes os alunos da EBI.

Os alunos tiveram a oportunidade de verem projectadas diversas imagens do meio aquático e tomar conhecimento através de vários aquários expostos, de algumas espécies marinhas, desde algas, caranguejos, conchas, ouriços, estrelas do mar, camarões, cações. Para além disso, todo o material relacionado com mergulho e a pesca submarina.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

A minha escola é Bio




No âmbito do projecto " A minha escola é Bio", a Ancorensis dinamiza, de 19 a 23 de Novembro, uma semana de informação sobre produtos biológicos e vantagens do seu consumo.

Feira do Livro na Ancorensis



De 19 a 23 de Novembro decorre no Centro de Recursos da Ancorensis Cooperativa de Ensino, uma Feira do Livro com a colaboração da Livraria Pára e Lê de Vila Praia de Âncora. Esta actividade tem como principal objectivo incentivar a leitura.

Halloween




A nossa escola festejou o Halloween com muita alegria e vivacidade!


Disfarçámo-nos de bruxas, diabos e fantasmas... Realizámos trabalhos relacionados com este dia: fizemos lanternas com abóboras, trabalhos de expressão plástica e um delicioso doce de abóbora com frutos secos!


Durante o nosso recreio realizámos jogos muito assustadores.


Terminámos o dia com um "fantasmagórico" lanche-convívio.

FEIRA NO JARDIM DE INFÂNCIA DE MOLEDO

No sentido de promover o intercâmbio escola/família e a escola ser um espaço aberto à comunidade, onde as crianças têm a oportunidade de executar os mais diversoa trabalhos, vamos realizar uma feira dias 29 e 30 de Novembro.
Convidamos toda a comunidade a participar neste evento, concerteza não vão querer perder a oportunidade de comprar a nossa marmelada e outras surpresas!...

sábado, 17 de novembro de 2007

Actividade Física Desportiva - Enquadramento e Sugestões

Tal como é referido nas orientações programáticas para o 1º ciclo, a actividade física desportiva enquadra-se num âmbito a partir do qual a criança deverá efectuar diferentes experiências utilizando o seu corpo reagindo aos diversos estímulos do meio envolvente, recebendo assim através dos sentidos toda a informação útil (táctil, visual e auditiva), sobre a qual irá construir as imagens mentais que lhe permitirão a formação de conceitos.Sabendo da valorização social que a actividade física e desportiva contém e por acreditarmos que a escola tem uma função central na elevação da prática desportiva dos jovens, deve-se procurar implementar um modelo que os atraia e lhes desenvolva os conhecimentos e competências necessárias. No entanto, para que isso se verifique, e sem pôr em causa os valores educativos fundamentais, é necessário:-Estimular a participação dos intervenientes (alunos, professores, pais, etc.);-Melhorar a utilização das instalações existentes;-Aperfeiçoar a interacção com as autarquias.

A actividade física e desportiva tem subjacente uma concepção de educação integrada, a partir dos conhecimentos adquiridos na vida familiar e na comunidade de origem de cada aluno.Esta possui determinadas características que a tornam, naturalmente, diferente e ao mesmo tempo igual a todas as outras actividades de enriquecimento curricular, padecendo de objectivos comuns aplicados em contextos diferentes e através de meios diferentes.O contexto físico desta aula (fora da sala), que para muitas crianças poderá ser novidade, e a dinâmica que lhe é exigida leva a que esta se desenrole de uma forma específica através de um modelo de "organização desorganizada" conferindo ao aluno uma autonomia e liberdade que lhe permita alargar o seu vasto reportório motor sem descurar regras, valores e normas essenciais para o seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e pessoal.Como um dos objectivos deste blogue passa por partilhar ideias e experiências, cito 3 jogos/actividades que costumam cativar as crianças inseridos nos parâmetros e objectivos da disciplina que podem ser úteis a colegas da mesma área e a professores titulares de turma.

1- Jogo do Gavião

Os alunos todos numa das alas do campo tentam passar por vagas e continuamente, após a ordem do gavião, de uma ala para a outra sem que este os apanhe. À medida que vão sendo apanhados, estes ficam estáticos no lugar e "transformam-se" em árvores que, desde que não saiam do lugar, poderão também "matar" os restantes colegas.

2 - Jogo do Estica


Os alunos formam uma fila e no solo estão colocadas 3 esteiras. O objectivo é passar de um lado para o outro, saltando por entre as esteiras colocando somente um apoio entre cada uma delas. O último da fila aumenta a distância entre as mesmas colocando a esteira no sitio onde este caiu.

3 - Jogo do Mata

Duas equipas com um piolho cada. Cada equipa encontra-se entre o piolho e a equipa adversária.O objectivo é realizar 3 passes entre qualquer elemento da equipa e o respectivo piolho, sem que a equipa adversaria intercepte a bola, após os 3 passes o elemento com a posse de bola pode acertar num jogador da equipa adversaria e caso acerte este junta-se ao piolho da sua equipa. Perde a equipa que ficar mais rapidamente com todos os elementos na zona do piolho.

João Silva - Docente AEC - Actividade Física e Desportiva